segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Patologias

Pneumonia é a reação inflamatória dos pulmões, causada por uma variedade de agentes patogênicos. Segue abaixo algumas patologias:

1-Etiologia:
As pneumonias infecciosas que ocorrem com freqüência no período perinatal são causadas por bactérias, (Streptococcus pneumoniae, Haemophlilus Influenzae, Staplylococcus áureos) vírus e patógenos (pseudomonas, E.colo) .
2-Quadro Clínico:
A apresentação clínica das pneumonias é bastante variável e depende da intensidade da infecção, agente etiológico do mesmo. Usualmente, a pneumonia no período perinatal é precedida por uma infecção de vias aéreas superiores, seguida de taquipnéia, febre tosse, inicialmente seca e rebelde, que depois torna-se produtiva, palidez, cianose perilabial e das extremidades e sinais progressivos de dificuldade respiratória. A distinção entre pneumonia viral e bacteriana nem sempre é evidente.Início súbito associado à toxemia sugere pneumonia bacteriana enquanto que o início gradual numa criança em bom estado geral fala a favor da pneumonia viral.
3-Diagnóstico:
Tem a importância maior:
- Hemocultura: devem ser colhidas pelos menos 3 vezes, com variável taxa de identificação segundo o agente etiológico.
- Cultura e bacterioscopia do derrame pleural: fornece boa taxa de recuperação, sendo medida importante em todos os casos em que se apresente;
- Rx do tórax é muito útil na confirmação do diagnóstico e muitas vezes pode orientar quanto ao agente etiológico. É importante ressaltar que a radiografia pode ser normal no início do quadro. Por isso, quando a clínica for sugestiva de pneumonia, o tratamento não deve ser retardado até aparecerem alterações na radiografia dos pulmões.
O Rx do tórax é imprescindível nas suspeitas de pneumonia complicada (derrame pleural, pneumotórax), em criança no período perinatal ou imunodeprimida.
4-Tratamento:
A pneumonia viral: Requer apenas o tratamento sintomático (repouso, controle da febre, soro fisiológico nasal)
Será levado em conta os dados globais da história, exame físico e radiológico, internações anteriores, estado nutricional, patologias de base, presença de derrame pleural, idade, orientação a conduta antibiótica. O tratamento suporte inclui manter bom estado hídrico e nutricional, antitérmico, sedação (quando necessário), uso de oxigênio,broncodilatadores, antibióticos. A criança no período perinatal freqüentemente estará grave e devem ser tratadas a nível hospitalar.
5-Cuidados de enfermagem:
- Estar alerta para alterações no estado clínico;
- Verificar sinais vitais
- Administração de medicamentos sendo rigoroso quanto a dose, horário;
- Controle hídrico e eletrolítico
- Pingar soro fisiológico nas narinas SOS;
- Proporcionar um ambiente tranqüilo e organizado;
- Transferir para isolamento se fizer necessário.

Fonte: Agua viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.