segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PILATES: Prática é famosa pelos corpos alongados e torneados

Além dos benefícios estéticos, o exercício também abrange o nível psicológico ao promover o relaxamento mental

Celebridades e famosas como Luiza Brunet e Angélica contam em revistas especializadas em beleza e saúde que apostam na técnica de Pilates para garantir boa forma e disposição. A divulgação na mídia garantiu a popularização da atividade em academias e clínicas especializadas. Mas, afinal, quais benefícios a técnica promove no corpo e na mente?

De acordo com a fisioterapeuta Rafaela de Camargo, o Pilates é famoso por criar corpos alongados, torneados e em forma. Mas o emagrecimento não decorre exclusivamente da atividade, é necessária uma combinação de fatores, como a prática frequente e alimentação equilibrada. "O Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Portanto, a atividade contribui significativamente para o emagrecimento, mas não emagrece sozinho", afirma.

Como benefícios, Rafaela destaca a definição da musculatura abdominal, melhora da circulação sanguínea, mobilidade, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e vigor, alívio das dores nas costas e estresse das articulações e restauração do alinhamento corporal. "Melhora o visual do corpo, assim como a autoestima", acrescenta.

Rafaela explica que o Pilates também abrange o nível psicológico porque promove o relaxamento mental - ajudando no equilíbrio da mente, proporcionando autoconhecimento e a libertação das tensões acumuladas no cotidiano. "É necessária grande concentração para a execução dos exercícios, por isso o aluno acaba se desligando do mundo exterior. Além disso, as aulas são em ambientes leves e com músicas agradáveis", diz a fisioterapeuta.

Os especialistas orientam que o Pilates deve ser praticado, no mínimo, duas vezes por semana para que o corpo se condicione com os movimentos e obtenha os benefícios esperados. "A frequência vai depender do objetivo que se quer alcançar. Eu aconselho fazer no máximo três vezes por semana. O criador da técnica, Joseph Pilates, relata que crianças a partir de 12 anos e adultos até 100 anos podem fazer o Pilates, mas hoje já existem aulas adaptadas a crianças com idades a partir de 5 anos", recomenda Rafaela.

As aulas de Pilates podem ser ministradas por profissionais da área de fisioterapia e educação física, ambos devidamente aptos através de cursos reconhecidos e credenciados.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.