quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Artistas que aderiram ao Pilates!





Depois de desfrutar da primeira experiência como avó, Cristiana Oliveira agora virou adepta do Pilates. "Minha mais nova paixão...", escreveu a atriz ao postar, em seu Instagram, uma foto dela praticando o exercício na tarde desta quarta-feira (20).


Cristiana completou 49 anos em dezembro do ano passado e mostra que não existe idade para ter um corpão. A atriz apareceu em forma durante as cenas de praia e piscina em "Salve Jorge", na qual interpreta a perua Yolanda.

Recentemente, a atriz deu uma repaginada no visual. Cristiana ficou mais loira, enquanto esperava a filha mais velha, Rafaella, ter seu primeiro filho, Miguel, que já apareceu no colinho da mais nova vovó, que não aguentou e já mostrou o seu rostinho do bebê.

Petra Mattar, filha de Maurício Mattar, acompanhou o dia do nascimento e também já posou com o pequeno em várias fotos. Sua mãe, Fabiana Sá, fez questão de elogiar a amiga: "A Drica também não se desgruda do neto e está radiante".

Assim que Rafaella entrou no nono mês de gestação, Cristiana desabafou: "Estou nervosa e ansiosa. É como se fosse meu filho prestes a nascer. Minha filha entrou no nono mês e, às vezes, tenho que respirar muito fundo". Mas respirou aliviada depois que Miguel chegou.





Fonte: http://www.purepeople.com.br

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Congelamento de alimentos - parte 2

NA HORA DO CONGELAMENTO 



Alguns cuidados devem ser tomados no momento de colocar os alimentos para congelar. A começar pelo recipiente, sendo que o plástico ainda é o material mais indicado, pois evita a contaminação. 
Já o vidro e o saco plástico devem ser evitados, já que um pode quebrar e outro gruda no alimento. O ideal é não misturar alimentos diferentes em um mesmo recipiente na hora de congelar.
“Muitas pessoas congelam legumes e carnes no mesmo potinho para depois preparar a comida. Esse hábito deve ser evitado devido às bactérias encontradas em outros alimentos”, afirma Anna Bordini. 

Se você está na dúvida como congelar frutas, carnes, alimentos pré-preparados, a médica ensina a maneira certa de congelar cada um desses alimentos:







FRUTAS 

Devem ser limpas e os caroços retirados. “O ideal é congelar a porção exata que será consumida posteriormente, sendo que podem ser usadas em preparações como bolos e tortas”, aconselha a médica. 



HORTALIÇAS


Para congelar hortaliças, a médica recomenda uma técnica chamada branqueamento que conversa melhor os valores nutricionais, cor, sabor e textura. “O branqueamento corresponde à lavagem das hortaliças que devem ser separadas em partes. Logo após, é preciso submergir as hortaliças em água fervente e depois em água fria, para que ocorra um choque térmico”, ensina.



CARNES, AVES E PEIXES

As partes consumidas devem ser limpas. Congele apenas a quantidade que será ingerida. 


ALIMENTOS PRÉ-PREPARADOS

Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas e, em seguida, deixe o alimento sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, ponha o alimento no refrigerador e após o resfriamento no freezer.




Fonte: acritica.uol.com.br

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Congelar alimentos faz mal a saúde?








A comida congelada é o tipo de alimento preferido para quem não tem tempo a perder na cozinha. Pessoas que vivem na correria acabam optando por comprar alimentos congelados ou congelar alimentos como arroz, feijão, carnes e legumes, para esquentar e preparar uma refeição com praticidade e rapidez. 

Apesar disso, esse tipo de comida deve ser consumido com cautela e alguns cuidados são essenciais para que o congelamento seja feito de maneira segura. Segundo a médica ortomolecular Anna Bordini, da Clínica Bertolini, muitos alimentos podem ser congelados, mas não se deve deixar o produto por tempo indeterminado no freezer para que não perca seus valores nutricionais. “Independente do alimento e das condições de armazenamento, a comida não deve permanecer no freezer por mais de três meses. Depois disso, o alimento perde vitaminas e sais minerais”, explica. 

Praticamente todos os alimentos podem ser congelados: carnes, pizzas, sopas, massas, aves, pães, legumes, molhos, bolos, salgadinhos e doces. Eles devem ser congelados na parte de cima do refrigerador em temperatura de -6° C (seis graus negativos). No freezer, a temperatura precisa estar a -18°C (dezoito graus negativos). “Para que os valores nutricionais do alimento sejam preservados é importante assegurar a qualidade do produto, que depende diretamente de como ele foi manuseado antes, durante e depois do congelamento”, destaca a médica. 

Mesmo sendo uma opção prática e rápida, o consumo de congelados em excesso deve ser evitado. “A pessoa deve evitar comer somente esse tipo de refeição e buscar alternativas para alimentar-se com uma comida fresca, preparada na hora”, afirma a médica.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea que diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.
A partir de 1991 devido o Consenso realizado por todas as Sociedades Americanas que tratam da osteoporose, elas passaram a informar que é fundamental a análise da qualidade óssea que expressa o estado de deterioração do colágeno ósseo. Quanto melhor for a qualidade óssea menor a chance de ter fratura.
A mudança na definição ocorreu porque as pesquisas verificaram que 100% das pacientes com Síndrome de Turner e que possuiam osteoporose, não fraturam. Ainda, os pesquisadores constataram que ao prescrever Flureto de Sódio para suas pacientes, os óssos ficavam mais densos e fraturavam com maior facilidade.
A partir dessas constatações os pesquisadores começaram a estudar mais profundamente o tecido ósseo e verificaram que o risco de desenvolver osteoporose e fratura está diretamente relacionado com as deteriorações do colágeno ósseo.
A partir de 2000, uma nova tecnologia com Inteligência Artificial dos Projetos da Robótica da Nasa permitiu determinar o local mais apropriado do organismo humano que permite estudar minuciosamente o tecido ósseo. Essa região é a das metáfises das falanges dos dedos II-V. Nela é possível avaliar oito parâmetros e não apenas um como quando o exame é realizado na coluna lombar, como vem sendo orientado há mais de 25 anos. Na atualidade, avaliar apenas a densidade óssea,nós estamos fazendo uma análise do tecido ósseo muito restrita.

Sintomas
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente.

Atividade Física
Atividade Física corretamente orientada (por um educador físico), também é usada como parte importante no tratamento e controle da osteoporose, podendo reduzir ou até, estabilizar a perda de massa óssea do indivíduo.
Não levar uma vida sedentária, tomar sol que ajuda na reposição de vitamina D.

Fonte: Wikipédia - Google

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sintomas da Diabete

Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. O diagnostico precoce do diabetes é importante pois o tratamento evita sua complicações.
Quando presentes os sintomas mais comuns são:
  1. Urinar excessivamente, inclusive acordar varias vezes a noite para urinar.
  2. Sede excessiva.
  3. Aumento do apetite.
  4. Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva.
  5. Cansaço.
  6. Vista embaçada ou turvação visual
  7. Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.
No diabetes tipo 2 estes sintomas quando presentes se instalam de maneira gradativa e muitas vezes podem não ser percebidos pelas pessoas. Ao contrário no diabetes tipo 1 os sintomas se instalam rápidamente, especialmente, urinar de maneira excessiva, sede excessiva e emagrecimento. Quando o diagnostico não é feito aos primeiros sintomas os portadores de diabetes tipo 1, podem até entrarem em coma, ou seja perderem a consciência, uma situação de emergência e grave.
Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para realização de exames que esclarecerão o diagnostico.

Fonte:Sociedade Brasileira de Diabetes

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Benefícios de Sorrir!

Confira a seguir 10 maneiras de utilizar seu sorriso como ferramenta para transmitir confiança, sociabilidade e simpatia:

Benefícios do sorriso: 1) Faça os outros confiarem em você

Em um mundo individualista, como fazer para que os outros confiem em você? Um sinal que sugere confiança é o sorriso. Sorrisos genuínos transmitem a mensagem de que os outros podem confiar e cooperar com você. Pessoas que sorriem são consideradas mais generosas, extrovertidas e genuínas. Até economistas consideram que o sorriso teria um valor. Em um estudo feito pelo Journal of Economic Psychology, os participantes estariam 10% mais dispostas a confiar outras pessoas quando estas sorriam.
 
 

Benefícios do sorriso: 2) Ser perdoado

Quando alguém é pego fazendo algum errado, normalmente elas sorriem. Isso traria benefícios? Segundo pesquisadores do Boston College, sim. Pessoas que fizeram algo errado seriam mais bem tratadas por outras se sorrissem. Não importa se é um sorriso falso, miserável ou de real arrependimento, todos funcionam para provocar compaixão.
 
 

Benefícios do sorriso: 3) Recuperar-se de deslizes sociais

Você esqueceu-se de comprar um presente de aniversário para seu parceiro? Esqueceu o nome de algum cliente importante? Machucou uma criança acidentalmente? Se você cometeu algum desses deslizes, o constrangimento é sua principal reação. Segundo Keltner e Buswell, o constrangimento tem a função de tirar as pessoas de situações de aperto social. O sorriso “sem graça” faz com que a pessoa olhe para baixo e talvez de uma risadinha boba. Isso acontece para que os outros tenham compaixão e não considerem o deslize tão grave, perdoando rapidamente.
 
 

Benefícios do sorriso: 4) Por educação

Algumas vezes as pessoas sorriem apenas por educação, para evitar se sentirem mal mais tarde ou causarem algum constrangimento. Em um estudo feito por Lafrance em 1997, os participantes deveriam ficar sérios após ouvir boas notícias de outras pessoas. Mais tarde, eles contaram que se sentiram mal e acharam que a outra pessoa teria uma má impressão.
 
 

Benefícios do sorriso: 5) Sorrir contra dor

Sorrir é uma das maneiras de reduzir o estresse causado por situações ruins. Psicólogos chamam esse sorrido de hipótese do feedback facial. Até sorrisos forçados podem ajudar a melhorar o humor. Mas cuidado: sorrir em situações ruins não causa boas impressões. O pesquisador Ansfield (2007) submeteu um grupo de participantes a vídeos estressantes. Aqueles que sorriram se sentiram melhor que os outros. Porém, foram julgados negativamente pelos outros participantes.
 
 

Benefícios do sorriso: 6) Para concentrar-se

Quando estão nervosas, a atenção das pessoas tende a diminuir. Elas deixam de notar o que acontece ao seu redor e apenas percebem aquilo que acontece bem em sua frente. Sorrir nos faz sentir melhor, o que faz com que nossa flexibilidade e habilidade de pensar holisticamente aumentem. Quando essa hipótese foi estudado por pesquisadores, os resultados mostraram que os participantes que sorriram cumpriram melhor tarefas que requeriam atenção total.
 
 

Benefícios do sorriso: 7) Para atrair parceiros

O sorriso de uma mulher tem efeitos mágicos em homens, acima e além do simples contato visual. Um estudo realizado por Walsh e Hewitt em 1985, estudou como homens abordam mulheres em bares. Quando uma mulher estabelecia apenas contato visual com homens, ela era abordada 20% das vezes. Se a mesma mulher acrescentava um sorriso, ela era abordada 60% das vezes. Quando homens sorriem para mulheres, o efeito é menos mágico. Enquanto o sorriso de uma mulher aumenta sua atratividade, o sorriso de um homem não funciona tão bem. Na realidade, há evidências de que os homens são mais atraentes quando aparentam orgulho e até vergonha, do que quando eles parecem felizes.
 
 

Benefícios do sorriso: 8) Esconder o que você realmente pensa

Psicólogos costumavam pensar que um sorriso genuíno nunca mente. Sorrisos falsos envolvem apenas os lábios, enquanto sorrisos genuínos abrangem também os olhos. Porém, pesquisas recentes sugerem que 80% das pessoas conseguem fingir um sorriso real. Mas não fingir o sorriso não é tão fácil. Os olhos e os lábios devem estar sincronizados. Para os pesquisadores, o sorriso genuíno leva meio segundo para se espalhar por todo o rosto.
 
 

Benefícios do sorriso: 9) Ganhar dinheiro

Os economistas já calcularam o valor de um sorriso, mas será possível ganhar dinheiro com ele? Aparentemente o sorriso de uma garçonete sim. Tidd e Lockard concluíram que garçonetes que sorriam ganhavam mais gorjetas do que as outras. Pessoas que trabalham na área de serviços, como comissárias de bordo, vendedores e recepcionistas são efetivamente pagas para sorrir. Mas cuidado com os excessos, sorrisos em muito falsos podem ter o efeito contrário e provocar possível exaustão e antipatia.
 
 

Benefícios do sorriso: 10) Sorria e (meio) mundo sorri com você

Um dos pequenos e simples prazeres da vida, e que quase não é notado por ser automático, é quando sorrimos e somos correspondidos. Como a maioria das pessoas pode notar, nem sempre são correspondidas. Hinsz e Tomhave pesquisaram a proporção de pessoas que correspondem a um sorriso. Os resultados sugerem que 50% dos sorridentes eram correspondidos.
 
Se nenhum desses estudos fez você sorrir, considere o seguinte: Pessoas que sorriem mais vivem mais. Um estudo feito por Abel e Kruger (2010) pesquisou fotos de jogadores de baseball tiradas em 1952 e percebeu que aqueles que estavam sorrindo viveram até sete anos a mais do que os outros. Agora você tem um motivo para sorrir.
 


Fonte: Universia Brasil

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Vantagens do Pilates

Como surgiu o método Pilates?
O método, que leva o nome de seu idealizador, Joseph H.Pilates, começou como auto treinamento e foi se desenvolvendo até ser utilizado em benefício de outras pessoas. Pilates foi nadador, boxeador, ginasta e artista circense. Durante a primeira guerra mundial, trabalhou com reabilitação física dos feridos e mutilados em combate e foi nesta época que desenvolveu seu trabalho com aparelhos. Esse aparelhos eram camas hospitalares adaptadas para os exercícios. Já em 1940, em Nova York, Pilates ficou famoso com seu trabalho de reabilitação e condicionamento físico para bailarinos profissionais. O método é utilizado até hoje, nas modalidades de solo, bola e aparelhos (estúdio).

Para que serve?
O Pilates é indicado como terapia para reabilitação de diversos problemas ortopédicos, é utilizado também para a correção postural, para o desenvolvimento da percepção corporal e equilíbrio, e como um método de condicionamento corporal e estético eficaz apresentando bons resultados em todos estes aspectos.

E serve para substitui a musculação?
Se o praticante busca uma forma de fortalecer seu corpo e não benefícios estéticos, a resposta é sim. Os exercícios exigem um esforço não somente dos grupos musculares recrutados, mas também de outras regiões, que acabam se exercitando também para ajudar a estabilizar o corpo. No entanto, se o objetivo for ganho de massa muscular, nenhum outro método oferece tanta possibilidade quanto a musculação.
Por Renato Dutra

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Porque fazer Pilates?

Que o Pilates faz bem ao corpo e a mente não é segredo. Mas é bom lembrar quais são esses benefícios. Milhares de pessoas no mundo todo usufruíram ou usufruem da técnica que proporciona condicionamento ao corpo, revitaliza, melhora a força, a flexibilidade, a resistência muscular, ajuda a alinhar a postura, trabalha intensamente a concentração e a respiração.

Mas, além disso, ele ainda favorece o alívio do stress, otimiza o desempenho esportivo, colabora na melhoria do desempenho sPilates - Porque fazerexual. Em resumo o pilates une o condicionamento físico e mental, é mais que uma ginástica, o pilates é uma questão de qualidade de vida.

Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

O pilates é uma opção a mais para as pessoas se cansaram das academias, e sentem necessidade de buscar algo mais harmônico e menos invasivo. A pratica do pilates é recomendável para crianças a partir de 9 anos, sem idade máxima limite. Tantas vantagens se devem ao fato de ser uma atividade que se adapta às características de cada um.

O ideal é praticar o PILATES com a freqüência mínima de 2 vezes por semana, as aulas duram em média 60 minutos são personalizadas, e buscando trabalhar o corpo de acordo com suas fraquezas, desequilíbrios e necessidades particulares.

Os equipamentos são constituídos de molas que podem tanto ajudar no movimento como oferecer resistência a ele. Todos os exercícios são associados à respiração e à contração do abdômen e períneo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos.

"Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você ter um novo corpo”, Joseph H. Pilates.

Fonte: Pure Pilates

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

20 motivos para praticar Pilates

O Pilates é um método de alongamento e condicionamento físico, onde os exercícios usam o peso do próprio corpo para a execução. Ele trabalha o corpo, a mente e, principalmente, a respiração, que é coordenada com cada movimento.
 
Esse método tem seu foco na individualidade. De modo que os exercícios são disciplinados e sempre direcionados para cada pessoa. Por isso o pilates pode ser praticado por todos, pois a aula levará em conta as potencialidades e limitações de cada um.
Para os que estão iniciando, devem ter paciência. Os exercícios embora sejam simples no começo, é preciso dominar a respiração e seus movimentos, para depois começar os mais intensivos.

Esse exercício não promete emagrecimento ou benefícios estéticos, como a aeróbica e a musculação proporcionam. Mas então, para que praticá-lo?
O Pilates promove muitos benefícios, confira:
01. Melhora o controle dos movimentos;
02. Desenvolvimento da percepção do equilíbrio;
03. Aumenta a força muscular;
04. Melhora a respiração;
05. Corrige a postura;
06. Previne e recupera lesões;
07. Aumenta a flexibilidade;
08. Proporciona vitalidade física;
09. Define a musculatura abdominal;
10. Reduz o “stress”;
11. Restaura e alinha a postura;
12. Melhora a mobilidade das articulações;
13. Melhor a circulação sanguínea;
14. Aumenta a coordenação motora;
15. Alivia dores nas costas;
16. Corrige a sobrecarga muscular;
17. Melhora a mobilidade, agilidade e vigor;
18. Age como um complemento ao treino esportivo;
19. Melhora o visual do corpo;
20. "Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo" (Joseph Pilates).

Fonte: Bruna Blauth