terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Alimentação correta garante malhação sem riscos

Praticar exercícios físicos exige cuidados com a alimentação. É preciso suprir as necessidades do corpo e dar energia extra para que ele desempenhe bem as atividades da musculação ou atividade aeróbica.
A alimentação deve ser feita a cada três horas com comidas leves e saudáveis para que o corpo não armazene energia e bloqueie o emagrecimento. "Antes de começar os treinos, é importante fazer uma avaliação que trace o perfil de cada pessoa e diga quais são suas necessidades de alimentação" diz Tatiana Ferraz, nutricionista do Estação do Corpo, no Rio de Janeiro.
O corpo deve ser abastecido com duas refeições mais consistentes, como o café da manhã e o almoço, e outras mais leves ao longo do dia que supram a necessidade de carboidratos e proteínas, principalmente.
"O café e o almoço são refeições completas com todos os grupos alimentares. Os lanches feitos nos intervalos podem ser torradas, sucos, barrinhas de cereal, iogurtes ou frutas", diz. Se a demanda de calorias e nutrientes não for suprida adequadamente, o corpo passa a "queimar" músculos e preserva a gordura.
O ideal é comer carboidratos de pães e barras de cereal de 30 minutos a uma hora antes de iniciar a musculação. Quem pretende fazer atividades aeróbicas pode consumir suco ou fruta 15 minutos antes da malhação para garantir a queima de gordura e energia para manter a atividade. Uma hora depois de finalizar os exercícios cabe uma refeição leve e sem gordura, mas com proteína e carboidratos, como um lanche com peito de peru ou queijo branco.
Muitos atletas acreditam que a dieta deve ser complementada com proteínas, mas a quantidade ingerida no dia-a-dia supre os gastos do corpo e da prática de exercícios. "Os suplementos de proteínas, assim como qualquer suplemento alimentar, deve ser indicado pelo médico para não sobrecarregar o organismo", diz.
A regra principal que não pode ser quebrada é nunca malhar em jejum ou começar atividades físicas junto com regimes de restrição alimentar sem orientação médica. A falta de alimento traz alteração no humor, indisposição e baixo rendimento.
Hidratação é outro ponto fundamental. Vale começar com sucos ou isotônicos 30 minutos antes do treino. "Depois de começar (a prática do exercício), é importante hidratar o corpo a cada 15 minutos com isotônico. Eles são rapidamente absorvidos e ainda dão energia. A água demora mais para ser absorvida e pode pesar no estômago, principalmente durante exercícios aeróbicos", diz a nutricionista.
Quem pratica esportes muito intensos e por tempo prolongado necessita de dieta especial com consumo de frutas ou barrinhas de cereais a cada hora de exercício e refeições com maior carga de proteínas e aminoácidos, sempre determinados por especialistas que indiquem qual grupo alimentar deve ser reforçado na dieta.
Os alimentos gordurosos, com muita fibra e carnes são vetados antes, durante ou depois, porque têm digestão mais lenta e não conseguem atender à demanda de gasto calórico do organismo.

Fonte: Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.