quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pilates para os homens: Acabe com o preconceito...

... e com a barriga de chope!! Conheça mais sobre o método e pratique.

Os homens acreditam que precisam submeter os seus corpos a grandes esforços para se tornarem mais fortes e viris.

Mas o que muitos deles ainda não sabem, é que podem conseguir esses dois objetivos praticando o Pilates. Mas com uma grande diferença: preservando as articulações e saúde de seus corpos, desenvolvendo-os com equilíbrio. Uma das características mais marcantes do método Pilates é a sua capacidade de atender às necessidades dos mais diversos tipos de público. Para qualquer sexo, idade ou nível de condicionamento físico, existe sempre uma variedade de exercícios e possibilidades de prática, perfeitamente adequada a cada indivíduo.

O pilates ganhou popularidade com às mulheres, mas a técnica foi desenvolvida originalmente por um homem e foi aplicada e difundida, em princípio, para atender as exigências de treinamento do público masculino. O método desenvolvido por Joseph Pilates pôde ter sua eficiência comprovada durante a primeira guerra mundial, quando ele aplicou seus exercícios aos internos do campo de concentração onde esteve recluso na Inglaterra.

Estes, adquirindo melhor saúde e resistência física, não foram afetados pela epidemia de Influenza que na ocasião acabou com milhares de vidas. Para os atletas de alto nível técnico, que possuem uma programação de treino intensa e específica, onde a parte muscular deve ser muito bem desenvolvida e os estímulos pesados e leves devem ser alternados para não levar o atleta ao over training, o Pilates se realizaria em dias alternados com os treinos mais pesados e intensos, com um caráter de recuperação, com alongamentos, estabilizações e correções técnicas.

Já para os iniciantes ou os que praticam a corrida ou outros exercícios com o objetivo de bem estar , saúde e estética, o Pilates pode ser praticado de forma mais assídua na semana, com treinos mais intensos e exercícios mais desafiadores para a musculatura mais utilizada na corrida, além de continuar com os princípios de correções técnicas e compensatórias, alongamentos e estabilizações.

O método Pilates tem muito a contribuir na qualidade de vida do homem:
• Preconiza o desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, com movimentos fluidos e precisos, exigindo máximo controle dos músculos.
• A ampliação da capacidade respiratória.
• Melhora da circulação sanguínea.
• Desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada.
• Melhora da qualidade de vida e da performance esportiva.
• Previne lesões e elimina dores, auxiliando na recuperação de problemas músculo-esquelético causados por sobrecarga, tanto pela pratica de esportes como pelas exigências das atividades do dia-a-dia.

Sozinho ou aliado às outras práticas esportivas, o método Pilates já comprovou sua eficiência e ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Se você ainda não experimentou, vale a pena conferir!

Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.