terça-feira, 2 de abril de 2013

Jabuticaba: benefícios, como consumir?


A jabuticaba, cujo nome em tupi significa “frutas em botão”, é orgulho para o país, pois ela é 100% brasileira. Além de ser deliciosa, ela traz inúmeros benefícios para a saúde humana, sendo ótima para prevenir diversas doenças. Sendo assim, saiba quais são os benefícios e como consumir a jabuticaba.





Casca da Jabuticaba

A antocianidina, também conhecida como vitamina R, é a substância que está presente em maior proporção na casca da jabuticaba. Ela tem a ação 50 vezes mais potente que a vitamina E e 20 vezes mais que a C. Portanto, ela pode ser usada para a reparação dos tecidos ricos em colágeno como as paredes das artérias e a pele do rosto, para a redução da produção de histamina, do colesterol comum e do LDL (mau colesterol) e dos radicais livres.

Além disso, ela ajuda a melhorar a circulação sanguínea periférica, a restaurar a funcionalidade dos capilares e a fortalecer os vasos sanguíneos. Ela ainda protege as células cerebrais, melhora a defesa imunológica, a resistência física e a disposição, a elasticidade muscular e a visão. Os diabéticos também podem usar a jabuticaba para controlarem a taxa de açúcar no sangue e os portadores de câncer, para o combate das células cancerígenas.

Outra substância encontrada na casca da jabuticaba é a pectina, que é uma fibra solúvel. Sendo assim, ela auxilia na velocidade de absorção dos alimentos, sendo indicada para os casos de hipoglicemia, obesidade e diabetes. Ela é ainda responsável pela desintoxicação orgânica, no auxílio ao combate do colesterol alto e na melhora da função da vesícula biliar.








Polpa da Jabuticaba

Entretanto, a polpa da jabuticaba também possui seus benefícios. Ela contém ferro para o combate da anemia, fósforo para ajudar a função no metabolismo energético, vitamina C para infecções e alergias em geral e niacina para pele e músculos saudáveis.

Como consumir a Jabuticaba
Como tanto a casca quanto a polpa são importantes para a manutenção do organismo humano, a melhor forma de consumi-las é em forma de sucos. Para fazê-los, retire o caroço e coloque a casca e a polpa no liquidificador com água. Como a fruta é doce, não é necessário acrescentar açúcar.

Outros modos são: geleia, vinho, licor e xarope. Entretanto, todos os produtos devem, preferencialmente, ser feitos com a fruta fresca, recém-colhida do pé para não perder o seu sabor e nutrientes.

A jabuticaba pode ser consumida diariamente, mas sem o caroço. Portanto, se você tiver um espaço no seu jardim, plante um pé dessa fruta, porque assim, você e a sua família poderão ter vidas muito mais saudáveis.







Fonte: www.mundodastribos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.