O pilates é uma técnica de exercícios que trabalha as estruturas corporais, como as articulações, os ossos e os músculos, e exercita a mente pro meio da respiração e da concentração nos movimentos, que são harmônicos e cadenciados. Segundo a fisioterapeuta e instrutora de pilates Caroline de Lacerda Gonçalves Chaves, o princípio da técnica é restaurar o equilíbrio natural do corpo.
Ela explica que o Pilates pode ser praticado por jovens, idosos, atletas, pessoas em recuperação, gestantes ou por qualquer pessoa que deseje ter uma saúde melhor e mais qualidade e vida. “São inúmeros os benefícios, entre eles o aumento da força e da flexibilidade muscular, integração do corpo e da mente, aumento da capacidade respiratória, aumento de energia, melhora da tonicidade muscular e da mobilidade articular, além da melhora da auto-estima, do equilíbrio e da coordenação motora, corrigindo a postura”.
Os praticantes acabam tendo mais consciência do seu corpo e sentem que o condicionamento físico e mental melhora muito com a atividade, explica Caroline. Outro fator importante é que a prática é extremamente eficiente na recuperação de lesões, alívio de dores musculares e estresse.
Trabalho Abdominal
A fisioterapeuta explica que o Pilates trabalha com a contração dos músculos abdominais e do períneo (que é a ativação da “casa de força”), sempre em sintonia com a respiração. “Esse trabalho dos músculos abdominais e do períneo pode diminuir as dores lombares, reduzir o excesso de perda urinária (devido ao aumento de força da musculatura pélvica), além de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio das cadeias musculares atenuando os desequilíbrios posturais”, afirma. “É importante destacar que, ao respirar de forma correta e rítmica aumenta-se a capacidade respiratória e isso reflete no aumento da oxigenação do organismo e em seu funcionamento, que passa a ser mais harmonioso”, conclui.
Modalidade foi criada por alemão
O Pilates foi criado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates na década de 1920. Após infância marcada por enfermidades, ele criou a Contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. O método uniu a filosofia oriental com a tecnologia do ocidente. Do ocidente, Joseph trouxe do boxe e da atividade dos trapezistas a ênfase dos movimentos, da força e do tônus muscular. Do oriente foi extraído de filosofias como o zen budismo e das artes marciais as técnicas voltadas ao equilíbrio, à flexibilidade e à concentração buscando exercitar o corpo sempre de forma holística. No Brasil, o Pilates é praticado desde 2004.
Por se tratar de uma modalidade de exercícios praticada por personalidades como Madonna, Brad Pitt e David Beckham se tornou muito conhecida e virou febre entre as pessoas que buscam qualidade de vida e boa forma.
Modelo: Kaanda Gontijo |
Existe contraindicação para o pilates?
Caroline explica que não há limite de idade e nem contra-indicação específica ao pilates, uma vez que se trata de uma série de exercícios harmônicos. É indicado a crianças a partir dos 12 anos, idade em que já desenvolveram a concentração adequada.
Segundo ela, no Health Pilates Studio as aulas são individuais ou em pequenos grupos, o que permite trabalhar de acordo com a necessidade e objetivos de cada aluno. As aulas são ministradas por fisioterapeutas especializados o que permite a identificação, prevenção e tratamento de lesões além da prática dos exercícios de forma correta.
http://www.jornalipanema.com.br/novo/pol%C3%ADtica/Pilates%20traz%20sa%C3%BAde%20e%20mais%20qualidade%20de%20vida.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.