quarta-feira, 10 de abril de 2013

Alimentação e atividade física






Ainda são muitas as dúvidas quando o assunto abordado é alimentação e atividade física. O que comer antes e depois? O que comer para ganhar massa muscular? Posso utilizar suplementos?

Nessa matéria vamos tentar esclarecer essas e outras dúvidas de quem faz atividade física e quer saber como aliar atividade física e alimentação, para ter melhores resultados.

- Para ganho de massa muscular é preciso ter uma alimentação específica?

Quando o objetivo é somente ganho de massa magra, sem redução de peso, a alimentação deve ser diferente no que se refere as proteínas, carboidratos e gorduras. E o consumo de calorias deve estar de acordo com as necessidades de cada um, não sendo indicado, nesse caso, um plano alimentar muito restrito em calorias.

- Deve haver alimentação específica quando se quer perder gordura e ganhar massa muscular?

Para o ganho de massa muscular é preciso que haja um consumo de calorias adequado, como já explicado na questão anterior, bem como atividade física específica. Já para o emagrecimento e redução de gordura corporal é preciso um aporte calórico reduzido. Então, você deve ter um aporte adequado de proteína e demais nutrientes, mas a quantidade de calorias deve ser menor, reduzindo o consumo principalmente de gorduras, e o exercício aeróbico deve ser incluído.

- O que comer antes e depois da atividade física quando o objetivo é emagrecer?

É preciso consumir alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, macarrão, torrada, biscoitos) antes da atividade física para fornecer energia para a atividade e iniciar a oxidação da gordura com mais eficiência.

Depois da atividade física, a alimentação deve ser balanceada, com alimentos fonte de carboidratos e também proteínas. As proteínas têm como função recuperar os tecidos musculares que sofreram as pressões da atividade física, e os carboidratos vão recuperar nossa reserva energética.

Alimentos ricos em gordura devem ser evitados, pois não ajudarão nem na recuperação energética, nem na perda de peso. Por demorarem mais para serem digeridas, demandam um trabalho maior do nosso organismo, que vai diminuir a atividade de queima calórica e concentrar-se na digestão da gordura.

- Só é possível ganhar massa muscular com o uso de suplementos?

Se você tem uma alimentação equilibrada, não necessita de suplementos. A maioria dos suplementos é composta de carboidratos, proteínas e aminoácidos, que são nutrientes presentes em quantidade suficiente dentro de uma alimentação saudável.

Para ganhar massa muscular, a única coisa que efetivamente aumenta os músculos é um treino correto.

Mas vale ainda lembrar, que é sempre importante consultar um médico ou nutricionista antes de tomar qualquer suplemento nutricional.



Fonte: Mais Equilíbrio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.