quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pilates vira mania em Maceió

Técnica terapêutica melhora a qualidade de vida e ajuda na recuperação de lesões
O Pilates é a técnica de condicionamento físico e reabilitação que ganhou as academias do Brasil e se expande em Maceió. Seus exercícios podem trazer grandes benefícios aos atletas de diversas modalidades e, se direcionado para certa modalidade, é um treinamento funcional completo.

O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates, que vivia na Inglaterra e durante a Primeira Guerra Mundial que começou a utilizá-lo com a resistência das molas hospitalares, criando os aparelhos que atualmente são utilizados nas academias. Suas experiências ajudaram a reabilitar os enfermos, feridos e mutilados no conflito.

Esportistas de futebol, vôlei, surfistas e atletas de lutas marciais como Jiu-Jitsu, Karatê, Judô, vem aderindo à técnica tanto para recuperar-se de contusões, como para melhorar a performance no esporte. A instrutora de pilates, Natália Holanda, 30 anos, fez sua formação na técnica há cinco anos e relata as vantagens dos exercícios. “O método trabalha a flexibilidade e a tonificação muscular”, explica Natália, e ressalta a diferença entre a musculação, “na musculação há um aumento da massa muscular, e no pilates, você define a musculatura”.

A empresária Martha Gomes de Barros, 65 anos, conta sua experiência com os exercícios. “Pratico há quatro anos. Melhorei minha postura, equilíbrio e flexibilidade. Já faço ginástica há 30 anos e quando chegou a moda aqui em Maceió resolvi praticar. Melhorei muito minha qualidade de vida”, disse a empresária. A técnica trabalha e beneficia a respiração, concentração, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, alinhamento e consciência corporal, além de ajudar num dos maiores problemas da vida moderna, o stress.

O método é altamente recomendado para quem quer se reabilitar de contusões. As ferramentas do pilates promovem a recuperação mais rápida das lesões, pois trabalha bem a musculatura abdominal, pélvica e lombar. A técnica é indicada também para rompimento de ligamentos, dores nas regiões entre as escápulas, entorse de tornozelo, estiramentos, entre outras.

Virou rotina nas academias da capital desportistas praticar pilates. O número de adeptos nas academias não pára de crescer e a modalidade atrai não só atletas, mas pessoas da terceira idade e crianças, que passaram a ter melhor desempenho corporal e uma nova qualidade de vida através da prática do pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.