quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Newsletter Edição Setembro - 2008


A COLUNA VERTEBRAL SAUDÁVEL



A coluna saudável é capaz de realizar diversos movimentos como: Flexão, extensão, flexão lateral e rotação. Os músculos e ligamentos produzem alterações no posicionamento das vértebras, enquanto os discos intervertebrais absorvem os impactos e auxiliam na flexibilidade.

CUIDADOS COM A POSTURA

Movimentos inadequados associados com a falta de consciência corporal geram efeitos prejudiciais e cumulativos na coluna. Os ossos e articulações começam a se degenerar e os músculos tornam-se fracos e perdem a flexibilidade.
ALERTA!

Muitos problemas na coluna lombar são resultados de danos ao músculo transverso do abdome e multifido lombar. Estes músculos têm um papel importante na manutenção da estabilidade e no alinhamento ideal da coluna vertebral.
Lesões nos membros inferiores, diminuição da flexibilidade dos músculos ísquios-tibiais e glúteos, estão entre os causadores dos problemas na coluna.
Uma lesão resulta em alterações na postura do indivíduo e produz efeitos reflexos em outras áreas da coluna vertebral, como a coluna torácica (onde as costelas estão conectadas) e a coluna cervical.

PILATES

O Método Pilates é altamente eficaz no alívio e na prevenção de muitos problemas de coluna vertebral e musculoesqueléticos, corrigindo os desalinhamentos do corpo, além de proporcionar uma exploração profunda, eficiente e consciente dos movimentos.
A essência do método PILATES ORIGINAL produz efeito duradouro no corpo pelo acesso ao sistema nervoso. O cérebro reprograma o movimento e a atividade para libertar o corpo da dor e dos sintomas relacionados, mas se o corpo, comandado pela mente, não realizar uma mudança permanente em seu funcionamento, os sintomas retornarão. Atingir essa mudança exige um alto nível de consciência corporal e autoconhecimento.
A prática regular dos exercícios do Método Pilates aumenta a resistência dos músculos transverso do abdome e multifidos lombares. Estabiliza a coluna e a cintura pélvica em todas as atividades da vida diária, seja nas posições estáticas e dinâmicas, de baixo impacto (sentar) ou atividades que exijam habilidades (correr). É fundamental na prevenção de dores na coluna.


Autora: Solaine Perini – Fisioterapeuta crefito 94026
Presidente da ABP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.