quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Congelar alimentos faz mal a saúde?








A comida congelada é o tipo de alimento preferido para quem não tem tempo a perder na cozinha. Pessoas que vivem na correria acabam optando por comprar alimentos congelados ou congelar alimentos como arroz, feijão, carnes e legumes, para esquentar e preparar uma refeição com praticidade e rapidez. 

Apesar disso, esse tipo de comida deve ser consumido com cautela e alguns cuidados são essenciais para que o congelamento seja feito de maneira segura. Segundo a médica ortomolecular Anna Bordini, da Clínica Bertolini, muitos alimentos podem ser congelados, mas não se deve deixar o produto por tempo indeterminado no freezer para que não perca seus valores nutricionais. “Independente do alimento e das condições de armazenamento, a comida não deve permanecer no freezer por mais de três meses. Depois disso, o alimento perde vitaminas e sais minerais”, explica. 

Praticamente todos os alimentos podem ser congelados: carnes, pizzas, sopas, massas, aves, pães, legumes, molhos, bolos, salgadinhos e doces. Eles devem ser congelados na parte de cima do refrigerador em temperatura de -6° C (seis graus negativos). No freezer, a temperatura precisa estar a -18°C (dezoito graus negativos). “Para que os valores nutricionais do alimento sejam preservados é importante assegurar a qualidade do produto, que depende diretamente de como ele foi manuseado antes, durante e depois do congelamento”, destaca a médica. 

Mesmo sendo uma opção prática e rápida, o consumo de congelados em excesso deve ser evitado. “A pessoa deve evitar comer somente esse tipo de refeição e buscar alternativas para alimentar-se com uma comida fresca, preparada na hora”, afirma a médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.