quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O potencial do pilates

By Kate Wilson, M.A. – traduzido por Solaine Perinni – Fisioterapeuta e Presidente da ABP

Enquanto Pilates é um exercício poderoso, suas capacidades como ferramenta de reabilitação completa ainda devem ser descobertas.

Pilates está em alta. Para onde quer que olhemos, modelos e celebridades são alvo de marketing dos benefícios deste método de condicionamento corporal. Livros, revistas e sites da Web estão elogiando este programa para exercer a capacidade para melhorar a postura, desenvolver todo o organismo e melhorar a força física, assim como o condicionamento mental. "Studios de Pilates" estão abrindo por todos os lugares, enquanto instrutores de yoga e aeróbica estão acrescentando "O Método Pilates" em seus trabalhos. Os meios de comunicação criaram um novo nível de consciência que apresenta homenagem ao sucesso deste fenômeno do fitness.

O atual momento por qual passa o método Pilates tem negligenciado o objetivo inicial dos exercícios. Joseph Pilates criou os exercícios para ajudar os doentes da reabilitação, combinando elementos de ginástica, ioga e outras disciplinas que ele tinha estudado. Sem o benefício de dispor de materiais apropriados para elaborar equipamentos, ele utilizou os materiais disponíveis enquanto recluso, tais como cadeiras e camas de molas, concebendo exercícios para os doentes hospitalizados. Estes exercícios foram destinados a reforçar a musculatura, melhorar a circulação sanguínea e utilizar uma atenção centrada em uma rotina disciplinada.

Como uma aluna dedicada de Pilates, posso atestar seus múltiplos benefícios como um método de reabilitação. Nos dois últimos anos, Pilates tem sido uma força poderosa e positiva na minha vida. Em 1965, eu era uma passageira em um carro que foi atingido por dois veículos. O resultado foi danos na medula espinal, na T12 e L1, o prognóstico afirmou que nunca iria caminhar novamente. Após vários meses de fisioterapia, foi-me dito para não esperar qualquer progresso adicional, como consequência dos extensos danos na medula espinhal e atrofia muscular. Felizmente, eu provei aos médicos que estavam errados, comecei a caminhar com a ajuda de muletas.

Quando vivia na cidade de Nova York, em 1993, eu sofria de dores debilitantes no joelho, agravada por quedas frequentes. Eu era referida por vários fisioterapeutas, ainda debilitada fora do programa, porque minha dor aumentou e foram limitadas a terapias passivas, tais como: gelo, ultra-som e estimulação elétrica. Vários médicos recomendaram uma substituição total do joelho, mas eu estava determinado a manter o meu joelho e conquistar a melhora. O avanço da Minha reabilitação começou quando um colega da Universidade de Columbia conviveu diariamente com a minha dor e me sugeriu contato com Taaj Jaharah, um treinador desportivo e massagista terapeuta registrado. Durante a minha primeira visita, Jaharah disse: "Vamos trabalhar primeiro com a dor." Sua declaração definiu o tom para o resto de nossas sessões. Ela quebrou o ciclo da dor lentamente, o que permitiu fazer reforço com exercícios diariamente. Por quatro anos, através de consistentes exercícios diários, eu comecei a construir a força e a consciência da minha musculatura. O reencontro da força física ocorreu, até que fiquei, em um Studio de Pilates, em pé, sem auxilio de muletas.

Em 1999, minha carreira levou-me a Cambridge, Massachusetts. Eu ainda andava com duas muletas, e sofria de suportes nos joelhos, nas pernas e consistente dor nos quadris. Eu estava ansiosa para encontrar um outro médico que pudesse ajudar a continuar a desenvolver minha força e atenuar minha dor. Depois de trabalhar rapidamente com vários profissionais de várias disciplinas, contatei Martha Mason, uma profissional de Pilates registrada e certificada. Descrevi meus desafios físicos para ela e ela explicou a filosofia e as práticas do Método Pilates.

Quando eu comecei a praticar Pilates, eu não percebi totalmente a importância de encontrar um profissional registrado e certificado. Pilates é um rigoroso programa que requer mais de 600 horas de trabalho supervisionado, vastos conhecimentos de anatomia, fisiologia e formação sobre o uso do equipamento de Pilates. Eu rapidamente aprendi a apreciar o aprofundamento da formação necessária para ser certificada. Devo trabalhar por dois anos em um programa intensivo de reabilitação com Mason. Ao contrário da fisioterapia, que concentra apenas no meu joelho ferido, nos concentramos em toda a força do organismo. Os exercícios de Pilates não são levantamento de peso, posso executar sem prejudicar meu joelho. Ela mostrou-me que fazer 10 a 12 repetições de um exercício elimina o tédio e mais importante, não trabalha através da dor, impede novas lesões.

Nós adaptamos muitos dos exercícios básicos do Pilates para minhas necessidades. Através da criatividade de Maison e da minha concentração, nós temos aperfeiçoado em conjunto exercícios que permitiram-me reconectar as mensagens entre o meu cérebro e músculos. Tenho aprendido mentalmente a localizar um músculo inativo e reconhecer o menor movimento no mesmo. Além disso, tenho identificado músculos atrofiados e lentamente construído sua força. Através da concentração, tenho aprendido a "abandonar" o mais forte dos músculos e envolver o mais fraco. Por sua vez, o trabalho mais duro foi perder a dor. A circulação foi restabelecida, os músculos e a sensação redesenhados. A cor retornou aos meus pés. Já ganhei uma polegada na minha perna direita atrofiada, meus glúteos e isquiotibiais foram reativados. Além disso, a força do meu tronco, marcha, estabilidade, postura e equilíbrio, tem melhorado.

Tal como uma profissional, Mason traz a cada sessão o seu extenso conhecimento técnico, foca completamente na minha necessidade com habilidade para desafiar-me ainda mais, sem produzir lesões ou frustrações. Como uma estudante, trago a cada sessão o meu empenho total, foco e vontade de ser reabilitada. Juntos, partilhamos a excitação e o sucesso dos nossos esforços mútuos.

Infelizmente, o potencial do Método Pilates como uma forma de reabilitação física ainda tem de ser descoberto. Eu pratico esse processo mentalmente e fisicamente, estou grato pelo gênio criativo de Joseph Pilates, que criou uma abordagem inovadora para reabilitação física. Espero que o atual interesse em Pilates continue, expandindo a maiores alturas.

Kate Wilson, MA, é a Presidente da Wilson Educational Consultants, em Cambridge, Massachusetts. Ela trabalha com faculdades e universidades para melhorar a prestação dos serviços aos estudantes, usando sua experiência adquirida como uma administradora de colégio há 25 anos. Ela é uma apresentadora freqüente em conferencias de ensino superior profissional sobre temas relacionados com serviço de estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.