segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mistura de tango com pilates conquista argentinos

O pilates virou uma febre. Por toda parte, academias oferecem os exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos, feitos em aparelhos desenvolvidos especialmente para não comprometer as articulações.

A técnica, que pretende harmonizar corpo e mente, foi inventada pelo alemão Joseph Pilates, no inicio do século vinte. Mais ou menos na mesma época em que o tango dava os primeiros passos nos subúrbios de Buenos Aires

Quase um século depois, uma empresária argentina decidiu juntar as duas coisas. “O tangolates agrega movimentos cardiovasculares, aeróbicos”, diz Tamara di Tella, dona de uma rede de academias em Buenos Aires.

Tamara patenteou a marca. Hoje tem franquias na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. A base do tangolates é um aparelho, que permite dezenas de movimentos lentos e respirados e também longos e elegantes passos de tango.

O tangolates começou em um hospital público de Buenos Aires. Foi fazendo exercícios, aproveitando o ritmo forte e marcado do tango, que muitos pacientes passaram a ter uma vida melhor.

Aqui são tratados pacientes com sérios distúrbios neurológicos, muitos vítimas de Alzeimer, ou do Mal de Parkinson, a maioria com mais de 60 anos.

A música ajuda a recuperar as duas coisas que lhes falta: a coordenação e o ritmo.

Médicos dizem que muitos pacientes não perderam a capacidade de fazer os movimentos. Só não lembram de como fazê-los. Mas o ritmo forte da música lhe devolve a lembrança.

“Graças ao tango, mexemos as pernas muito bem” diz Pepita, que quase não andava. “Tangopilates nos faz um bem enorme, quando deixamos retrocedemos e por isso não queremos parar”.

“Eu antes pintava e não podia mexer as mãos para pintar”, lembra Noemi. “Agora faço uns quadros maravilhosos”, afirma.

Em uma das sessões não tem dança, os exercícios são com bolas, aparelhos e música. Mas, no fim, Alina tira Tamara pra dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.