quinta-feira, 7 de julho de 2011

O que é Pilates, afinal?

A Atividade física que vem ganhando destaque nos últimos anos e obtendo cada vez mais espaço nas academias pelos resultados que apresenta e por ter se tornado atividade preferida de muitas celebridades.

Apesar desse crescimento, ainda há dúvidas sobre os objetivos do método e a forma como é empregado. Desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, consiste em um sistema de reforço e alongamento muscular. Com ele é possível melhorar a força, a flexibilidade, o alinhamento corporal, além de ganhar uma musculatura mais definida e tonificada.

Sua criação teve influência direta de posturas utilizadas no Hatha Yoga, nos exercícios Gregos e Romanos, bem como na meditação.
São exercícios onde são utilizadas molas e o próprio peso corporal para criar a resistência, que podem ser realizados no solo e também nos aparelhos.  Uma grande vantagem do método é a ativação de vários grupos musculares ao mesmo tempo. 
 
Também chamado de exercício inteligente, utiliza-se alguns princípios para a realização: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento. Para Joseph Pilates, o mais importante não é o que se faz, mas como se faz, por isso a ênfase no controle da respiração e na concentração. As aulas devem ser realizadas em ambiente tranqüilo, onde o aluno possa concentrar-se completamente nos movimentos a fim de melhor atingir os objetivos. 
 
Trata-se de uma atividade capaz de atingir pessoas de várias idades e diferentes níveis de condicionamento físico, trazendo benefícios de acordo com a necessidade individual.  Por ser realizada em pequenos grupos e contar com atenção direta do professor, permite que sejam traçadas metas específicas para cada aluno.  O método também pode ser utilizado para reabilitação e em grupos saudáveis.
 
O Pilates apresenta uma variação enorme de movimentos, são centenas de exercícios catalogados, o que faz com que cada aula seja diferente, evitando assim a monotonia. Vale ressaltar que Pilates não emagrece, já que não se trata de um exercício aeróbico. Suas principais metas são a melhoria da força e da flexibilidade. Segundo Joseph Pilates, “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo”. Não é ótimo?

     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.