sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Homens também podem praticar pilates?

De acordo com especialista, o impacto da prática sobre o corpo masculino está na melhoria da força e no aumento da mobilidade.

Geralmente, quando os homens pensam em praticar atividade física, vem à mente os pesos da musculação. Mas já há uma parcela procurando o pilates.

E exatamente pela testosterona, hormônio masculino que possui como uma das características o aumento da massa muscular, deve-se enfatizar a introdução dos exercícios de pilates. 

O impacto da prática sobre o corpo masculino é a melhoria na força e o aumento na mobilidade e no equilíbrio muscular, o que é essencial para as atividades que exigem movimentos assimétricos em esportes, como golfe e tênis. O pilates também neutraliza os efeitos prejudiciais de postura e de movimentos repetitivos desses esportes. 

Os exercícios ajudam ainda aqueles que permanecem sentados por muito tempo no trabalho, sobrecarregando as regiões lombar, torácica e cervical; eles aliviam essas sobrecargas já que os músculos são treinados com alinhamento corporal. Tudo isso sem falar dos resultados estéticos e da melhora na flexibilidade

Para as mulheres há outras vantagens. O pilates auxilia na prevenção de diversos problemas que acometem principalmente o sexo feminino, como osteoporose, perda de força do assoalho pélvico/períneo no pós parto e dor lombar. O trabalho de fortalecimento muscular sem impacto pode retardar a evolução ou até mesmo prevenir o aparecimento da osteoporose naquelas que se predispõem a ela. 

Na perda de força do períneo, o trabalho da musculatura, conhecido como power house, fortalece e tonifica toda a região pélvica, melhorando o desempenho de sua função. Os exercícios corrigem maus hábitos posturais levando a um corpo não somente bem definido, como também elegante e saudável. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.