quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Exercícios físicos exigem tênis adequado

“Vou usar qualquer tênis para malhar ou correr. É tênis do mesmo jeito”. Esse comentário é um dos mais comuns ao mencionar que se deve escolher um calçado apropriado para atividade física. Assim, o fisioterapeuta Felipe de Cerqueira conversou com a equipe do Verão Infonet sobre o uso do tênis adequado para a prática de exercícios.
Segundo o fisioterapeuta, o tipo de atividade física é um pré-requisito para a escolha do calçado. Se for para a musculação, o tênis deve apresentar um bom amortecimento na região do calcanhar, além de proporcionar firmeza ao pé. “Já para corrida, o tênis deve ser mais leve que os convencionais. Vale ressaltar que a parte da frente tem que ser mais flexível porque é a região na qual é realizada a impulsão do corpo. Assim, haverá uma economia de energia utilizada para a corrida, já que a força de reação do solo será aproveitada ao máximo para haver um deslocamento da frente do pé”, explica.
Aparelho utilizado no exame de baropodometria (Fotos: Portal Infonet)
Outro fator que deve ser levado em conta é o modo que cada um tem de pisar. “Há dois tipos: supinado e pronado. O primeiro é caracterizado por ser uma pisada lateral. Já o pronado refere-se a uma pisada mais interna”, afirma.  Ele ainda desmistifica a idéia de que muita gente, ao comprar um tênis, especula o tipo de alinhamento do pé. “Não dá para identificar o tipo de pisada, visualizando apenas o pé. O que, na verdade, está sendo visto é apenas o tipo de calcanhar. Para se determinar a pisada, é necessário fazer um exame chamado baropodometria dinâmica, o qual se observa o alinhamento do pé”, esclarece.

Contra-indicações
O especialista adverte que o uso de palmilhas de silicone e de tênis muito rígidos a estilo dos sapatênis não são recomendáveis para a prática de atividade física. “O sapatênis não possui amortecimento e é indicado apenas para passeio, sem contar que as palminhas de silicone geram instabilidade [não são firmes no pé], o que facilita o surgimento de lesões musculares”, alerta.
Lesões
Felipe de Cerqueira ressalta que o tênis adequado para atividade física deve proporcionar firmeza ao pé
Lesões no joelho são conseqüência de uso incorreto de tênis. Dentre as principais, estão a do menisco, responsável pelo alinhamento dos membros inferiores, e as síndromes patelares, que, como o nome sugere, são disfunções da patela (osso do joelho), inflamações na canela (periostites). “Quando há uma alteração do alinhamento do pé, o joelho é a primeira articulação a sofrer desgaste. Como os pés são o alicerce do nosso corpo, qualquer alteração relacionada a calçado inadequado ocasiona uma alteração postural do corpo”, confirma.
Caso esteja com alguma lesão, o primeiro passo é a troca do calçado. “Se o pé for causador do problema, é necessário o uso de uma palmilha postural personalizada”, recomenda Felipe de Cerqueira.
Por Ieda Tourinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.