O que é Pilates?
É um sistema de exercícios com objetivo de fortalecer e alongar o corpo, reeducar a postura, melhorar a flexibilidade, a coordenação motora e aumentar a força e o equilíbrio. São movimentos dinâmicos, precisos e controlados.
Os locais que oferecem serviços de Pilates para promover a saúde dos indivíduios, devem oferecer profissionais com formação em fisioterapia e em educação física.
Também, oferecer uma abordagem completa sobre lesões, prevenção, reabilitação e condicionado físico. (A meta do Pilates é condicionado a recrutar eficazmente a musculatura do tronco e, depois, aprender a controlar a posição da coluna vertebral alinhada durante os movimentos).
Mais de 70 milhões de americanos são caminhantes. Dos leitores da revista americana Walk, cerca de metade são entusiastas do Método Pilates. Porque há tantos caminhantes que realizam Pilates? Alongamento, alongamento e alongamento. Andar a pé contrai os isquiotibiais, quadríceps, entre outros músculos, apenas para citar algumas áreas que necessitam de alongamento. Quando os músculos resultam em demasia contraídos, podem provocar desequilíbrios no sistema esquelético criando uma caminhada ineficiente além de dor.
Pilates visa trabalhar as áreas essenciais através da conscientização, educação e do alongamento. Ao testemunhar a nossa própria marcha, podemos observar os desequilíbrios no sistema muscular e esquelético, que afeta não só os nossos pés, joelhos e quadris, como todo o corpo. Olhe para o fundo dos seus sapatos - O que é o desgaste padrão? É um lado mais desgastado e depois os outros? Os calcanhares são os mais desgastados? Todos estes são indicadores do pé em marcha. Em Pilates nós não apenas incidimos sobre alongamento e núcleo de fortalecimento, mas também corrigimos a postura. Esta postura inadequada afeta a marcha (caminhada).
Caminhantes que apresentam hiperlordose devem alongar a musculatura da coluna lombar e os isquiostibiais antes de andar a pé. Ativar o "Power House" e deixar os membros inferiores trabalhar livremente nas articulações do quadril durante a caminhada.
Caminhantes com hipercifose devem centrar-se na respiração profunda e abrir o seu peito antes de andar a pé, e concentrar-se em manter os seus ombros para trás e para baixo.
Caminhantes com escoliose devem concentrar-se em manter os músculos abdominais contraídos, as costelas flutuantes deprimidas e o alinhamento da cintura pélvica. A maior parte das pessoas não tem apenas um tipo de postura, mas uma combinação de duas ou mais.
Aqui estão alguns detalhes para complementar a sua caminhada. Esta é apenas uma amostra de exrecícios para alongamento. Esperamos que você use-os para tornar a sua experiência de caminhada livre de dor e agradável. Talvez Pilates pode fornecer algumas novas extensões para que você possa usar, tão importantes que possam ajudar você, ao mesmo tempo que, andar a pé, manter-se em alinhamento e garantindo que todo seu corpo funcione de forma harmoniosa e eficiente.
Por Solaine Perini - Fisioterapeuta - Presidente da ABP
Intercâmbio de Pilates - Argentina - Uruguai
Durante o mês de abril e maio de 2008, foi realizado o Programa Rotary Internacional para jovens profissionais, IGE (Intercambio de Grupo de Estudos). A associada da ABP Larissa Vargas permaneceu por 35 dias na Argentina e Uruguai com apóio da Associação Brasileira de Pilates.
A associada relata que vivenciou uma experiência inesquecível, o envolvimento com outra cultura, conhecimento na língua esponhola e a vivência com a prática profissional do método Pilates em outros Países do Mercosul. Larissa é fisioterapeuta, foi a clínicas e hospitais, mas seu interesse maior era no Pilates.
No Uruguai, somente a capital e as maiores cidades oferecem pilates. Na Argentina, o método está mais difundido, a maioria dos profissionais utilizam o Método Pilates Original. Na maioria dos estúdios é a mesma aula para todos, voltada para o fitness. Eles utilizam de dois a três reformes e de duas a três wunda chair. A maioria também faz aulas somente nos aparelhos, somente no solo ou somente com bolas. De acordo com uma revista de um conselho de fisioterapia do Estado de Entre Rios, existem profissionais realizando pós–graduação em pilates.
Por Larissa Vargas - Fisioterapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.