quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pessoas ativas pela manhã são mais felizes

Quando estamos na adolescência, costumamos ficar acordados até tarde, mesmo quando estamos em casa, vendo filmes, jogando videogames ou só jogando conversa fora na internet. E, na hora de levantar para ir à escola, faculdade ou ao trabalho de manhã, somos todos rabugentos. 

Só que, enquanto envelhecemos, estes hábitos noturnos tendem a diminuir e acabamos nos tornando pessoas mais “matinais”, que tem mais energia neste período do dia. E essa mudança de hábito pode explicar porque adultos mais velhos são mais satisfeitos do que aqueles que estão na faixa dos 20 anos de idade, segundo um novo estudo. 

De acordo com a pesquisa da Universidade de Toronto, uma análise dos hábitos de vários tipos de pessoas revelou que quem é mais ativo pela manhã é, normalmente, mais feliz. Para chegar a essas conclusões, foram estudados cerca de 700 adultos, divididos em dois grupos etários – os que tinham idades entre 17 a 38 anos e os que estavam na faixa dos 59 aos 79 anos. 

Nos primeiros anos da idade adulta, apenas 7% das pessoas aproveita mais o período matinal, enquanto, a partir dos os 60 anos, essa estatística se inverte –só 7% dos idosos tem hábitos noturnos. Mas o que mais intrigou os cientistas é o fato de que pessoas ‘da manhã’ são, em grande parte dos casos, mais satisfeitas com a vida do que as noturnas. 

Entre as explicações possíveis, os pesquisadores apontam o que eles chamam de “Jet lag social”, o que quer dizer que o relógio biológico das pessoas ‘da noite’ não acompanha suas necessidades do cotidiano, como levantar cedo para ir à escola ou ao trabalho – e isso faz com que elas fiquem rabugentas pela semana toda. 

Se você é uma pessoa noturna, quer mudar seus hábitos e não sabe como, vale hackear seus hábitos de sono. Uma dica dos especialistas é deixar a cortina do quarto aberta durante a manhã e se expor bastante à luz do sol matinal. Essa luz altera seu relógio biológico, o fazendo entender que seu organismo deve estar mais ativo pela manhã. Você irá dormir mais cedo e acordará mais disposto.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Felicidade melhora a saúde e prolonga a vida, diz estudo


Uma análise de mais de 160 estudos detectou "provas claras e convincentes" que pessoas felizes tendem a viver mais e com melhores condições de saúde do que pessoas infelizes.
O estudo, publicado na revista científica "Applied Psychology: Health and Well-Being", é o levantamento mais abrangente até o momento que faz a ligação entre felicidade e estado de saúde das pessoas. Seu autor principal, o professor emérito de psicologia da Universidade de Illinois Ed Diener, analisou estudos de longo prazo dos seres humanos, testes experimentais em humanos e animais e estudos que avaliam o estado de saúde de pessoas estressadas por eventos naturais.

"Nós analisamos oito tipos diferentes de estudos", disse Diener. "E a conclusão geral é que o seu bem-estar subjetivo - ou seja, estar feliz com a vida, não estressado e não deprimido - contribui para a longevidade e melhor saúde em populações saudáveis", explicou.

Um estudo que acompanhou cerca de 5 mil estudantes universitários por 40 anos, por exemplo, concluiu que aqueles que era mais pessimistas enquanto estudantes morreram mais cedo que seus colegas. Outros estudo de longo prazo acompanhou a vida de 180 freiras Católicas desde sua juventude até a morte e concluiu que aquelas que escreveram autobiografias positivas quando estavam com cerca de 20 anos morreram mais tarde do que aquelas que escreveram passagens negativas sobre sua juventude.

Havia algumas exceções, mas a maioria dos estudos a longo prazo mostrou que a ansiedade, depressão, falta de prazer das atividades diárias e pessimismo são associados com taxas mais elevadas de doença e uma vida mais curta.

Experimentos de laboratório em humanos descobriram que o bom humor reduzi os hormônios relacionados ao estresse, aumenta a função imunológica e promover a rápida recuperação do coração após o esforço. Em outros estudos, conflitos conjugais e hostilidade em casais foram associados com cicatrização lenta e pior resposta do sistema imunológico a doenças.

"Eu fiquei surpreso ao ver a consistência dos resultados de vários estudos. Todos eles apontam para a mesma conclusão: saúde e longevidade são influenciadas pelo nosso humor", disse Diener.

Enquanto a felicidade não pode por si só prevenir ou curar doenças, as evidências de que emoções positivas contribuem para uma melhor saúde e longevidade são mais fortes que os dados que relacionam a obesidade à longevidade reduzida, afirmou Diener. "A felicidade não é uma poção mágica, mas as provas são claras de que ela muda suas chances de ficar doente ou morrer jovem", afirmou.

Fonte: Galileu

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Água emagrece!


Veja o estudo que comprova que tomar água antes das refeições ajuda a emagrecer. Conheça ainda algumas fórmulas que potencializam mais esse efeito

A água hidrata o organismo, faz bem para a pele e para os cabelos, repõe as energias e... afina a silhueta! Sim, esse líquido sem coloração, sabor ou cheiro ajuda a emagrecer! A ótima notícia é resultado de uma pesquisa científica realizada por estudiosos da Universidade Virginia Tech (Estados Unidos).

Após três meses de avaliação, os cientistas concluíram que quem faz dieta e consome água antes das principais refeições diárias pode perder até 2 kg a mais em comparação a quem segue o mesmo cardápio, mas não ingere a bebida antes de se alimentar. Entenda, a seguir, como o estudo foi realizado, aprenda a tirar proveito da fantástica novidade e descubra outras formas de consumir esse verdadeiro elixir da beleza para entrar em forma.
Entenda a pesquisa
O estudo
Um grupo de 48 pessoas com idades entre 55 e 75 anos fizeram a mesma dieta durante 12 semanas. Apenas metade dos voluntários foram orientados a ingerir entre dois e três copos do líquido antes das principais refeições: café da manhã, almoço e jantar.

A conclusão
Quem consumiu água antes de se alimentar perdeu, em média, 7 kg. Já o outro grupo secou cerca de 5 kg, ou seja, 2 kg a menos. Segundo a nutricionista Fernanda Granja, o resultado pode estar relacionado ao efeito saciante desse líquido poderoso. "A água provoca a liberação de colecistoquinina (CCK), hormônio relacionado ao controle do apetite. Ao tomá-la antes de comer, o indivíduo perde a fome na hora da refeição", explica ela.
O que você pode fazer?
Para emagrecer tomando água, invista num cardápio rico em alimentos saudáveis e, meia hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar, beba de dois a três copos de água.
Quanto beber por dia?
Recomenda-se que o indivíduo consuma, em média, dois litros de água diariamente. No entanto, de acordo com Fernanda, cada pessoa necessita de uma quantidade específica do líquido. Para chegar a essa medida, multiplique 30 mililitros por seu peso. Uma mulher de 70 kg, por exemplo, deve ingerir 2,1 litros de água. Confira o cálculo para chegar a esse resultado:

Exemplo:30 x 70 = 2100 mililitros (ou seja, 2,1 litros) 
Para secar, tome água...
...Gelada
"Beber entre seis e oito copos de água a 5º C elimina 200 calorias diárias", ensina o nutrólogo Sérgio Puppin. O motivo: o organismo é obrigado a aquecer o líquido até atingir a temperatura corporal (cerca de 37º C). Esse processo exige gasto de energia e induz a perda de calorias. Se água gelada faz mal à saúde? Para Puppin, não. Mas hipersensíveis ao líquido gelado ou quem está com a imunidade baixa deve evitar.
...Morna
Para a química Conceição, toda pessoa com excesso de gordura corporal tem problemas de digestão. Uma solução: ingerir água morna, entre 28º C e 30º C para acelerar o processo digestivo que, em geral, se inicia quando toda a massa digestiva atinge a temperatura corporal (37º C). Isso acelera o metabolismo e ajuda na queima de calorias. Para tanto, siga a mesma receita da água com limão - mas com o líquido morno!
...Com limão
Adstringente, o limão auxilia nosso organismo na eliminação de toxinas - entre elas, a gordura corporal. Conceição Trucom, autora de O Poder de Cura do Limão (Ed. Alaúde), aposta na seguinte rotina para potencializar esse benefício emagrecedor: misture 2 colheres (sopa) de suco de limão em 100 ml de água e beba até três vezes ao acordar, em jejum, antes do café da manhã e, também, meia hora antes do almoço e do jantar.
...Com berinjela
A mistura de água com berinjela é outra arma poderosa para quem quer lutar contra a balança. O vegetal é rico em fibras que, no corpo, viram um tipo de gel capaz de absorver a gordura e eliminá-la. Quer aproveitar esse efeito? Corte meia berinjela em cubos; deixe de molho em 250 ml de água de um dia para o outro. Ao acordar, em jejum, tome o líquido sem coar. O vegetal também melhora o trânsito intestinal. 

Entenda a diferença entre light e diet


Qual a diferença entre diet e light?
O diet é mais radical, mas isso não significa menos calórico. Na prática, você não deve confiar nos rótulos. Alimento diet é aquele que sofre uma alteração total em um ingrediente, seja retirando-se todo o açúcar de um determinado suco ou acrescentando fibras a algum produto que originalmente não as possuía. São alimentos modificados para fins especiais, como dieta para gestantes, portadores de alergias ou atletas. Já produtos light são os que sofrem redução parcial em um componente calórico, como sorvetes com menos gordura. O problema é que a legislação brasileira permite que produtos diet imprimam em seu rótulo a palavra light, gerando confusão. "É o caso de refrigerantes que substituíram todo o açúcar por adoçante, mas, por uma questão mercadológica, preferem usar o termo light", explica a nutricionista Flora Spolidoro. O contrário não é permitido: light não pode ser diet. "O que o consumidor deve fazer é olhar bem o que diz o rótulo, principalmente as tabelas que informam qual ingrediente foi reduzido ou alterado. Isso é o que importa", aconselha.





          Vitória para sempre

terça-feira, 19 de junho de 2012

Suco de farinhas naturais quebra a gordura e emagrece

Um suco à base de farinhas naturais promete ser o mais novo coadjuvante na perda de peso. Criado pelo fitoterapeuta, André Resende, autor do livro “Emagrecer é só querer” (Editora Ibrasa), a mistura inclui diferentes ingredientes que estimulam o correto funcionamento do organismo, eliminando gorduras e toxinas de forma natural. E o melhor de tudo, pode ser feito em casa.
O "suco quebra gordura", como é chamado, mistura a farinha de frutas como o maracujá, o limão e a banana verde, à de hibisco e à superfarinha SF-10 - combinação de fibras solúveis que contêm inulina. “Essa fibra reduz o apetite, melhora o funcionamento do intestino, e por consequência, rejuvenesce a pele”, diz o fitoterapeuta.

O mix ainda é capaz de quebrar não só a gordura, como também açúcares e carboidratos. “Tudo acontece por meio de processos químicos orientados por substâncias como faseolamina, aurantium e pectina que compõem alguns dos ingredientes”, explica André. Cada uma das farinhas possui uma função diferente na receita conforme o fitoterapeuta descreve a seguir:
 
• Farinha de limão: rica em fibras, acelera a queima de gordura
• Farinha de maracujá: tem função de quebrar o açúcar
• Farinha de banana verde: com dupla função, quebra açúcares e carboidratos
• Farinha de hibisco: melhora a função intestinal e inibe a compulsão por doces
• Superfarinha SF-10: rica em inulina, reduz o apetite, melhora o funcionamento do intestino e, de quebra, rejuvenesce a pele

Para ter efeito, o suco deve ser ingerido três vezes ao dia, sempre no café da manhã e 20 minutos antes do almoço e jantar. Para conservar as propriedades dos ingredientes, André recomenda fazer a receita pouco antes de beber.
Vale lembrar que a receita não faz milagre, mas é coadjuvante na perda de peso para pessoas que se alimentam corretamente e praticam atividades físicas. Sem contraindicações, a receita ainda está liberada para diabéticos.


Suco quebra gordura
Ingredientes
1colher (de sopa) de farinha de limão
1 colher (de sopa) de farinha de maracujá
1 colher (de sopa) de farinha de banana verde
1 colher (de sopa) de hibisco solúvel
1 colher (de sopa) de supefarinha SF-10
1 copo de suco de abacaxi, pera ou melão
 
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque no copo e beba em seguida.

Fonte: Terra

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Presidente da ABP participa da Convenção Brasil 2012

Nos dias 31 de maio e 01, 02 e 03 de junho, ocorreu em Porto Alegre a Convenção Brasil 2012, umas das maiores feiras de Fitness do Brasil.
Como não podia ser diferente a ABP esteve presente, representada pela Presidente Solaine Perini, junto à nossa grande parceira Original Pilates Aparelhos.
Veja algumas fotos destes dias: