quinta-feira, 28 de março de 2013

Segunda geração de professores - Tudo que você precisa saber sobre o Pilates Original


Refere-se ao professor de Pilates, que aprendeu o método diretamente com um dos alunos original de Joseph Pilates, conhecida como "professores de primeira geração".
 
- Em 1998, Inélia Garcia organizou a primeira formação clássica em São Paulo pela The Pilates Studio, ministrado por Romana Kryzanowska. 



- A Power Pilates Inc. iniciou em suas atividades no Brasil em 2005, com Aline Haas na cidade de Porto Alegre e Cecília Panelli em São Paulo. 



- Em 2006 a Associação Brasileira de Pilates foi fundada por Solaine Perinni com o objetivo de manter e preservar a filosofia Original no Brasil, esta busca saudável pelo método na sua forma original, contribui para entender o pensamento de seu criador e os objetivos a serem alcançados por nós segundo seus ensinamentos.

- Solaine Perinni 

Sou Solaine Perinni e venho falar um pouco sobre minha história de vida, desde criança sentia um verdadeiro encanto pela saúde do ser humano, realizei curso técnico em enfermagem, onde trabalhei em UTI neonatal por 10 anos. Porém, com o passar do tempo senti que não somente poderia como deveria contribuir mais para a área da saúde, resolvi então me dedicar estudando e aperfeiçoando-me a cada dia, cursei graduação em Fisioterapia, no Centro Universitário FEEVALE o qual; logo após a conclusão, iniciei a trabalhar na profissão. A questão educacional e da busca do conhecimento também foi um assunto que sempre chamou minha atenção, conclui pós-graduação em Fisiologia do exercício voltado para a prescrição de exercício pela Faculdade Gama Filho. 
Frente ao diagnóstico de fibromialgia e devido as minhas dores corporais que sentia na época da conclusão da graduação e sentindo a necessidade de manter o corpo em movimento, procurei incansavelmente uma forma de diminuir minhas dores foi então que, na época fui apresentada ao desconhecido Método Pilates, pelo qual, confesso.... Foi paixão a primeira vista!
A paixão pela área da saúde, conhecimento, educação e o método Pilates induziu-me ao primeiro curso de Pilates e logo em seguida montei meu próprio studio de Pilates. A busca constante por atualização e novos conhecimentos levou-me a jornadas de cursos em várias escolas nacionais, que impulsionou a um passo mais audacioso: Fundar a ABP (Associação Brasileira de Pilates), instituição que com muito amor e dedicação tornei-a conhecida não apenas no Brasil e proporcionou o relacionamento com vários profissionais do setor. O envolvimento com a ABP abriu as portas do relacionamento internacional, proporcionou experiência e contatos em Pilates em vários outros países. O aperfeiçoamento pelo saber, entender a filosofia do método Pilates levou-me ao método Original, através das formações clássicas e leituras de literaturas científicas nacionais e internacionais para dar suporte à transmissão do conhecimento.
Em 2011 iniciei o programa de mestrado em Reabilitação e Inclusão e em 2012 aprofundei meus estudos em Pilates, no Pilates Master Mentor Program com Lolita San Miguel (discípula direta de Joseph Pilates), formações que ainda estou cursando.
Entretanto Solaine Perini é incansável na busca pela perfeição no Método, em 2013 inicia o projeto de imersão e contato com discípulos de primeira geração ainda vivos nos EUA. 
Em contato com o mundo do Pilates ficou mais claro que; vida é movimento, e o movimento só é bem vindo se com ele adquirimos conhecimento! Sejam todos bem vindos ao mundo Pilates!







Fonte: PERINNI, Solaine.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Benefícios - Tudo que você precisa saber sobre o Pilates Original !


Benefícios 



Joseph Pilates, o criador do método dizia que “Uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz”. 
O Método Pilates Original traz múltiplos benefícios ao homem, tanto aqueles considerados saudáveis, quando os que possuem alguma alteração fisiológica funcional.

Atualmente, este método é recomendado para condicionamento físico e reabilitação por profissionais da àrea da saúde com o objetivo de melhorar a flexibilidade (BERTOLLA et al., 2007; SEGAL et al. 2004;SEKENDIZ et al., 2007), aumentar a força e resitência muscular (KOLYNIAK, et al.2004; SELG, et al., 1996) aumentar a amplitude de movimento ( KEAYS et al.2008; EYIGOR et al., 2010) reduzir a dor lombar ( GLADWELL et al.2006; DONZELLI et al.2006; RYDEAR et al. 2006; CURNOW et al. 2009) e melhorar o equilíbrio (JOHNSON et al., 2007; RODRIGUES et al. 2010). Para a prática dos exercícios são utilizados seis princípios chaves, que são: centro de força, concentração, controle, precisão, respiração, e fluidez de movimento (PÉREZ, 2005). 

Os exercícios criados por Joseph Pilates podem ser extraordinariamente benéficos para os indivíduos que apresentam fraquezas físicas. No entanto, os exercícios são mais eficazes quando são orientados por profissionais que tenham estudado as instruções da técnica, os aspectos psicológicos e biomecânicos fundamentais do corpo, que são analiticamente coordenados com os exercícios. 



Geração Pilates

Em 1945 Joseph Pilates publicou seu livro - Retorno, para a vida através Contrologia, onde descreveu seu método e explicações dos benefícios para a saúde. 
Os primeiros estudantes americanos da Contrology eram bailarinos profissionais, que auxiliaram Joseph e Clara Pilates. Logo, o famoso coreógrafo George Balanchine, bem como visionários do movimento, tais como Martha Graham, Hanya Holm, Ruth St. Denis, e Jerome Robbins, tornaram-se discípulos da Contrologia. Desde então a contrologia foi reunindo vários adeptos, todos pareciam preferir chamar de Pilates. Vários mestres e ex-alunos de Joe e Clara, passaram a abrir seus próprios estúdios para continuar seus ensinamentos. 
Professores de primeira geração são aqueles que aprenderam o método diretamente com Joseph Pilates .Os discípulos mais influentes incluem: 

Mary Bowen
A analista junguiana começou a ensinar Pilates em 1975.

Ron Fletcher
Abriu um studio em Los Angeles, na década de 1970 e atraiu muitas estrelas de Hollywood. 

Eve Gentry
A dançarina ensinou Pilates na década de 1960 na Universidade de Nova York e mais tarde abriu seu próprio studio em Santa Fé, Novo México. 

Kathy Grant
Certificada por Joseph Pilates. 

Bruce King
Aluno de Joseph Pilates, o dançarino abriu um studio em meados dos anos 1970, em Nova York. 

Romana Kryzanowska
Tomou posse como diretora do studio de Manhattan em 1970. 

Lolita San Miguel
Certificada por Joseph Pilates.
Lolita San Miguel homenageou em 2009 o gênio que revolucionou e influenciou o mundo inteiro através de seu método Pilates de condicionamento físico.


Carola Trier
Abriu seu próprio studio, com o aval de Joseph Pilates. 














Fonte: PERINNI, Solaine.

terça-feira, 26 de março de 2013

A História - Tudo que você precisa saber sobre o Pilates Original !



Joseph Hubertus Pilates nasceu em 9 de dezembro de 1883, na Alemanha, em uma vila chamada Mönchengladbach, próximo à cidade de Düsseldorf. No decorrer da sua infância, Joseph apresentou se como uma criança frágil e cheia de debilidades, como raquitismo, asma e febre reumática. Pertencente de uma família onde o pai era ginasta, de origem grega, e a sua mãe uma naturopata, suas debilidades foram sendo sanadas de forma saudável. Através do auxílio e do incentivo de seus pais e de seu interesse em melhorar buscou na prática de atividades como ginástica, natação, esqui, boxe, além de yoga e meditação zen formas de auxiliar a minimizar suas debilidades. 



Joseph era autodidata e através da busca por mais conhecimento que adquiriu conhecimentos sobre fisiologia, anatomia e também de medicina oriental. Joseph costumava ir à mata observar os movimentos dos animais, fator que no futuro resultou em alguns dos seus exercícios sendo classificados com nomes de animais.. 
Joseph buscava adquirir conhecimentos e os colocar em prática. Tamanho era seu empenho que aos 14 anos já apresentava um físico invejável e servia de modelo para desenhos de anatomia. 
Quando estava com 29 anos, em 1912, Joseph já era artista de circo e boxeador profissional, instalando residência na Inglaterra, onde trabalhava como Instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa – Scotland Yard. Nesta época, eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e, sendo alemão e vivendo em solo inglês, foi considerado inimigo de guerra e confinado em um campo de prisioneiros em Lancaster. Depois disso Joseph foi transferido para um campo de concentração na Ilha de Man. 
No período em que Joseph esteve recluso ele trabalhou como atendente em um hospital, e observando os enfermos percebeu que enquanto eles se encontravam sedentários a sua recuperação era lenta ou inexistente, enquanto nos casos com inclusão de exercícios a rotina dos enfermos a recuperação era muito rápida. A partir deste raciocínio, Joseph utilizou as camas e as molas dos colchões para desenvolver o seu primeiro equipamento, o “Cadillac”. 
Em meados de 1918, ocorreu a epidemia de gripe espanhola, que levou a morte de milhares de pessoas que estavam nos diversos campos de concentração da Inglaterra. Na enfermaria onde Joseph desenvolveu a sua técnica de exercícios nenhum interno foi a óbito resultante desta epidemia. Este fato serviu para iniciar o reconhecimento da qualidade do método de exercícios que vinha sendo desenvolvido por Joseph Pilates. 

Ao término da guerra, Joseph retornou a Alemanha, tendo como um dos motivos o convite do governo alemão para que Joseph treinasse a força policial de Hamburgo. Neste mesmo período Joseph passou a ser conhecido por personalidades da dança, tais como Rudolf Von Laban que percebeu que os princípios do método criado por Joseph, se incorporados às técnicas corporais que Rudolf possuía trariam como resultado movimentos mais conscientes e espontâneos. Além das personalidades da dança, também recorreram a Joseph personalidades do esporte, um exemplo disso é Max Schmeling, campeão da categoria de pesos pesados do boxe. 
Em 1926, aos 43 anos, Joseph foi convidado a acompanhar o amigo Max Schmeling para Nova York no intuito de continuar assessorando o boxeador que desejava conquistar o título de campeão mundial. Em troca Joseph receberia uma academia na cidade. 
Joseph aceitou o convite e embarcou no navio que saía de Londres rumo à Nova York. No navio Joseph conheceu a enfermeira Clara que futuramente se tornaria sua esposa. Em meio a conversas entre Joseph e Clara ambos foram descobrindo algumas afinidades, como as paixões que tinham pela saúde e bem estar. 












Sendo assim, em 1926 quando chegaram a Nova York, instalaram seu primeiro estúdio na Oitava Avenida, onde de imediato já chamou a atenção de diversas personalidades, principalmente relacionadas à dança. Martha Graham, bailarina, professora e coreógrafa, uma das precursoras da dança moderna se aproximou do método desenvolvido por Joseph, além é claro de George Balanchine, fundador de uma escola de ballet e diretor da famosa companhia denominada e conhecida atualmente como New York City Ballet. Ambos se tornaram praticantes do método, bem como encaminhavam seus alunos para treinar com o Joseph.




O método se difundiu de forma muito rápida e artista, atletas, socialites, pessoas comuns começaram a praticar o método. Nessa época chegou no estúdio do Joseph a bailarina Romana Kryzanowska que era aluna da companhia de ballet de George Balanchine e após uma lesão sofrida em um dos pés foi encaminhada por ele para Joseph e ali começou o tratamento da lesão, mas o início de uma parceria, pois Romana após algumas sessões percebeu as melhoras e se tornou adepta ao método e ficou fiel ao mesmo durante três anos e depois desse período recebeu o convite do casal Joseph e Clara para ensinar o método junto com eles. 
Joseph desenvolveu um método que ele ensinava e também praticava, o que fez com que a sua vida fosse longa e saudável. Joseph veio a falecer em 9 de outubro de 1967, com 84 anos sem dinheiro e sem ter recebido o devido reconhecimento. Após seu falecimento, sem deixar sucessores diretos. Clara e Romana deram continuidade às aulas no estúdio. Em 1970 Clara passou o estúdio aos cuidados de Romana que deu continuidade ao método junto com a sua filha Sari. Clara veio a falecer em 1977. 

Junto com Romana Kryzanowska, alguns outros alunos, denominados de primeira geração deram continuidade ao método aprendido com o seu inventor Joseph Humbertus Pilates, mas estes adequaram as suas bases de conhecimentos e seguiram diferentes linhas baseadas no método Pilates. Dentre eles estavam: Carolla Trier, Lolita San Miguel, Ron Fletcher, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Bruce King. 


Fonte: PERINNI, Solaine.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Tudo que você precisa saber sobre Pilates Original !


O que é Pilates?



Inicialmente era chamado “A Arte da Contrologia. O Método Pilates trabalha integrando o corpo, a mente e o espírito. É preciso ir mais além do que se precisa. Ele tem um incrível poder de auto-estima, e te torna mais atrativo e saudável, trazendo mais saúde para você mesmo. Como qualquer coisa que funciona bem, requer 3 passos, prática, paciência e persistência. Ele adorava quando as pessoas encontravam algum desafio ou alguma dificuldade em realizar os exercícios, ele dizia:... bem, isso não se constrói em apenas um dia e ele estava certo. O Pilates é baseado em limites de repetição, exigindo poder e ativando controle. Lembre-se a prática requer participação, bem estar físico, cooperação mental e paz espiritual. A prática resulta em um corpo forte, flexível e alongado, diretamente um valor inestimável.



Joseph Pilates foi um autodidata e, conseguiu desenvolver uma metodologia capaz de fornecer o equilíbrio entre força e flexibilidade e tem gerado interesse por pessoas de todas as idades e regiões do Brasil. 

O método Pilates possui princípios básicos, que são: Respiração, Concentração, Fluidez, Controle, Precisão e Centralização. Os movimentos partem do centro de força “powerhouse” e possuem progressões de movimento, iniciando a atividade em níveis de menor grau de dificuldade e através da utilização de elementos moduladores progredindo para níveis mais avançados.








O Método Original, desenvolvido por Joseph H. Pilates baseia-se em um sistema de condicionamento físico que consiste em um número exato de exercícios, com uma ordem específica e um número determinado de repetições. Tudo isto têm um porque, nada é aleatório. Em 1945 ele publicou isto no livro: "Volte à vida pela Contrologia". 

Joseph Pilates deixou registrado o seu pensamento de que o método estava 50 anos à frente do seu tempo.


Acreditando na efetividade do método frente às necessidades atuais da população, a Original Pilates estimula a prática da metodologia desenvolvida por Joseph Pilates a toda a população, sem distinção de idade, etnia ou nacionalidade.




Fonte: PERINNI, Solaine. 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Vitaminas e Minerais - Suas funções e os melhores alimentos em que são encontrados


As vitaminas, adquiridas principalmente através da alimentação, são componentes orgânicos indispensáveis para certas funções do organismo humano.


Várias delas têm o seu papel relacionado com a manutenção do metabolismo. Dentro das muitas vitaminas existentes pode-se usar como exemplo a vitamina D, que é produzida na pele através da exposição ao sol; vitaminas K, biotina, folacina e vitamina B12 que são produzidas por microorganismos no trato intestinal; vitamina A e niacina são produzidas no nosso organismo, desde que seus substratos estejam presentes.

As vitaminas são distribuídas em dois grandes grupos que determinam a sua estabilidade, ocorrência nos alimentos, distribuição nos líquidos corporais e capacidade das suas reservas nos tecidos corporais. Elas podem ser lipossolúveis ou hidrossolúveis.

Já os minerais são divididos segundo a quantidade que o corpo humano necessita. Podendo ser chamados de macrominerais quando tem a sua necessidade de 100mg/dia. E microminerais quando tem a sua necessidade abaixo de 100mg/dia.

Os minerais desempenham várias funções: regulação da atividade das enzimas, manutenção do equilíbrio de Ph, manutenção da pressão osmótica, atuação no transporte de componentes essenciais através das membranas celulares, conservação da irritabilidade muscular e nervosa e constituinte estrutural de certos tecidos, como nos ossos.







Veja agora algumas delas:




Vitaminas Lipossolúveis: 
- vitamina A – encontrada no leite, queijos, nata, fígado, rins, bacalhau e óleo de fígado de peixe; todos exceto o leite desnatado enriquecido com vitamina A são ricos em gorduras saturadas e colesterol. As fontes vegetais de beta-caroteno são pobres em gorduras e colesterol, e sua conversão em vitamina a é regulada pelo organismo. Quanto mais colorida for a fruta ou verdura maior quantidade de beta-caroteno, como: cenoura, abóbora, batata-doce, melão, damasco, brócolis, espinafre, e a maioria das folhas verdes;
-vitamina D – encontra-se em queijos, manteiga, margarina, nata leites enriquecidos, peixes, ostras e cereais enriquecidos. Quando a pele é exposta à radiação solar o organismo pode sintetizar a vitamina;
- vitamina E – obtém-se a partir do gérmen de trigo, milho, nozes, sementes, oliva, espinafre, aspargo e outras folhas, óleos vegetais (de milho, girassol, soja e semente de algodão) e derivados;
- vitamina K – encontra-se no repolho, couve-flor, espinafre e outras folhas verdes, cereais, soja e outras verduras. As bactérias presentes no intestino também produzem vitamina K.

Vitaminas Hidrossolúveis:
- vitamina B1 (tiamina) – encontra-se em pães enriquecidos, cereais, massas, grãos integrais (especialmente o gérmen de trigo), carnes magras (de porco, principalmente), peixes, feijão desidratado, ervilha e soja;
- vitamina B3 (niacina) – presente nos laticínios, aves, peixes, carnes magras, nozes e ovos. Legumes, pães enriquecidos e cereais também fornecem alguma quantidade de niacina;
- vitamina B12 - é encontrada em ovos, carnes, aves, moluscos, além do leite e seus derivados;
- ácido pantotênico e a biotina – presentes em ovos, peixes, laticínios, cereais com grãos integrais, legumes, leveduras, brócolis e outras verduras da família do repolho, batatas, carnes magras e outros alimentos;
- vitamina C (ácido ascórbico) – encontra-se nas frutas cítricas, morango, tomate, brócolis, nabo e outros vegetais frescos, batatas e melão.

Como cada vitamina tem função especifica, a carência de uma determinada vitamina desenvolve uma doença carencial.
- a vitamina A auxilia na formação e manutenção dos dentes, tecido esquelético e partes moles, membranas mucosas e pele. Pode ser conhecida por retinol, uma vez que produz os pigmentos necessários ao funcionamento da retina. Pode ser necessária para a reprodução e lactação. O beta-caroteno, com propriedades antioxidantes é um de seus precursores;
- a vitamina B1 é essencial ao funcionamento do coração, neurônios e ajuda a converter carboidratos em energia;
-a vitamina B2 é importante para o crescimento do corpo e produção de hemácias além de atuar conjuntamente a outras vitaminas;
- a vitamina B6 participada produção de hemácias, na manutenção do funcionamento cerebral normal e ajuda o sistema imunológico a produzir anticorpos. Conhecida por piridoxina é necessária para utilizar as proteínas ingeridas;
- a vitamina B12 participa na produção de hemácias e manutenção do sistema nervoso central;
- o ácido pantotênico é fundamental para o metabolismo dos alimentos e da síntese de hormônios e colesterol, já a biotina, como as outras vitaminas B, é importante no metabolismo de proteínas e carboidratos, e na síntese de hormônios e colesterol;
- o folato é necessário para a produção de DNA, responsável pela hereditariedade, crescimento e funcionamento celular, e atua com a vitamina B12 na produção de hemácias;
- a vitamina C mantém dentes e gengiva saudáveis, participa da cicatrização, e ajuda na absorção de ferro e na manutenção do tecido conjuntivo;
- a vitamina D é produzida pelo organismo após a exposição à luz solar, promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, ajuda a manter os níveis sangüíneos de cálcio e fósforo (minerais);
- a vitamina E é um antioxidante, também é importante para a produção de hemácias e utilização da vitamina K.
- a vitamina K é fundamental para a coagulação e alguns estudos indicam que também ajuda na manutenção dos ossos em idosos.





Fonte: Portais da Moda.