sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pilates na Gestação

Há tempos atrás, a gravidez era considerada como sendo o período em que a mulher precisava ter certos cuidados hoje considerados fora de propósito. 


Mulheres em período gestacional recebiam orientações quanto a permanecer em repouso, evitar esforços físicos, e alimentar desejos extravagantes, além de liberdade para abusar de alimentos pouco saudáveis, gordurosos e doces. 


Agora, a palavra de ordem é gravidez saudável; o culto ao corpo de forma moderada é até benéfico. As recomendações, não somente para gestantes, mas para todas as pessoas em geral, são cultivar bons hábitos que incluem: alimentação balanceada e exercícios físicos moderados, mas constantes, que garantam uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.

O Pilates está entre as modalidades de exercícios recomendados para esse período, pois ao contrário do que se acredita, grávidas podem usufruir da prática, à exceção daquelas que se encontram em gravidez de risco, ou tiveram algum tipo de complicação que devam seguir recomendações médicas de repouso, a fim de evitar maiores consequências.



É importante que o ginecologista esteja ciente da prática dos exercícios e que seja consultado quanto à sua liberação (o instrutor de Pilates deve exigir isso de sua aluna). Acreditava-se que o Pilates era contraindicado para gestantes, devido a sua propaganda estar muito voltada a “malabarismos” nos aparelhos e na bola, e também pela sua grande ênfase na contração abdominal. Na verdade, o Pilates pode ser adequadamente adaptado para a gravidez, desde que não sejam realizados certos exercícios, tais como os abdominais. 


É importante ressaltar que a gestante não deve ser colocada em posições que causem muito desequilíbrio, para evitar risco de quedas, mas os exercícios de braço estão muito bem indicados, já que fortalecem a região dando boas condições à futura mamãe de carregar seu filho no colo. Pernas também estão liberadas para serem trabalhadas, a fim de se evitar dores articulares que possam vir em função do sobrepeso, que acomete a mulher durante esse período.

Os exercícios de alongamentos devem ser priorizados, pois na gravidez, em função do aumento abdominal, o peso da mulher se desloca todo para a frente, alterando o seu centro de gravidade, aumentando a curvatura fisiológica da coluna, e causando dores.

Os exercícios abdominais e a mobilidade da coluna serão, naturalmente, praticados durante os exercícios de braços, de pernas, e através da respiração característica do método.

O Pilates auxiliará a gestante no período pós-parto, facilitando o retorno mais rápido do abdômen, e diminuindo a flacidez característica deste período.

Cabe ressaltar que é necessário que o ginecologista esteja de acordo com a prática do Pilates. O ideal é que ele mande uma liberação por escrito para que o instrutor saiba do andamento da gestação. Se a aluna suspeita que está grávida, ela deve avisar imediatamente o instrutor, mesmo que ainda não tenha feito nenhum exame para comprovação, para que se evite certos exercícios, garantindo uma gestação sem sustos. Entretanto, deve-se salientar que se a gestante nunca praticou nenhum tipo de exercício físico, é melhor não escolher essa técnica para iniciar. Espere o término da gestação, e aí sim procure um Estúdio de Pilates para praticar.
Fonte: http://www.corposaudavel.com.br/atividade-fisica/2

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Alessandra Ambrosio é fotografada em aula de pilates.

Alessandra Ambrosio revelou um de seus segredos para manter o corpo sempre em forma.


A modelo brasileira, que integra o time de angels da grife de lingerie Victoria's Secret, foi fotografada por paparazzi durante uma aula de pilates em uma academia de Santa Monica, na Califórnia, no último sábado (23).

Mesmo com a agenda atribulada, Alessandra sempre consegue um tempo para se exercitar e também para brincar com a filha pequena, Anja Louise. 

No final de semana, o stylist Matheus Mazzafera divulgou em seu blog oficial fotos da top durante uma tarde em um parque ao lado da garotinha.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Frases de Joseph Pilates

1) “Nem muito pouco, nem em excesso.”

2)“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”

3)"Respeite seu próprio ritmo.”

4)“Se aceite da forma que você é.”

5)“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”

6)“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”
“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”

7)“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”

8)“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”

9)“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

10)"Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas"

11)"Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente. "

12)"Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes". Joseph Pilates 1965- 86 anos de idade.

13)"Um velho sem flexibilidade é um velho, um velho com flexibilidade é um jovem."

14)“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito”

15)"Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você ter um novo corpo"


Joseph Pilates


quinta-feira, 7 de julho de 2011

O que é Pilates, afinal?

A Atividade física que vem ganhando destaque nos últimos anos e obtendo cada vez mais espaço nas academias pelos resultados que apresenta e por ter se tornado atividade preferida de muitas celebridades.

Apesar desse crescimento, ainda há dúvidas sobre os objetivos do método e a forma como é empregado. Desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, consiste em um sistema de reforço e alongamento muscular. Com ele é possível melhorar a força, a flexibilidade, o alinhamento corporal, além de ganhar uma musculatura mais definida e tonificada.

Sua criação teve influência direta de posturas utilizadas no Hatha Yoga, nos exercícios Gregos e Romanos, bem como na meditação.
São exercícios onde são utilizadas molas e o próprio peso corporal para criar a resistência, que podem ser realizados no solo e também nos aparelhos.  Uma grande vantagem do método é a ativação de vários grupos musculares ao mesmo tempo. 
 
Também chamado de exercício inteligente, utiliza-se alguns princípios para a realização: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento. Para Joseph Pilates, o mais importante não é o que se faz, mas como se faz, por isso a ênfase no controle da respiração e na concentração. As aulas devem ser realizadas em ambiente tranqüilo, onde o aluno possa concentrar-se completamente nos movimentos a fim de melhor atingir os objetivos. 
 
Trata-se de uma atividade capaz de atingir pessoas de várias idades e diferentes níveis de condicionamento físico, trazendo benefícios de acordo com a necessidade individual.  Por ser realizada em pequenos grupos e contar com atenção direta do professor, permite que sejam traçadas metas específicas para cada aluno.  O método também pode ser utilizado para reabilitação e em grupos saudáveis.
 
O Pilates apresenta uma variação enorme de movimentos, são centenas de exercícios catalogados, o que faz com que cada aula seja diferente, evitando assim a monotonia. Vale ressaltar que Pilates não emagrece, já que não se trata de um exercício aeróbico. Suas principais metas são a melhoria da força e da flexibilidade. Segundo Joseph Pilates, “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo”. Não é ótimo?

     



terça-feira, 5 de julho de 2011

Em recuperação no Timão, Adriano faz pilates e trabalho na piscina.


Atacante já pode fazer treinos com maior carga depois de ter retirado a proteção no tendão do pé esquerdo.Não são apenas os jogadores à disposição de Tite que sofreram nesta terça-feira com intensos trabalhos físicos pela manhã, no CT Joaquim Grava, em São Paulo.


Depois de passar o fim de semana com a família, no Rio de Janeiro, o atacante Adriano intensificou as atividades de recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo, realizada em 20 de abril.
O jogador retirou a bota imobilizadora no dia 3 de junho e passou a uma nova fase do tratamento. Sem a proteção, o atleta foi liberado para exercícios de pilates, utilizando um elástico em uma prancha móvel, e outro na piscina do centro de treinamentos alvinegro. Ele foi acompanhado pelo fisioterapeuta Caio Mello.
Neste período, a fisioterapia é mesclada com trabalhos para a perda de peso, principalmente o “transport”, aparelho que ajuda a evitar um grande impacto no local operado. Nas contas do departamento físico, o Imperador precisa perder cerca de 10kg para ter condições de atuar.


Ainda não há previsão para que Adriano faça treinos no gramado. Ele só será liberado depois que a musculatura estiver adequada para suportar os movimentos, evitando assim possíveis novas lesões.
Em uma avaliação do médico Joaquim Grava, responsável pela intervenção cirúrgica, o centroavante só poderá jogar a partir do mês de setembro. A diretoria de futebol chegou a cogitar a antecipação para agosto, mas o corpo clínico do clube descartou essa possibilidade.