segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Exercícios físicos ajudam no tratamento de problemas na coluna

A busca pelo bem-estar através do esporte já é uma prática bastante difundida. Mas, e quando se tem problemas de saúde ou restrições de mobilidade, os exercícios podem ajudar na recuperação e no desenvolvimento dessas pessoas? Ao contrário do que muitos pensam o exercício físico - mesmo no caso de pessoas com problemas de coluna - acompanhado por profissionais ajuda a reabilitar pacientes nessas condições, além de oferecer bom condicionamento.

O pilates, tratamento criado na década de 20 e muito desenvolvido e aperfeiçoado nos dias de hoje, atrai cada vez mais pacientes em clínicas de fisioterapia. A técnica consiste em tratamento, que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura adequada e alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora profunda.

As atividades realizadas pelo pilates são indicadas como extensão do tratamento de Reequilíbrio da coluna vertebral, no qual o fisioterapeuta utiliza aparelhos para promover ganho de força muscular, alongamento e resistência da musculatura profunda da coluna, que tem a função de promover a estabilização e boa postura.

Outros exercícios também podem ser realizados, mesmo que o paciente tenha passado por uma cirurgia ou por tratamentos intensos, desde que acompanhados por especialistas. Os exercícios vão depender do tipo e tamanho da lesão. No geral, o paciente deve evitar exercícios e esportes que envolvam muitas rotações de tronco, flexão constante da coluna lombar e impacto.
Segundo Rodrigo Garcia, fisioterapeuta do Instituto RV - especializado no tratamento de coluna - a flexibilidade para fazer exercícios varia conforme o tipo de cirurgia que o paciente foi submetido. “Se o paciente realizou uma grande intervenção como a artrodese lombar [fixação de 2 ou mais vértebras] ele fica limitado para todas as atividades que envolvem flexão e rotação lombar [esse é um dos poucos casos em que muitas atividades serão contra-indicadas]. No entanto, cirurgias mais simples têm uma limitação menor e devem ser avaliadas caso a caso” – completa.
Desta forma, uma pessoa que se submete ao tratamento conservador de coluna com bom resultado terá um prognóstico melhor no que se refere às limitações pós-cirúrgicas. “Geralmente é solicitado ao paciente que faça um acompanhamento com terapias posturais e que trabalhe a musculatura vertebral como no pilates e na musculação. Uma vez que a musculatura estiver equilibrada e o problema mecânico restaurado, o paciente terá poucas contra-indicações com relação à atividade física”, explica Rodrigo Garcia.

Em ambos os casos é importante que as pessoas que passaram por um processo cirúrgico tenham em mente que a atividade física deverá ter retorno gradativo, com ausência de dor e com a musculatura estabilizadora da coluna ativada constantemente para prevenir novas lesões.

“O fato de o paciente ter uma lesão na coluna não significa que ele não possa praticar esporte. Na maioria das vezes, se o paciente fizer um tratamento bem feito é possível que ele volte ao esporte normalmente, assim como praticava antes da lesão. Temos pacientes que tinham hérnias extrusas, que são difíceis de tratar, e que hoje jogam futebol”, finaliza Garcia.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pilates vira mania em Maceió

O Pilates é a técnica de condicionamento físico e reabilitação que ganhou as academias do Brasil e se expande em Maceió. Seus exercícios podem trazer grandes benefícios aos atletas de diversas modalidades e, se direcionado para certa modalidade, é um treinamento funcional completo.

O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates, que vivia na Inglaterra e durante a Primeira Guerra Mundial que começou a utilizá-lo com a resistência das molas hospitalares, criando os aparelhos que atualmente são utilizados nas academias. Suas experiências ajudaram a reabilitar os enfermos, feridos e mutilados no conflito.

Esportistas de futebol, vôlei, surfistas e atletas de lutas marciais como Jiu-Jitsu, Karatê, Judô, vem aderindo à técnica tanto para recuperar-se de contusões, como para melhorar a performance no esporte. A instrutora de pilates, Natália Holanda, 30 anos, fez sua formação na técnica há cinco anos e relata as vantagens dos exercícios. “O método trabalha a flexibilidade e a tonificação muscular”, explica Natália, e ressalta a diferença entre a musculação, “na musculação há um aumento da massa muscular, e no pilates, você define a musculatura”.

A empresária Martha Gomes de Barros, 65 anos, conta sua experiência com os exercícios. “Pratico há quatro anos. Melhorei minha postura, equilíbrio e flexibilidade. Já faço ginástica há 30 anos e quando chegou a moda aqui em Maceió resolvi praticar. Melhorei muito minha qualidade de vida”, disse a empresária. A técnica trabalha e beneficia a respiração, concentração, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, alinhamento e consciência corporal, além de ajudar num dos maiores problemas da vida moderna, o stress.

O método é altamente recomendado para quem quer se reabilitar de contusões. As ferramentas do pilates promovem a recuperação mais rápida das lesões, pois trabalha bem a musculatura abdominal, pélvica e lombar. A técnica é indicada também para rompimento de ligamentos, dores nas regiões entre as escápulas, entorse de tornozelo, estiramentos, entre outras.

Virou rotina nas academias da capital desportistas praticar pilates. O número de adeptos nas academias não pára de crescer e a modalidade atrai não só atletas, mas pessoas da terceira idade e crianças, que passaram a ter melhor desempenho corporal e uma nova qualidade de vida através da prática do pilates.



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Exercícios de pilates para a coluna


Siga as instruções e aprenda exercícios de pilates para praticar em casa e aliviar as dores nas costas.
A má postura no dia-a-dia por causa danos à coluna, e para combater este incômodo, o pilates possui técnicas apropriadas que ajudam a aliviar as dores através do condicionamento físico e reeducação postural.
Além disso, promove o fortalecimento e alongamento da musculatura do corpo todo de forma equilibrada. O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Mas, antes de iniciar os exercícios, é fundamental uma avaliação física.
Alguns exercícios de pilates para a coluna podem ser feitos em casa, mas quem tem algum tipo de problema na coluna deve ter atenção redobrada e acompanhamento de um profissional qualificado monitorando os exercícios para evitar lesões sérias.
Para que os exercícios sejam feitos corretamente e tenha ótimos resultados, é preciso usar a faixa elástica para pilates, também conhecida como theraband, ou uma toalha dobrada no sentido do comprimento.
Siga as instruções e aprenda a fazer quatro exercícios de pilates para a coluna. Pratique em casa para aliviar as dores na coluna.

Primeiro exercício:


O primeiro exercício é para alongar a musculatura posterior da coxa e perna. Deitada, posicione a faixa ou a toalha dobrada no pé direito e alongue toda a musculatura posterior da perna direita. Mantenha a perna de base bem estendida no colchonete, os ombros bem relaxados e a cabeça bem apoiada. Mantenha a posição por aproximadamente um minuto, respirando livremente. Repita o mesmo movimento com a outra perna.

Segundo exercício:


Ainda deitada, coloque a faixa na região das canelas. Eleve o tronco e segure a faixa entre as pernas. Faça um movimento semelhante ao de bombeamento com os braços, inspirando e expirando em cinco tempos, repetindo este ciclo respiratório dez vezes. Os abdominais devem estar bem acionados mantendo o umbigo “colado” à coluna.

Terceiro exercício:


Este exercício é conhecido como roll down. Sentada e com a coluna bem ereta, passe a faixa na sola dos pés, unindo bem os membros inferiores. Segure a faixa próxima aos tornozelos e expirando levemente, comece a deitar devagar. Execute este movimento segmentando todas as vértebras da coluna. Expire levemente e volte à posição sentada e ereta devagar, repetindo este movimento de quatro a cinco vezes.

Quarto exercício:


Para terminar os exercícios de pilates para a coluna, faça o squat. Fique em pé em cima da faixa, com os pés um pouco afastados. Segurando uma ponta da faixa em cada mão, desça o quadril em direção ao chão, inclinando levemente o tronco para frente e eleve os braços até a altura dos ombros aumentando a tensão na faixa. Expire enquanto fazer o movimento e inspire enquanto volta à posição inicial. Repita o exercício de cinco a oito vezes. Não se esqueça de manter a coluna sempre ereta e os abdominais acionados.


Fonte:Dicas de Mulher

Postura alinhada com pilates.

Basta observar por alguns instantes os ovens sentados nas salas de aula, ou nas praças de alimentação dos shoppings centers, para perceber que a postura deles não está das melhores.

A falta de massa muscular faz com que os adolescentes fiquem com os ombros e a barriga para frente, o que provoca a má postura. 

Os exercícios físicos, de uma maneira geral, ajudam a melhorar este problema por causa do alongamento.

Entre as alternativas, a prática do pilates é uma das mais indicadas por médicos.
Se o dano não for corrigido na juventude, sérios problemas podem ser desenvolvidos durante a vida adulta e numa idade mais avançada. 

“Os exercícios do pilates focam os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a espinha. Garantem ótima postura, músculos firmes, autocontrole e articulações saudáveis.

No tratamento da correção postural, com três semanas de prática, já é possível mensurar os benefícios, inclusive com acompanhamento fotográfico”, explica o fisioterapeuta Sérgio Machado.

De acordo com Machado, o sedentarismo é uma das principais causas da degeneração do disco lombar. A coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, é muito trabalhada durante o pilates.
“A coluna funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro, e por isso precisa de movimentação e de exercícios, em todos os estágios da vida, para manter a sua função, inclusive na adolescência”, conclui o especialista. Ele recomenda a prática do pilates, pelo menos, três vezes por semana.

Fonte: http://www.gaz.com.br

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pilates traz benefícios a pessoas com Síndrome de Down

Entre os ganhos estão o ajuste postural, o controle do equilíbrio e da coordenação motora. O aspecto lúdico é trabalhado durante as sessões.
Conhecido por trabalhar o reequilíbrio corporal e a reeducação postural, o método pilates vem sendo utilizado como forma de tratamento para pessoas com Síndrome de Down. Estes pacientes sofrem de atrasos motores, o que faz com que sejam necessários ajustes posturais, controle dos equilíbrios estático e dinâmico, além de melhoria da coordenação motora ampla e fina e da sensibilidade tátil.

Como o pilates é uma disciplina que se concentra nos músculos, peças-chave para a boa postura, o método é largamente indicado aos pacientes com Síndrome de Down, devido ao fato de estas pessoas apresentarem a chamada hipotonia, que é a falta de tônus muscular, o que causa a flacidez.

Assim, o pilates pode ter um papel importante no objetivo de estimular a força muscular, a flexibilidade, a correção postural e o equilíbrio, além de reduzir o risco de lesões. De acordo com a fisioterapeuta Sylvia Borboni, o ideal é que o trabalho seja realizado com atendimento individual ao paciente considerado especial. "Mesmo que existam mais pacientes em uma sala, a atenção à pessoa com a Síndrome de Down deve ser reforçada para que haja suporte ao equilíbrio."

O diferencial de uma aula de pilates para pessoas especiais é o aspecto lúdico. "Eles costumam se distrair com muita facilidade, então, lançamos mão de atividades dinâmicas e de equipamentos que despertam o interesse, como é o caso da bola, por exemplo." O pilates utiliza, ainda, bastões, faixas elásticas e tábuas de equilíbrio, que trabalham o ajuste postural.

Os exercícios desenvolvidos são semelhantes aos praticados por pessoas que não têm a síndrome, contudo, as cargas utilizadas são mais leves.





quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pilates substitui o exercício aeróbico? Marcio Atalla responde

O pilates substitui o exercício aeróbico?
Não, o Pilates não substitui um trabalho aeróbico, mesmo sendo uma atividade onde a respiração é muito importante. O pilates vai tonificar seus músculos, melhorar sua postura e sua flexibilidade. Se o praticar de maneira regular, você vai colher os mesmos benefícios de qualquer atividade física feita com regularidade: melhora da auto-estima, do humor, da qualidade do sono e redução do estresse e da ansiedade.

Qual a melhor opção de atividade física para quem está sedentário há muito tempo?
O principal é iniciar uma atividade física que lhe dê prazer e que seja de intensidade moderada, já que está há muito tempo parada. O ideal é introduzir aos poucos atividades que melhorem sua condição cardiorrespiratória, como a caminhada ou uma corrida leve, por exemplo. Existem outras opções como natação, bicicleta, pilates, musculação, etc.
O importante é respeitar seus limites, e para isso é bom fazer uma avaliação médica e outra funcional. Dessa forma, você vai conhecer sua real condição física e contar com uma orientação mais personalizada de um professor de Educação Física.

Se eu usar faixa modeladora todos os dias vou conseguir perder umas gordurinhas na barriga?
Com certeza não! Não é o uso de cinta que vai fazer você perder um grama sequer de gordura. Ao usar a cinta, você fica com a cintura mais fina e modelada pela compressão da cinta. Ao tirá-la, volta tudo ao normal, e com riscos de sofrer uma pressão excessiva no fluxo sanguíneo do abdome, o que não é nada bom. O que vai fazer você emagrecer é gastar mais calorias do que consome, e a maneira mais saudável de conseguir isso é através de atividade física regular e alimentação equilibrada.









segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Claudia Jimenez divulga fotos durante aula de Pilates

Claudia Jimenez é uma das famosas que, a cada passo que dá, divulga para todo mundo através do twitter. Na tarde do dia 22/10/2010, a atriz publicou fotos dela e de seu instrutor fazendo exercícios de Pilates.

“Hoje foi Pilates, com meu querido Thiago!”, escreveu Claudia no microblog sobre a atividade física do dia.

A atriz estava nos aparelhos para a atividade física que trabalha métodos de alongamento e regiões musculares. Claudia usava uma calça legging preta e uma camiseta branca larguinha, além dos óculos de sol para posar para as fotos.

“Isso alonga a gente, é uma delícia!”, escreveu minutos depois do primeiro tweet sobre o outro aparelho em que fazia o exercício.







quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pilates: equilíbrio entre corpo e mente

A Associação Brasileira de Pilates divulgou o método Pilates Original para a Revista 360º, matéria publicada na Edição de Janeiro de 2011.