segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Origem do Pilates

O pilates foi criado pelo alemão de origem grega Joseph Pilates. Inconformado com sua aparência frágil e debilitada por conseqüência de raquitismo e asma durante sua infância, dedicou-se a desenvolver sua musculatura praticando luta greco-romana, exercícios de trapézio circense, esqui, fisiculturismo e ginástica. Tornou-se instrutor de autodefesa e por conta da I Guerra Mundial trabalhou como auxiliar no tratamento de feridos de guerra.

Durante o período do conflito, usou sua criatividade para adaptar exercícios nas camas hospitalares, no que foi o embrião dos modernos aparelhos conhecidos hoje. Nesse momento, ele teve a percepção de que tinha em mãos uma técnica de condicionamento físico, pois seus “pacientes” passaram ilesos por uma epidemia de gripe. Com o fim da guerra, Joseph decidiu desenvolver seu trabalho e aperfeiçoá-lo ainda mais agregando algumas técnicas da yoga. Emigrou para os EUA por volta de 1926, estabelecendo-se em Nova York, onde criou e desenvolveu seus aparelhos e 600 exercícios, ficando conhecido no meio dos profissionais de dança, denominando seu método de contrologia. Após sua morte, em 1967, sua técnica se manteve viva por meio de seus discípulos.

No Brasil o pilates foi introduzido nos anos 90, tornando-se uma opção de ótima qualidade para as pessoas que não se identificam ou possuem limitações para a prática da musculação ou ginástica localizada, além de ser muito apreciado pelos profissionais de dança. Os praticantes de se beneficiam principalmente da reorganização postural que a técnica exige para ser bem executada, pois a respiração e a ativação dos músculos profundos do abdome trazem benefícios para a coluna vertebral. Além do aumento do tônus muscular, a flexibilidade também é desenvolvida, proporcionando alívio de dores musculares e melhor funcionamento do corpo.

Após uma aula de pilates o aluno sente-se fisicamente revigorado, posturalmente alinhado e mentalmente relaxado, pois durante a aula a necessidade de pensar em todos os detalhes da execução dos exercícios e a respiração correta proporcionam bem-estar. Por não ser uma atividade aeróbica, o pilates não é indicado para a perda de peso. Porém, modela e afina a silhueta principalmente na região abdominal, o que pode ser sentido tão logo o aluno consiga ativar os músculos abdominais juntamente com a respiração. Essa é uma atividade que abrange todas as faixas etárias a partir da puberdade, assim como gestantes liberadas para o exercício físico e pós-parto, especialmente pelo trabalho da musculatura pélvica e abdominal. A técnica consiste em exercícios de solo – mat pilates – e nos aparelhos, com o repertório consistindo nos níveis principiante, intermediário e avançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.