quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A força do Pilates

As aulas caras ou os equipamentos complicados não são desculpa para não cuidar do corpo. Com o livro O Corpo Pilates (200 páginas, R$ 59,90, Summus Editorial), de Brooke Siler, basta um colchonete para realizar os mais variados exercícios de Pilates utilizando apenas a resistência do próprio corpo para fortalecer a musculatura.

Na obra são descritos cerca de 70 exercícios, divididos, pelo grau de dificuldade, para iniciantes, praticantes intermediários e avançados. O programa, criado por Joseph Pilates no início do século 20, visa o desenvolvimento do corpo sob o controle da mente – o fortalecimento dos músculos vem de exercícios de baixo impacto e foco na permanência e não na repetição.

“A boa forma física não pode ser alcançada por mero desejo ou simples compra”, afirmava Joseph Pilates. Ele dizia também que para ser feliz é imperativo dominar o próprio corpo. Segundo a autora, passamos incontáveis horas na frente do computador, ou inclinados sobre a escrivaninha, ou correndo para cima e para baixo erguendo, arrastando, devastando o organismo e a mente. “Sem cuidar de forma adequada do corpo é impossível sentir-se bem”, diz.

A maior parte do estresse e da fadiga provém da postura ruim, desequilíbrios corporais e respiração incorreta. A dica é incluir os movimentos de pilates na sua vida diária. “De início, os movimentos de solo parecem até desconectados de sua rotina. Uma vez aprendido, o controle muscular pode ser aplicado a qualquer função de movimento corporal, de andar e correr, a elevar e carregar.

Os exercícios são estruturados na região do estômago, quadris, lombar e glúteos – o centro do corpo, ou sua casa de força –, partes importantes para manter a boa postura e o alinhamento. Na elaboração de cada exercício, a autora adiciona um quadro com objetivo da postura, seu foco, precauções e modificações necessárias para o iniciante realizar o exercício sem problemas.

Dicas
* Conceito de trabalhar todos os músculos simultânea e continuamente, desencadeando movimentos. É a forma mais eficiente de construir a capacidade de resistência. Não há necessidade de sobrecarregar uma área, pois todos os músculos são utilizados ao mesmo tempo durante cada exercício.
* Não importa se você realiza 5 ou 55 minutos diários de exercício; comprometer-se com o próprio corpo é o segredo.
* Os princípios do trabalho no solo: concentração, controle, centro, fluidez, precisão, respiração, imaginação, intuição, integração.
* Para fazer os exercícios, é preciso usar roupas de ginástica. As peças são práticas e permitem ver os músculos que estão sendo trabalhados. Não é necessário usar calçado. Não use calças com cinto ou qualquer coisa que possa irritar suas costas durante o movimento.
* Acrescente um exercício por vez e não acelere sua progressão.

Fonte: O Corpo Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.