terça-feira, 27 de março de 2012

Janaina Jacobina diz não fazer dieta


A apresentadora Janaina Jacobina, ex-A Fazenda, é capa da revista Tua Dieta de março. Ela posou de maiô engana-mamãe para a publicação. Em entrevista, a loira contou os segredos da boa forma. "Não faço dieta. Na minha cabeça, não existe balança e caloria", disse.
"Se tenho vontade de comer uma coxinha, como. Por outro lado, diariamente tomo sucos 'saladas' misturo beterraba, cenoura, laranja, acerola, espinafre, às vezes mudo, acrescento uma fruta diferente. Tenho esse hábito desde a infância. Estou fazendo uma reeducação alimentar, com o intuito de pensar na minha saúde a médio e longo prazo", acrescentou.
Atividade física também não falta no seu dia a dia. "Gosto muito de me exercitar. Quando tenho tempo, costumo malhar todos os dias, às vezes, três horas. Faço yoga, power jump, esteira, corrida e treinamento funcional. O ano passado, comecei a levar a sério as aulas de Pilates e consegui um resultado muito rápido e eficaz", afirmou.
A Apresentadora também é capa da Revista Original Pilates, onde comenta sobre sua experiência com Pilates.

Fonte: Terra

quinta-feira, 22 de março de 2012

Prática de Pilates aumenta estatura

Uma das práticas para melhorar a postura e alonga a coluna em até 3 cm está na prática do pilates, de acordo com a professora Roberta Rubaudo.  

- No pilates são trabalhados o transverso abdominal (músculo mais profundo que responde pela sustentação da coluna) e o assoalho pélvico através de exercícios que controlam a respiração.

Segundo dados do Ibge (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os estatura média do brasileiro está em torno de 1,70 para homens e 1,65 para mulheres. Porém, os maus hábitos diários, como postura relaxada em frente ao computador, sentar na  ponta do sofá, assistindo novela, mochila pesada, compromete a estrutura óssea e pode até reduzir as medidas. 

Veja exemplos de exercícios que podem ser praticados em casa: 
1.Sente-se sobre os ísquios (ossos que constitui a zona inferior da pélvis) com as pernas estendidas para frente mantendo a coluna alinhada. Braços estendidos para frente na linha do ombro, inspire na preparação do movimento. Expire realizando a contração abdominal e comece a enrolar o tronco para frente para alongar a coluna e as pernas. Inspire de novo e expire desenrolando a coluna ate voltar à posição inicial.  

Frequência: repita 10 vezes. 

2. Deitado com os joelhos flexionados, braços estendidos para o teto, mantendo-os na linha dos ombros, inspire na preparação para o movimento e expire realizando uma flexão do tronco mantendo a lombar apoiada. Puxe o ar novamente e solte-o descendo o tronco até voltar à posição inicial. 

Frequência: repita 10 vezes.


Fonte: R7

terça-feira, 20 de março de 2012

Vida mais saudável: Adele começa a praticar Pilates

Adele: Um novo estilo de vida
A estrela britânica contratou um personal trainer para perder peso e diminuir dois números do seu manequim.

Adele estaria tendo aulas duas vezes por semana, além de ter parado de fumar.

Segundo o tabloide britânico The Sun, a cantora tomou a decisão depois de passar por uma cirurgia na garganta no ano passado que a obrigou a cancelar apresentações. Ela também começou a fazer Pilates, uma recomendação do apresentador e amigo Alan Carr. 

"Adele encontrou muito mais energia agora que parou de fumar", disse uma fonte à publicação. "Ela realmente quer se tornar mais saudável, agora que meio caminho já foi andado. Ela sempre teve curiosidade em relação ao Pilates, mas, até há pouco, não havia tempo nenhum."

No entanto, a artista de 23 anos teria dito a amigos que não pretendia passar uma impressão errada aos seus fãs . Em uma outra entrevista, Adele disse: "Eu nunca quis parecer com as modelos nas capas das revistas. Eu represento a maioria das mulheres e tenho muito orgulho disso" 


Fonte: Vagalume

segunda-feira, 19 de março de 2012

Sete problemas causados pelo uso de roupas apertadas

Você vira de costas e olha o bumbum no espelho: perfeito, sem nenhuma sobra de tecido. Nas pernas, a mesma coisa, coxas e penas desenhadas dentro da sua calça jeans. Com ou semstrecht, o modelo ideal deve se ajustar perfeitamente ao corpo, como tivesse sido costurado nele. A vaidade, no entanto, pode custar mais caro do que você imagina.

Varizes, dificuldades de digestão, cansaço fora do normal e problemas ligados aos órgãos sexuais são alguns dos riscos que você corre ao privilegiar as peças justas no guarda-roupa. Atente-se às dicas do dermatologista Gilvan Alves, de Brasília, da nutricionista Karina Gallerani, do ginecologista Odair Albano, do Hospital Maternidade de Campinas, e do angiologista Augustus César de Araújo, de Brasília.



Circulação sob risco 
As roupas apertadas podem dificultar o retorno do sangue venoso, que passa muito tempo nos membros inferiores. Essas roupas geram compressões, ao longo da perna e na região abdominal, sem uma graduação adequada.  



Varizes 
Elas prejudicam principalmente as mulheres. Isso porque a progesterona, um dos hormônios femininos, causa a dilatação das veias além do calibre normal. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 17% da população sofre com problemas vasculares, as varizes entre eles. Quando você usa roupas apertadas, prejudica sua circulação, aumentando as estatísticas. Principalmente se há casos de varizes na sua família ou se você toma algum tipo de contracepção hormonal, prefira peças mais larguinhas.



Celulites Não é que as roupas apertadas causem celulites. Mas elas retardam o tratamento ou favorecem o surgimento dos furinhos. Quando há formação dos nódulos de gordura, causadores de celulite, a circulação sanguínea fica prejudicada nestas regiões. Se você usa roupas apertadas, prejudica ainda mais a passagem do sangue, agravando o quadro. Ou seja, a celulite de grau 1 evolui para grau 2 e assim por diante. 


Respiração Roupas muito apertadas ou um cinto ajustado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo. Resultado: você pratica a chama respiração curta na maior parte do dia, ou seja, a inspiração só chega até a parte alta do tórax. Com isso, as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente e seu corpo acumula mais gás carbônico, que é tóxico e acelera a oxidação das células, provocando o envelhecimento. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade: portanto, livre-se das roupas apertadas quando precisar de calma.   


Dores nas costas 
Acha que não tem nada a ver? Então compare, marcando suas sensações por dois dias seguidos. Num, use uma combinação bem justa e, no outro, escolha um modelo que deixe seu corpo bem à vontade. A diferença é notável: vestindo peças que restringem seus movimentos, você é obrigado a sobrecarregar os músculos e as vértebras para realizar atividades que, normalmente, nem exigiriam tanto esforço. Com o quadril comprimido, sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos. O mesmo vale para as camisas que impedem os braços de se mexerem-se: por causa disso, os ombros encerram o dia com uma sensação de peso e, às vezes, até ardência e formigamento.  



Digestão 
O problema, neste caso, deve-se principalmente às calças e cintos que apertam demais sua barriga. Após as refeições, seu estômago dilata-se (é nele onde ocorre parte da digestão, graças à ação dos ácidos presentes ali). No entanto, a pressão das roupas pode fazer com que os ácidos do estômago refluam para o esôfago, causando azia e refluxo. 



Saúde sexual
 Entre as mulheres, o uso de roupas apertadas pode favorecer o corrimento. Com a umidade e a temperatura alta, a região genital torna-se propícia ao desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar doenças como a candidíase. Nos homens, o risco em vestir calças e cuecas apertadas demais está em afetar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos, além de causar dor nos testículos.  



Fonte: Yahoo Minha Vida

sexta-feira, 16 de março de 2012

Caminhada + pilates: a combinação perfeita para secar gordura e chapar a barriga


Calçar o tênis e sair andando já está de bom tamanho (a gente concorda que é bem difícil encaixar a atividade física na rotina). Mas fique sabendo que os mesmos 30 minutos de caminhada podem render muito mais benefícios se você der atenção especial à sua postura. “Se a coluna estiver curvada, a barriga solta e os ombros tensos, há uma sobrecarga muscular – em pouco tempo, o cansaço e as dores aparecem”, adverte Ivo Moraes da Silva, professor de quality run, programa voltado para a corrida na esteira, da academia Competition, em São Paulo. “Mas ao caminhar alinhada, o peso do corpo fica bem distribuído, um número maior de músculos são recrutados, o que proporciona aumento do gasto calórico e excelente definição muscular”, acrescenta o professor. Só que não basta encolher a barriga e estufar o peito feito general para desfilar uma boa postura. A grande sacada é fortalecer o abdômen, o verdadeiro responsável por um porte elegante – durante a caminhada e fora dela. “Não é à toa que, no pilates, chamamos toda a região que compreende os músculos abdominais e a lombar de core ou de centro de força do nosso corpo. O trabalho com foco nesse cinturão ajuda a harmonizar automaticamente o movimento das pernas e dos braços, além de exercitar intensamente a barriga”, ressalta Alfonso Carrillo, professor do The Pilates Studio, da academia Ecofit, também em São Paulo. A solução para melhorar o seu desempenho ficou clara: combinar numa aula inédita e exclusiva a consciência corporal (e a barriga lisinha) que os exercícios de Pilates garantem com um treino básico, mas superdinâmico, de caminhada. É o caminho certo para atingir o seu objetivo.


Força na barriga com 15 minutos de Pilates

Fazendo estes exercícios quatro vezes na semana antes de caminhar, você será capaz de deixar o corpo alinhado naturalmente. São movimentos que vão ensinar a contrair o abdômen de forma eficiente — primeiro deitada, depois sentada e, por fim, em pé como na hora da caminhada. Sempre que ler ACIONE O CENTRO DE FORÇA, imagine que o seu corpo é uma ampulheta e que, a cada expiração, a cintura se afina tal qual o formato desse tipo de relógio. Isso ajuda o tronco crescer, ficar alongado. Para completar, pense no seu umbigo “colando” nas costas como se você estivesse fechando o zíper de uma calça justa. “Fique sempre atenta ao centro de força. Só assim dá para tirar proveito máximo da aula”, completa o professor Alfonso Carrillo.


Monotonia, + resultado na caminhada


Esta planilha é especial para acabar com o efeito platô — aquela dura realidade na qual o exercício estaciona. O treino muda todo dia e ora dá ênfase à parte aeróbica, ora exige força nas pernas. “Você vai variar o tempo, a intensidade e o tipo de terreno para turbinar o desempenho e acabar com a preguiça”, explica o professor Ivo Moraes da Silva. As inciantes devem diminuir a parte principal da tabela para 15 minutos. Se estiver escolada na malhação, aumente para 45 minutos. Tanto faz andar na rua ou na esteira. Mais importante: agora que já sabe como ACIONAR O CENTRO DE FORÇA, ative-o durante a caminhada e sinta, na barriga, a diferença.

Fonte: Boa Forma

quinta-feira, 15 de março de 2012

Programação

Confira a nossa agenda de cursos para Março e Abril de 2012!

Vídeo: Turma de Pilates Evolution -Canoas/RS - Fevereiro 2012

Confira o vídeo da turma do Curso de Pilates Evolution- bola e faixa elástica que ocorreu em Canoas/RS nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro com as instrutoras Renata Castellani e Solaine Perini.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Você malha só para emagrecer? Saiba mais 9 razões se exercitar

Se você faz parte das mulheres que acreditam que malhar só serve para perder peso e fazerem os homens se interessarem mais por você, está enganada. O exercício físico praticado com regularidade pode melhorar a pele, o humor e, acredite, até a carreira.
A atividade física não é somente o último recurso quando a dieta não funciona. Na verdade, ir a uma aula de ioga, praticar spinning, pilates, ou qualquer outro tipo de modalidade colabora na prevenção de várias doenças físicas e psicológicas, além de ser excelente remédio para tratar a falta de sono, ausência de concentração e dores mesntruais ou os sintomas da famigerada TPM.
Apesar de não substituir as consultas regulares a um médico, descubra outros nove bons motivos para começar a malhar, que não seja somente diminuir os ponteiros da balança, de acordo com o site Huffpost Healthy Living.


Saúde do coração
O exercício faz o coração bombear sangue, já que o órgão nada mais é do um músculo. O resultado? Um coração mais forte e saudável. Aproveite, já que números do Ministério da Saúde mostram que em 2009 (último dado consolidado), o Brasil teve 319 mil óbitos causados por doenças cardiovasculares, o equivalente a 31% das mortes naquele ano.
Melhora da performance no trabalho
Há vários estudos que fazem uma relação direta da prática de atividade física com o aumento da produtividade no trabalho. Alguns pesquisadores acreditam que o exercício possibilita a chance de limpar a mente, enquanto outros pensam que o principal motivo são as endorfinas liberadas, fazendo com que a pessoa se sinta mais preparada para assumir novas tarefas.
Ossos mais fortes
Sua malhação inclui treinamento com peso? Se não, você deveria repensar o fato. Se quiser ter ossos fortes e saudáveis com o passar da idade o levantamento de peso pode ajudar na luta contra a osteoporose, além de agregar massa magra ao organismo.
Pele mais clara
É inevitável, malhar é sinônimo de suar. Mas vai além. A verdade é que, à medida que você lava o rosto com um produto que limpa a pele após o exercício, há um aumento de fluxo sanguíneo na sua face, fazendo com que haja uma liberação da sujeira após a transpiração. O resultado é uma redução da acne.
Mais energia
Você pode até se sentir muito feliz por ter resistido a uma aula exercícios pesados sem sucumbir. Mas um dos maiores benefícios da atividade física é o aumento da energia que vem depois. Pessoas que malham regularmente relatam menos fadiga e um acréscimo geral de energia. E quem não quer isso?
Melhora do sono
O que mais o exercício pode fazer? Ao malhar de três a cinco vezes na semana há uma melhora da qualidade do sono de diversas maneiras. Primeiro, você respira com maior regularidade. Em segundo lugar, o seu corpo está mais cansado, então você dorme profundamente. Nem o vizinho mais bagunceiro conseguirá acordá-lo.
Menos dias doentes
Sabe aquele colega de trabalho que raramente fica doente? A menos que a pessoa tenha uma genética fantástica, o segredo está na prática de atividade regular e moderada, fazendo com que seu corpo esteja mais preparado para combater o resfriado comum, gripe e outros problemas. Mas não exagere, malhação em excesso pode deixá-la doente.
TPM
Os exercícios podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM, como dores e as flutuações de humor.
Você mais feliz
O fato é que, mesmo se você odeia se exercitar, provavelmente se sentirá muito bem depois de suar. Isso porque o cérebro libera endorfinas, proporcionando uma melhora do humor por horas e até dias. Além disso, à medida que você fica mais forte e saudável, torna-se confiante e com a autoestima lá em cima. Não perca tempo e já para a malhação.

terça-feira, 6 de março de 2012

Curso de Pilates Original em SÃO PAULO

Curso de Pilates Original - Fase I que ocorrerá nos finais de semana de 27 de Abril a 13 de Maio em São Paulo.

Aproveite, matricule-se já!


*clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 5 de março de 2012

Conheça o rolo, acessório que ajuda nos abdominais e alongamentos


Antigamente, ele só aparecia nos estúdios de Pilates, mas agora virou um acessório facilitador das aulas de abdominais e alongamento.
Leve pesa em torno de 600 gramas e com 90 cm de cumprimento e 15 de diâmetro, o rolo pode ser utilizado numa grande variedade de exercícios trabalhando força, controle e coordenação motora.
Outro benefício do rolo é que ele ajuda a dar instabilidade aos movimentos, o que intensifica a malhação. Não é possível manter o equilíbrio sobre o rolo se algum movimento for realizado de forma errada, o que provoca uma maior conscientização corporal.
As aulas tem uma hora de duração e são formadas por séries de poucas repetições - no máximo dez por tipo de exercício.
Os movimentos devem ser executados de forma mais lenta, com o objetivo de levar o praticante a controlar a postura, o que também intensifica os resultados.
O assessório não é aconselhado a quem sofre dor lombar, problemas nos ombros, está com sobrepeso, pois pode provocar lesões.
Fonte: R7