quarta-feira, 2 de março de 2011

Verdades sobre a questão Pilates x Escoliose

O Pilates como recurso terapêutico do portador de escoliose é sim viável e traz grandes benefícios

Quem garante é a professora de Pilates Rúbia Rodrigues da Costa. A especialista adverte porém, que o praticante deve-se respeitar o grau dos desvios posturais para saber se há ou não indicação deste método para cada paciente.

A escoliose é uma condição que envolve curvatura lateral e rotacional complexa e deformidade na espinha. Geralmente a escoliose é classificada como congênita, juvenil, adolescente, adulta ou neuromuscular.

O portador, de acordo com a professora Rúbia pode até não queixar-se de sintomas e apenas perceber alteração na sua postura, mas é muito comum dores localizadas e de sintomas associados como dormências, queimação, marcha alterada, que podem sim evoluir para sintomas mais intensos e mais difíceis de serem tratados.

“O Pilates tem a capacidade de oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionando melhor alinhamento vertebral, reduzindo as tensões musculares e compressões discais devido a maior flexibilidade adquirida pelo corpo”, disse. A restrição que se faz a prática do pilates como método de reabilitação dos portadores de escoliose, continua ela, baseia-se no grau da lesão, na intensidade dos sintomas, nos fatores adicionais a esta lesão (como osteoporose, por exemplo) e na capacidade de execução dos exercícios pelo paciente, sem que haja sobrecarga ou dor.

“Se ao final da primeira aula ele se sente bem, está apto a continuar no programa, respeitando sempre os limites principalmente dolorosos deste indivíduo. Os benefícios adquiridos com o Pilates sem dúvida serão muito gratificantes”, arrematou. 

Fonte:http://www.jornalaraxa.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.