HISTÓRICO
Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 próximo à cidade de Dusseldorf na Alemanha. Devido à sua frágil saúde na infância (asma, febre reumática, bronquite e raquitismo), Pilates dedicou-se ao estudo do corpo humano com a determinação de melhorar sua saúde e sua condição física. Na adolescência propôs-se a limpar o jardim de um vizinho em troca de poder desfrutar de sua vasta biblioteca, o que fez de Pilates um auto-didata, aprofundando seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e Medicinas Oriental e Ocidental. Tendo em vista o estudo e a prática da construção de um corpo forte e sadio, Joseph se tornou perito em várias práticas esportivas como mergulho, boxe, esqui e ginástica artística, iniciando assim a formação de sua filosofia, procurando o perfeito equilíbrio entre corpo e mente.
Em 1912, aos 32 anos, Pilates se tornou boxeador profissional e foi à Inglaterra onde trabalhou como instrutorde defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard). Passado algum tempo, Joseph juntamente com seu irmão juntou-se a uma trupe de circo e saiu em turnê pela cidade de Londres, quando em 1914 eclodiu a Primeira Guerra Mundial e Joseph e seus amigos foram reclusos em um campo de concentração, por serem considerados inimigos estrangeiros.
Neste período, Pilates continuou desenvolvendo seu Método e ensinou a seus colegas de confinamento sua técnica de exercícios, mais tarde, quando foi transferido a outro campo de concentração em Lancaster, trabalhou como enfermeiro e começou a desenvolver os primeiros protótipos de seus equipamentos. Utilizando a resistência das molas das camas dos enfermos, Joseph reabilitava-os, tonificando seus músculos antes mesmo que eles pudessem se levantar.
Em 1918 estourou a epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) causando milhares de mortes por toda a Inglaterra, porém nenhum dos enfermos sob o tratamento de Pilates foi infectado. Finalizada a guerra, Pilates retornou a Alemanha e deu continuidade ao desenvolvimento de seu Método, chamando a atenção de nomes importantes das técnicas de movimento como Rudolf Von Laban e Hanya Holm e também de atletas de alto nível, como o campeão dos pesos pesados Max Schmeling.
Em 1923, Joseph Pilates partiu rumo à Nova Iorque nos EUA acompanhando Schemeling. Na viagem de navio conheceu a enfermeira Clara, que incorporou os conceitos e exercícios ao Método, afim de beneficiar ainda mais os praticantes enfermos. Joseph e Clara acabaram casando-se mais tarde e decidiram abrir uma academia juntos e se estabeleceram na Oitava Avenida no mesmo prédio do New York City Ballet, o que atraiu a atenção de grandes nomes dança da época, como Martha Graham e George Balanchine (fundador da Escola Americana de Ballet e diretor da Companhia New York City Ballet).
Na década de 60, discípulos de Pilates começaram a abrir seus próprios estúdios, alguns como Romana Kryzanowska se mantiveram fiéis a forma original de ensinamentos, e outros como Carolla Frier, Ron Fletcher, Kathy Stanford-Grandt, Eve Genry acrescentaram seus próprios conhecimentos aos princípios que receberam. Joseph Pilates faleceu aos 87 anos em 1967, quando ao tentar salvar seus equipamentos de um incêndio em sua academia, inalou uma grande quantidade de gases tóxicos. Clara deu continuidade a seu trabalho, ministrando aulas até 1970, vindo a falecer em 1977.
Joseph Hubertus Pilates editou dois livros:
1. Your Health – compêndio de filosofia – 1934;
2. Return to Life Through Contrology – exercícios no colchonete – 1945.
PRINCÍPIOS
Os princípios desenvolvidos por Joseph Pilates, tem como objetivo aprimorar o treinamento dos exercícios do Método, podem ser aplicados nas atividades de vida diárias, bem como na função laboral.
BREATH - Respiração
Os exercícios são realizados no ritmo respiratório. Devemos inspirar num grau de esforço suficiente para oxigenar o sangue e músculos, enfatizando a expiração: force todo ar velho para fora de seus pulmões, como você “torce uma toalha molhada”. Não devemos prender a respiração durante os exercícios, mesmo num grau maior de dificuldade. Inspire completamente pelas narinas e expire com a boca semi-aberta.
CONCENTRATION - Concentração
Todos os movimentos são realizados conscientemente utilizando a inteligência, intuição, imaginação, vontade e memória produzindo um diálogo interno. O controle dos movimentos dependerá da capacidade de aprendizagem de conduzir todas as posições e movimentos.
CONTROL - Controle
Joseph Pilates denominou o Método “Contrology”, “A Arte da Contrologia”. Os movimentos iniciam no centro e devem ser realizados com concentração e o controle vai sendo adquirido com a prática, não deixando a gravidade interferir.
CENTERING - Centralização
Todos os movimentos iniciam e são mantidos pela “Casa de Força”. A “Casa de Força”, foi definida por Joseph Pilates “Power House”. Correspondente a moldura ou caixa que são duas linhas retas que correm perpendicularmente a linha central: de ombro a ombro e de quadril a quadril.
PRECISION - Precisão
Os exercícios devem ser realizados com precisão e dinamismo para usufruir completamente todos os benefícios. Pense na qualidade e não na quantidade, prestando muita atenção nos detalhes, executando os movimentos o mais perfeito possível sem oscilações.
FLOW - Fluido
Execute os movimentos de forma harmoniosa e com fluidez. O movimento deve ser contínuo, não devemos fragmentar nem isolar os movimentos, especialmente na transição de um exercício para outro.
O método original, desenvolvido por Joseph H. Pilates, baseia-se em um sistema de condicionamento físico que consiste em um número exato de exercícios, com uma ordem específica e um número determinado de repetições. Tudo isto têm um porque, nada é aleatório. Em 1945 ele publicou isto no livro: “Volte à vida pela Contrologia”.
Joseph Pilates deixou registrado o seu pensamento de que o método estava 50 anos à frente do seu tempo. Acreditando na efetividade do método às necessidades atuais da população, a ABP (Associação Brasileira de Pilates) estimula a prática baseada na metodologia clássica desenvolvida por Joseph Pilates.
A ABP convida a todos os interessados no método, sejam praticantes, profissionais ou escolas de certificação a conhecer e participar do curso de formação clássica. Orienta que a pesquisa e a produção científica são fundamentais para a garantia da qualidade dessa preciosa metodologia.
Por isso deixamos a porta aberta para todos que desejam se aprofundar e contribuir com o Pilates Original.
Solaine Perini
Fisioterapeuta
Presidente - ABP
CREFITO-5: 94.026-F
ABP também está on line! Nos procure em nosso perfil do orkut - ABP Pilates - e em nosso MSN: msn_abp@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.