quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Congelamento de alimentos - parte 2

NA HORA DO CONGELAMENTO 



Alguns cuidados devem ser tomados no momento de colocar os alimentos para congelar. A começar pelo recipiente, sendo que o plástico ainda é o material mais indicado, pois evita a contaminação. 
Já o vidro e o saco plástico devem ser evitados, já que um pode quebrar e outro gruda no alimento. O ideal é não misturar alimentos diferentes em um mesmo recipiente na hora de congelar.
“Muitas pessoas congelam legumes e carnes no mesmo potinho para depois preparar a comida. Esse hábito deve ser evitado devido às bactérias encontradas em outros alimentos”, afirma Anna Bordini. 

Se você está na dúvida como congelar frutas, carnes, alimentos pré-preparados, a médica ensina a maneira certa de congelar cada um desses alimentos:







FRUTAS 

Devem ser limpas e os caroços retirados. “O ideal é congelar a porção exata que será consumida posteriormente, sendo que podem ser usadas em preparações como bolos e tortas”, aconselha a médica. 



HORTALIÇAS


Para congelar hortaliças, a médica recomenda uma técnica chamada branqueamento que conversa melhor os valores nutricionais, cor, sabor e textura. “O branqueamento corresponde à lavagem das hortaliças que devem ser separadas em partes. Logo após, é preciso submergir as hortaliças em água fervente e depois em água fria, para que ocorra um choque térmico”, ensina.



CARNES, AVES E PEIXES

As partes consumidas devem ser limpas. Congele apenas a quantidade que será ingerida. 


ALIMENTOS PRÉ-PREPARADOS

Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas e, em seguida, deixe o alimento sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, ponha o alimento no refrigerador e após o resfriamento no freezer.




Fonte: acritica.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.