segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Novos velhos são exemplo de vitalidade e saúde


Dona Canô, com 102 anos, faz exercícios todos os dias e diz que o segredo da longevidade é não se indignar.

O que dizer de uma centenária cheia de alegria e disposição?
“Eu gosto dos exercícios. Faz as pernas de uma vez, depois faz a outra. Nos braços, até maromba eu faço", avisa Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia.

São três sessões de Pilates por semana. Não parece, mas Dona Canô já fez 102 anos. Com uma saúde de dar inveja. Uma lucidez...
“Meu conselho para viver muito é não ficar se indignando por tudo. Qualquer coisa se revolta. Aí já vai perdendo a saúde. Qualquer coisa que abala o coração a saúde sente", opina Dona Canô.

Fonte: Matéria do Jornal Bom dia Brasil - Edição do dia 23/10/09

sábado, 24 de outubro de 2009

10º Fitness Brasil


A ABP enviou representantes ao evento HSRA, realizado no Transamérica Expo - São Paulo, entre os dias 22 à 24 de outubro de 2009. A presidente da ABP, Solaine Perini acompanhou o evento e as novidades que foram apresentadas juntamente com o secretário Geral da ABP e representante da OPA (Original Pilates Aparelhos).

Vejam as fotos do evento:







segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Perfil do mês





Patrícia Holman, diretora e responsável técnica da Fisiomais, é fisioterapeuta, formada pela PUC-MG e especializada em Fisioterapia Dermato-Funcional, pela Gama Filho. É certificada em Pilates pelo CGPA (SP), pela phiPILATES (SP) e ainda Pilates on the Ball (Colleen Craig). Tem formação em RPG e Reeducação Postural na Bola. Possui outra certificação (em andamento) com o curso Intensive Mat Plus de formação, pela internacional Stott Pilates.

Fonte: Grupo Mineiro de Pilates (GMP)



"Para aqueles que procuram a longevidade, o Pilates é a melhor escolha. Sempre me surpreendi com a grande variedade de exercícios, a dinâmica da aula e os benefícios decorrentes do método. Além de condicionamento físico, é um ótimo instrumento na reabilitação, proporcionando bem-estar e incorporando a consciência corporal. O mais impressionante é não haver limite de idade para a sua prática, um método realmente para todos".

sábado, 3 de outubro de 2009

6º Polestar International Conference


A presidente da ABP - Solaine Perini, participou da 6º Polestar International Conference, realizada em Salvador/BA, entre os dias 1º à 3 de outubro de 2009. Os membros da ABP: Fabiana de Mattos Pestana, Eveline Jorge de Lima e Carlos Eduardo também estiveram presentes no evento.

Confira algumas fotos do evento:









domingo, 27 de setembro de 2009

ABP no Running Show


A Associação Brasileira de Pilates (ABP) esteve presente no Running Show. O evento ocorreu entre os dias 24 e 27 de Setembro de 2009 na Bienal Ibirapuera , na cidade de São Paulo - SP.
O fisioterapeuta Eduardo Freitas da Rosa representou a ABP divulgando a Metodologia Original do Pilates proferindo uma palestra para o público em geral.

A ABP aproveitou a oportunidade para divulgar cursos de formação na Metodologia Original do Pilates para profissionais de educação física e fisioterapeutas interessados em ingressar na área e também aos profissionais com formação em Pilates Contemporâneo que desejam consolidar seus conhecimentos a partir da Metodologia tradicional proposta porJoseph Pilates.

A Original Pilates Aparelhos (OPA) em pareceria com a ABP, expôs equipamentos, oportunizando todos os participantes praticar os exercícos criados por Joseph Pilates.
Os praticantes foram encaminhados para as clínicas,academias e consultórios dos associados da ABP de acordo com a região solicitada.

Abaixo algumas fotos do evento:












sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Newsletter Edição Setembro - 2009

HISTÓRICO

Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 próximo à cidade de Dusseldorf na Alemanha. Devido à sua frágil saúde na infância (asma, febre reumática, bronquite e raquitismo), Pilates dedicou-se ao estudo do corpo humano com a determinação de melhorar sua saúde e sua condição física. Na adolescência propôs-se a limpar o jardim de um vizinho em troca de poder desfrutar de sua vasta biblioteca, o que fez de Pilates um auto-didata, aprofundando seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e Medicinas Oriental e Ocidental. Tendo em vista o estudo e a prática da construção de um corpo forte e sadio, Joseph se tornou perito em várias práticas esportivas como mergulho, boxe, esqui e ginástica artística, iniciando assim a formação de sua filosofia, procurando o perfeito equilíbrio entre corpo e mente.
Em 1912, aos 32 anos, Pilates se tornou boxeador profissional e foi à Inglaterra onde trabalhou como instrutorde defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard). Passado algum tempo, Joseph juntamente com seu irmão juntou-se a uma trupe de circo e saiu em turnê pela cidade de Londres, quando em 1914 eclodiu a Primeira Guerra Mundial e Joseph e seus amigos foram reclusos em um campo de concentração, por serem considerados inimigos estrangeiros.
Neste período, Pilates continuou desenvolvendo seu Método e ensinou a seus colegas de confinamento sua técnica de exercícios, mais tarde, quando foi transferido a outro campo de concentração em Lancaster, trabalhou como enfermeiro e começou a desenvolver os primeiros protótipos de seus equipamentos. Utilizando a resistência das molas das camas dos enfermos, Joseph reabilitava-os, tonificando seus músculos antes mesmo que eles pudessem se levantar.
Em 1918 estourou a epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) causando milhares de mortes por toda a Inglaterra, porém nenhum dos enfermos sob o tratamento de Pilates foi infectado. Finalizada a guerra, Pilates retornou a Alemanha e deu continuidade ao desenvolvimento de seu Método, chamando a atenção de nomes importantes das técnicas de movimento como Rudolf Von Laban e Hanya Holm e também de atletas de alto nível, como o campeão dos pesos pesados Max Schmeling.
Em 1923, Joseph Pilates partiu rumo à Nova Iorque nos EUA acompanhando Schemeling. Na viagem de navio conheceu a enfermeira Clara, que incorporou os conceitos e exercícios ao Método, afim de beneficiar ainda mais os praticantes enfermos. Joseph e Clara acabaram casando-se mais tarde e decidiram abrir uma academia juntos e se estabeleceram na Oitava Avenida no mesmo prédio do New York City Ballet, o que atraiu a atenção de grandes nomes dança da época, como Martha Graham e George Balanchine (fundador da Escola Americana de Ballet e diretor da Companhia New York City Ballet).
Na década de 60, discípulos de Pilates começaram a abrir seus próprios estúdios, alguns como Romana Kryzanowska se mantiveram fiéis a forma original de ensinamentos, e outros como Carolla Frier, Ron Fletcher, Kathy Stanford-Grandt, Eve Genry acrescentaram seus próprios conhecimentos aos princípios que receberam. Joseph Pilates faleceu aos 87 anos em 1967, quando ao tentar salvar seus equipamentos de um incêndio em sua academia, inalou uma grande quantidade de gases tóxicos. Clara deu continuidade a seu trabalho, ministrando aulas até 1970, vindo a falecer em 1977.

Joseph Hubertus Pilates editou dois livros:
1. Your Health – compêndio de filosofia – 1934;
2. Return to Life Through Contrology – exercícios no colchonete – 1945.

PRINCÍPIOS
Os princípios desenvolvidos por Joseph Pilates, tem como objetivo aprimorar o treinamento dos exercícios do Método, podem ser aplicados nas atividades de vida diárias, bem como na função laboral.

BREATH - Respiração
Os exercícios são realizados no ritmo respiratório. Devemos inspirar num grau de esforço suficiente para oxigenar o sangue e músculos, enfatizando a expiração: force todo ar velho para fora de seus pulmões, como você “torce uma toalha molhada”. Não devemos prender a respiração durante os exercícios, mesmo num grau maior de dificuldade. Inspire completamente pelas narinas e expire com a boca semi-aberta.

CONCENTRATION - Concentração
Todos os movimentos são realizados conscientemente utilizando a inteligência, intuição, imaginação, vontade e memória produzindo um diálogo interno. O controle dos movimentos dependerá da capacidade de aprendizagem de conduzir todas as posições e movimentos.

CONTROL - Controle
Joseph Pilates denominou o Método “Contrology”, “A Arte da Contrologia”. Os movimentos iniciam no centro e devem ser realizados com concentração e o controle vai sendo adquirido com a prática, não deixando a gravidade interferir.

CENTERING - Centralização
Todos os movimentos iniciam e são mantidos pela “Casa de Força”. A “Casa de Força”, foi definida por Joseph Pilates “Power House”. Correspondente a moldura ou caixa que são duas linhas retas que correm perpendicularmente a linha central: de ombro a ombro e de quadril a quadril.

PRECISION - Precisão
Os exercícios devem ser realizados com precisão e dinamismo para usufruir completamente todos os benefícios. Pense na qualidade e não na quantidade, prestando muita atenção nos detalhes, executando os movimentos o mais perfeito possível sem oscilações.

FLOW - Fluido
Execute os movimentos de forma harmoniosa e com fluidez. O movimento deve ser contínuo, não devemos fragmentar nem isolar os movimentos, especialmente na transição de um exercício para outro.
O método original, desenvolvido por Joseph H. Pilates, baseia-se em um sistema de condicionamento físico que consiste em um número exato de exercícios, com uma ordem específica e um número determinado de repetições. Tudo isto têm um porque, nada é aleatório. Em 1945 ele publicou isto no livro: “Volte à vida pela Contrologia”.
Joseph Pilates deixou registrado o seu pensamento de que o método estava 50 anos à frente do seu tempo. Acreditando na efetividade do método às necessidades atuais da população, a ABP (Associação Brasileira de Pilates) estimula a prática baseada na metodologia clássica desenvolvida por Joseph Pilates.
A ABP convida a todos os interessados no método, sejam praticantes, profissionais ou escolas de certificação a conhecer e participar do curso de formação clássica. Orienta que a pesquisa e a produção científica são fundamentais para a garantia da qualidade dessa preciosa metodologia.

Por isso deixamos a porta aberta para todos que desejam se aprofundar e contribuir com o Pilates Original.

Solaine Perini
Fisioterapeuta
Presidente - ABP
CREFITO-5: 94.026-F

ABP também está on line! Nos procure em nosso perfil do orkut - ABP Pilates - e em nosso MSN: msn_abp@hotmail.com


domingo, 26 de julho de 2009

Newsletter Edição Julho - 2009

Método PILATES na Revista Revide TEEN

Saiu nessa semana, na Revista Revide TEEN de Ribeirão Preto/SP, uma matéria sobre o Método Pilates ORIGINAL, realizada com Educador Físico Leonardo Mazzer Buzzatto (com formação em Pilates pela ABP) e da sua aluna Michelle Angotti. Confiram abaixo a matéria:



O método criado por Joseph Pilates caiu no gosto dos jovens atletas. O que mais tem agradado esse público é a possibilidade de trabalhar o corpo como um todo em uma série de exercícios e o desafio proporcionado em cada nível da prática. A possibilidade de melhorar a postura também chamou a atenção dos praticantes.
Com interesse em melhorar o desempenho no bale, a estudante Michelle Angotti, de 18 anos, começou a praticar Pilates. Satisfeita, a estudante não troca o exercício por nenhuma outra modalidade. "Minha resistência e flexibilidade estão muito melhores", comenta a aluna, que há seis meses faz aulas duas vezes por semana.
O método, que não tem restrições, traz como principais benefícios a flexibilidade, o alongamento, o alinhamento corporal e o equilíbrio. Além disso, ajuda a manter a forma e melhora a concentração dos praticantes. "O Pilates trabalha com a força do corpo e o alongamento, através de molas. Por isso, não há exercicios com impacto", acrescenta Leonardo Buzzatto, proprietário do Pilates Studio Leonardo Mazzer e instrutor do método.
De acordo com a professora Carla Priscilla de Almeida, é muito comum pais de adolescentes procurarem o Pilates devido a má postura de seus filhos. "Muito tempo em frente ao computador ocasiona vícios de postura e um dos objetivos do método é ajudar também na reeducação postural", complementa a profissioprofissional do Studio Vera Scatena.
A jovem Victoria Guimarães de Oliveira, de 14 anos, reconhece que a sua postura melhorou depois que começou a praticar os exercícios, mas assume que não foi esse o motivo para procurar as aulas. "A minha curiosidade foi despertada porque várias pessoas famosas fazem Pilates. Quis conhecer e adorei", conta a praticante, que faz aulas há um ano e meio. Acompanhando a estudante, a instrutora Carla ressalta que quanto mai s exercícios aeróbicos o atleta agrupar, mais rápido será o resultado. Para isso, Victoria faz junto com Pilates caminhada na esteira. Atleta assídua, a adolescente diz que sente-se bem praticando exercícios e percebe a falta que eles fazem quando ela não pode ir à aula.
Outro benefício proporcionado pela prática é a melhoria da concentração. "Os exercícios têm intensidade e é necessário prestar atenção em cada movimento. Por isso, o Pilates desenvolve a paciência, a tranquilidade e a concentração", declara Leonardo. Para Michelle, o mais interessante das aulas são os desafios. "O exercício fica mais intenso conforme vou dominando. Assim, cada aula é uma surpresa", conclui.

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS
O Pilates é um método de condicionamento físico e mental, desenvolvido no início do século XX, por Joseph Pilates. Trata-se de um programa de exercícios direcionado aos músculos essenciais para a postura, ajudando a manter o corpo equilibrado. Os exercícios do Pilates ensinam a consciência da respiração, o alinhamento da espinha e o fortalecimento dos músculos.
A técnica tem como principal componente a associação do trabalho concêntrico, excêntrico e controle neuromuscular, o que permite o melhor ganho de força, flexibilidade e estabilização dinâmica, favorecendo, dessa forma, uma grande eficácia na reorganização musculoesquelética.





quarta-feira, 8 de julho de 2009

Semana SIPAT BANRISUL


As fisioterapeutas Bárbara Schaefer e Solaine Perini representaram a Associação Brasileira de Pilates no evento da Semana da Saúde do Banrisul 2009. Foi proferida a palestra sobre O Método Original Pilates e logo após os funcionários tiveram a oportunidade de praticar os exercícios.

Confira as fotos abaixo:


domingo, 7 de junho de 2009

16º Convenção Saúde Sport Fitness

A presidente da Associação Brasileira de Pilates Solaine Perini, marcou presença na 16ª Convenção Saúde Sport Fitness realizada de 4 à 7 de junho de 2009 na cidade de Porto Alegre. Ela realizou o curso "Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental - Reorganização Postural" - Profª Inelia Garcia.

Veja as fotos do evento:









Inelia Garcia e Solaine Perini - Presidente da ABP

sábado, 2 de maio de 2009

A ABP em eventos da UNESP em Rio Claro/SP

No dia 30 de abril até o dia 02 de maio, a ABP esteve presente no "XII Simpósio Paulista da Educação Física", evento realizado na UNESP de Rio Claro/SP. Nele foram divulgados e apresentados as utilidades do Método Pilates, através de uma palestra, exibições de exercícios e aparelhos em estandes dentro do campus universitário da UNESP.

Confira as fotos da palestra:




Confira as fotos dos aparelhos da OPA:












quarta-feira, 8 de abril de 2009

Newsletter Edição Abril - 2009

PILATES ORIGINAL

Pilates Original é a exata metodologia ensinada à Mary Pilates, pelo seu tio Joseph Hubertus Pilates e para a sua aluna Romana Kryzanowska no seu estúdio em Nova Iorque (NY). Mary foi instruída diretamente pelo tio Joseph trabalhando junto a ele, recebendo suas orientações enquanto treinava seus alunos. Após sua morte, as duas continuaram fiéis ao método, dando prosseguimento ao trabalho desenvolvido por ele, em seu próprio estúdio.
O fato é que só há uma forma verdadeira de Pilates, o método original ensinado por Joseph. Com o passar dos anos, desmembraram o método em muitos estilos diferentes, independentemente do original.
Alguns instrutores e ginastas estão chamando o que fazem de Pilates, mas na verdade estão ensinando yoga, ginástica, ou estão tirando pedaços do método e misturando às suas práticas rotineiras de trabalho.
Se não for exatamente o que Joseph ensinou em seu estúdio em NY não é Pilates. O resultado pode ser variável, imprevisível e até mesmo nenhum.

ESTILOS DE PILATES
Isso existe? Qual a diferença entre eles?
Muitos estúdios reivindicam ensinar o método em suas próprias versões e vendem seus produtos como os melhores meios de ensinar Pilates. Que contradição? Será que há o tipo certo e o errado de ensinar Pilates?
Joseph H. Pilates, desenvolveu um sistema de condicionamento físico com uma técnica que consiste em um número exato de exercícios, com uma ordem específica e um número determinado de repetições. Tudo isto têm um porque, nada é aleatório. Em 1945 ele publicou isto em um livro: "Volte à vida pela Contrologia".
Durante vários anos alguns estudantes do Método Original abriram seus próprios estúdios, dando prosseguimento à arte de ensinar Pilates. Dois dos mais famosos alunos de Joseph Pilates que continuaram ensinando o método Pilates original são Romana Kryzanowska e Ron Fletcher. Após a morte de Joseph Pilates, sua mulher Clara continuou tocando o estúdio. Em seguida passou para as mãos de Romana que assumiu o estúdio no ano de 1970, época em que ficou conhecido por "The Pilates Studio".
Romana e sua filha Sári, atualmente continuam treinando as pessoas, com o único e mais importante legado: preservar o Método Original, como foi concebido por Joseph Hubertus Pilates. Mary Pilates se dedica atualmente a manter intacto o Método Original deixado por ele. Na época em que Mary era instrutora no estúdio em Nova York. Romana era aluna do seu tio. Fred Pilates, irmão de Joseph e pai de Mary, foi quem projetou e fabricou os aparelhos e a maioria dos equipamentos que se encontram até hoje no estúdio de Pilates, atualmente gerido por Romana em NY.
Fred também teve um estúdio em Saint Louis no estado de Missouri, em meados de 1900. Mary cresceu fazendo e ensinando Pilates, e também se envolveu nos projetos e na fabricação dos equipamentos, junto a seu pai.
Ela treinou e certificou uma pequena elite de instrutores de Pilates original, a exata metodologia ensinada pelo seu tio Joseph com as técnicas que ele usava também para orientá-la, enquanto ensinava junto a ele em seu estúdio. Adicionalmente, ela certificou outros estúdios nos Estados Unidos.
"Os Estilos"
Pilates Clássico é um termo genérico usado para descrever o método ensinado e praticado pelo próprio Joseph Hubertus Pilates. Existem discordâncias sobre quais das filiais do método original são as mais "clássicas". Várias permaneceram claramente fiéis ao método ensinado pelo próprio Joseph Pilates. Seguem os provedores válidos com marca registrada nos Estados Unidos, que dão treinamento e certificação do Método original:

-Original Pilates*

-The Pilates Studio (of NY)*-Power Pilates*

-The Pilates Method Alliance*

-Romana's Pilates*

Em 1971, Ron Fletcher abriu seu estúdio em Los Angeles e continua até hoje treinando pessoas. Ele fez algumas adaptações ao método original: "I made adaptations to the classical pieces of Joe's equipment work, variations on themes, so that this material could be presented on the floor effectvelly, and I thought to create a piece of movement rather than just a series of exercises" (Ron Fletcher)."Eu fiz adaptações das peças clássicas dos trabalhos nos aparelhos de Joe, variações nos temas,de forma que esse material pudesse efetivamente ser apresentado no chão,e pensei em criar peças de movimentos invés de somente séries de exercícios (Ron Fletcher). O trabalho de Fletcher desmembrou-se em várias "marcas registradas" inovadoras, como:

-Fletcher Percussive Breathing*

-Fletcher Towelwork*

"Pilates Contemporâneo"
O "Pilates Contemporâneo" foi criado por uma segunda geração de instrutores de Pilates. Romana Kryzanowska, treinou Moira Stott Merithew em Pilates clássico. Ironicamente Moira acabou desenvolvendo uma adaptação também "contemporânea" para o método que registrou como: Stott Pilates*; reorganizou a ordem dos exercícios com variações na respiração e nos movimentos. O mais significativo de seu método é que os exercícios devem ser feitos com a pelve neutra, mantendo as curvas naturais da coluna. O Stott Pilates* adaptou os ensinos originais de Joseph Pilates usando conhecimentos científicos modernos.
Em 1996, Sean Gallanger adquiriu os direitos sobre os serviços das marcas registradas "Pilates" e "Pilates Studio" e conseguiu que arquivassem um processo de infração, protegido por direitos autorais, para limitar o uso da palavra Pilates somente para os treinados e certificados pelo próprio Gallangher.
Em outubro de 2000 houve uma decisão legal no Tribunal Federal do distrito de Manhattan cancelando definitivamente a marca registrada da palavra Pilates. Esta decisão permitiu que alguns estúdios e fábricas de equipamentos já existentes usassem o termo Pilates sem pagar tributo a qualquer organização. Ao mesmo tempo, criou-se assim a possibilidade de qualquer um tornar-se instrutor de Pilates Certificado sem as devidas qualificações impostas pelo próprio método.
Há sites na web oferecendo certificação de Pilates por $39.95 dólares; quer dizer: "pagou levou". Em conseqüência disto, os praticantes em potencial do método Pilates, têm que se dar conta de que está em suas mãos discernir qual caminho a seguir. Se você está considerando o fato de ser treinado por um instrutor do Método Original ensinado por Joseph Pilates, deverá se informar melhor a respeito do treinamento e certificação recebidos por aquele que você escolheu como seu instrutor. Isto é de fundamental importância no que tange o fator segurança, mas não sobrepõe ao fato de que, sendo bem treinados, com maior experiência e talento natural para ensinar o método, obviamente que serão melhores profissionais.

Copyright © 2006-2007, Parkland Pilates of Coral Springs Inc. and Fran Perel. All rights reserved. Parkland Pilates of Coral Springs Inc. teaches Pilates in its original form and is the first studio in the country to be certified an Original Pilates® studio by Mary Pilates, niece of Joseph H. Pilates. Parkland Pilates of Coral Springs Inc. is dedicated to preserving the original teachings and legacy of Joseph H. Pilates. Fran Perel has been trained and certified as an Original Pilates® instructor by Mary Pilates. Pilatesculpt® is an original form of exercise created by Fran Perel as well as recognized and trademarked by the United States Federal Government. Pilatesculpt® combines Original Pilates® with Body Sculpting for maximum results. All Original Pilates® certificates and trademarks are available on this website. See content to view. All Pilates articles and Pilates information are © copyright Fran Perel and Parkland Pilates of Coral Springs Inc. and are not available for reprint without permission.

Mais sobre a biografia de Joseph Pilates:
http://www.powerpilates.com/ - "History of Pilates"
http://bodyforlifepilates.com/ - "Joseph Hubertus Pilates The Man Behind The Method"
http://www.thepilatescenter.com/ - A History of Joseph Hubertus Pilates

 
Janine Cabral
Profissional de Educação Fisica
CREF 006615-G

Solaine Perini, presidente e fundadora da Associação Brasileira de Pilates, complementa que a Associação Brasileira de Pilates também defende o método original em sua essência., assim como entidades respeitadas como a Power Pilates, Classical Pilates Inc, Romana's Pilates e a The Pilates Studio , são marcas registrada dos EUA, da mesma maneira que a Associação Brasileira de Pilates representa o Classical Pilates ou Pilates Original no Brasil.
O que difere a Associação Brasileira das demais entidades é a paixão e a busca pelo aperfeiçoamento do Pilates Original e levar a prática aos quatro cantos do Brasil e do Mundo, para manter a essência do Método, sem alterações e modificações que descaracterizam o Método Original.
Solaine Perini, relata que o Método Pilates é único e indivisível, pois quem conhece a verdadeira filosofia do Método Original, não sente necessidade de modificar uma prática que é tão perfeita. "Hoje é comum encontrar locais que aplicam o Método, utilizando-se do nome PILATES como uma nova nomenclatura para definir marketing, o chamado Pilates Moderno, que não tem nada de Pilates e sim modificações absurdas e sem comprovação científica."
O Método Pilates Original é uma combinação de arte e ciência com seqüências de movimentos controlados e precisos, realizados no "Mat" e aparelhos específicos.

Solaine Perini
Fisioterapeuta e Presidente da ABP
CREFITO 5 94.056-F

PILATES PARA TRATAR A DPOC
O nosso associado, o Fisioterapeuta Cléssius Ferreira Santos e a Fisioterapeuta Josiane Felcar, neste mes de Abril, estão trabalhando numa pesquisa junto com a UNOPAR de Londrina/PR, sobre o tratamento a DPOC (Deficiência Pulmonar Obstrutiva Crônica), utilizando exercícios do Método Pilates ORIGINAL. Abaixo um breve texto sobre a pesquisa:
Avaliação respiratória, com testes como a espirometria, antes de iniciar o tratamento. Tradicionalmente usado para fortalecer a musculatura e melhorar a flexibilidade, o Método Pilates ORGINAL poderá ter nova aplicação no tratamento de quem sofre de deficiência pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Os efeitos da terapia neste tipo de paciente são objetos de uma pesquisa inédita na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), em Londrina. O estudo, conduzido pelas alunas de Fisioterapia Caroline Oyama e Priscila Oliveira, sob orientação dos fisioterapeutas e professores Josiane Felcar e Cléssius Ferreira Santos, tem início em abril. Pacientes com a doença podem se cadastrar como voluntários para a pesquisa. A DPOC, segundo Josiane, é uma doença normalmente decorrente do tabagismo, que causa dificuldade de respirar e sérias consequências na vida do paciente, que é pela "falta de ar" passa a não conseguir mais realizar atividades antes consideradas rotineiras. Os pacientes reclamam de "falta de ar", mas na verdade, é excesso de ar sem oxigênio. O que acontece é que ele tem dificuldade de fazer uma adequada troca gasosa. A doença traz alteração na musculatura respiratória e alguns comprometimentos sistêmicos também, como fraqueza muscular generalizada, explica. Os fumantes passivos, e, na minoria dos casos aqueles que foram expostos a poluição e fumaça sem proteção, também podem apresentar a doença. A DPOC ainda causa algo chamado descondicionamento físico, que é uma aptidão cada vez menor para a atividade física justamente porque se pratica pouco. "Mas com isso, as atividades sociais também ficam comprometidas, pois para ir a uma festa, por exemplo, é precisar sair, andar, pegar um ônibus, subir uma escada, e tudo isso é difícil para este tipo de paciente", alerta Josiane. Como o próprio nome já diz, a doença é crônica, por isso o paciente não recupera a perda respiratória que teve e precisa de tratamento constante, usualmente com medicamentos, broncodilatadores e corticóides, e com fisioterapia respiratória. "Não há na literatura relato de uso do Pilates para este tipo de paciente e acreditamos que eles poderão se beneficiar com a técnica. Ela poderá ser mais uma opção de tratamento", atesta Josiane. As estudantes explicam que o principal conceito do Pilates é o "power house", chamado assim porque a musculatura abdominal é considerada o "centro de força" do organismo. Os exercícios propostos no método são focados no fortalecimento dessa região e na respiração. No caso de quem sofre com DPOC, o que se espera é que, com mais força e reeducação respiratória, soltar o ar fique mais fácil. Outro resultado esperado, além da melhora da qualidade de vida, é que os pacientes consigam diminuir a quantidade de medicamentos utilizados.









terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Newsletter Edição Fevereiro - 2009

A Civilização do Enfraquecimento da Boa Forma Física
Para que sejamos felizes necessitamos da verdadeira boa forma física; temos então que obter e manter corpos que sejam desenvolvidos de maneira uniforme para desempenhar de forma natural todas as nossas várias tarefas diárias de modo fácil e satisfatório. Devemos para tanto desenvolver constantemente nossas mentes até o limite de nossas habilidades e nos esforçar, dentro de nossas capacidades, para termos corpos fortes e conseguirmos executar todas as tarefas as que nos propomos com grande eficiência pois. O mundo de hoje nos compele cada vez mais a isto por ser demasiadamente competitivo e devemos estar cada vez mais alertas para que tenhamos êxito.
Boa forma física não pode ser adquirida por desejo nem pode ser comprada. Entretanto, pode ser obtida através da realização diária de exercícios concebidos com este propósito pelo fundador da Contrologia, cujo método original produz este desejado resultado através da neutralização das condições prejudiciais associados ao modo de vida moderno.
Esta técnica nos permite que mantenhamos nossos corpos fortes, flexíveis de maneira equilibrada suportando o stress e as tensões diárias. Verdade seja dita, ultimamente ninguém dá a devida atenção e o cuidado que nosso bem estar merece. Deveríamos ter mais disciplina em nossa atividade física e fazer além disso uma atividade que fosse prazerosa e prazerosa. Trabalhar nossos corpos e mentes de forma integral.
A Contrologia desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas erradas, restabelece a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. Se você executar fielmente os seus exercícios de contrologia regularmente apenas quatro vezes por semana, durante apenas três meses, você vai encontrar o seu desenvolvimento corporal se aproximando do ideal, acompanhado de renovado vigor mental e espiritual.
A Contrologia é projetada para lhe dar flexibilidade, graça e habilidades que serão sem dúvida percebidas na forma como você anda, na maneira como você lida e na forma como você trabalha. Um dos principais resultados da contrologia é ganhar habilidade completa da sua mente através do controle completo de seu corpo. Ela não deve ser um sistema fadigante ou chato, mas deve ser realizado com persistência e de maneira correta e precisa, começando a aumentar gradualmente o tempo e o esforço dos exercícios respirando sempre de forma correta. Os exercícios de 'enrolar ' e 'desenrolar' a coluna, aqui muito presentes, ajuda a retirar o ar velho dos pulmões melhorando nossa oxigenação e nos afastando de fadigas. Faz também com que restaure a posição de cada vértebra da coluna.
Se a sua coluna vertebral é inflexivelmente rígida aos 30, você é velho e, se é completamente flexível aos 60, você é jovem. Devemos ainda cuidar de nossa alimentação e sono.
A contrologia resulta em boa postura, gestos precisos e graciosos. Seu aprendizado deve ser levado também para seu dia a dia, mantendo-se ereto e com postura correta em todas suas atividades. A autoconfiança, equilíbrio, a consciência de possuir o poder de concretizar os nossos desejos, com animado e renovado interesse na vida é o resultado natural da prática da Contrologia.

Francine Lucie Suzanne de Groote
Fisioterapeuta CREFITO 3/SP 26920-F