quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Descubra as diferentes modalidades do Pilates

Os exercícios podem ser praticados tanto no solo, quanto em aparelhos e os resultados são semelhantes.
Tanto os exercícios de solo como os de aparelhos estão presentes no repertório originalmente criado por Joseph Pilates. A diferença marcante entre as duas vertentes é a forma de realização dos movimentos. 
Na modalidade de aparelhos utilizam-se grandes equipamentos de madeira e metal com molas, tiras e empunhaduras que em diversos exercícios auxiliam a sua execução. 

No MAT Pilates, como também é conhecido o método realizado no solo, os exercícios exigem um pouco mais do praticante, pois depende unicamente da força do corpo para fazer o movimento. Mas existem acessórios que servem para auxiliar a realização do movimento, bem como modificações no próprio exercício, possibilitando que a modalidade seja praticada também por alunos iniciantes e idosos. 

No MAT pilates diversos grupos musculares são acionados para realizar o movimento e em um mesmo exercício diferentes músculos podem ser alongados e tonificados simultaneamente. Também são trabalhados o equilíbrio, coordenação e concentração, pois vários exercícios são coreografados através de uma junção de movimentos sequenciais. Além disso, é possível desenvolver a consciência corporal, pois exige intenso controle do corpo para a realização correta dos movimentos. 

Ambas as modalidades são exercícios de baixo impacto que respeitam a individualidade de cada aluno. O método proporciona corpos fortes, flexíveis e saudáveis, além de melhora na postura e elegância nos movimentos. 

É preciso ter atenção na hora da escolha do profissional que ministra as aulas, pois para ser um instrutor qualificado no Método Pilates é necessário um longo período de treinamento, além do curso propriamente dito, com várias horas de prática, observação de aulas de instrutores certificados, condução de aulas supervisionadas por instrutores formados e a aprovação em prova de certificação internacional. 



Fonte: Ana Carolina G. Gonçalves - fisioterapeuta (Londrina)
http://www.bonde.com.brVisualizar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.