domingo, 26 de julho de 2009

Newsletter Edição Julho - 2009

Método PILATES na Revista Revide TEEN

Saiu nessa semana, na Revista Revide TEEN de Ribeirão Preto/SP, uma matéria sobre o Método Pilates ORIGINAL, realizada com Educador Físico Leonardo Mazzer Buzzatto (com formação em Pilates pela ABP) e da sua aluna Michelle Angotti. Confiram abaixo a matéria:



O método criado por Joseph Pilates caiu no gosto dos jovens atletas. O que mais tem agradado esse público é a possibilidade de trabalhar o corpo como um todo em uma série de exercícios e o desafio proporcionado em cada nível da prática. A possibilidade de melhorar a postura também chamou a atenção dos praticantes.
Com interesse em melhorar o desempenho no bale, a estudante Michelle Angotti, de 18 anos, começou a praticar Pilates. Satisfeita, a estudante não troca o exercício por nenhuma outra modalidade. "Minha resistência e flexibilidade estão muito melhores", comenta a aluna, que há seis meses faz aulas duas vezes por semana.
O método, que não tem restrições, traz como principais benefícios a flexibilidade, o alongamento, o alinhamento corporal e o equilíbrio. Além disso, ajuda a manter a forma e melhora a concentração dos praticantes. "O Pilates trabalha com a força do corpo e o alongamento, através de molas. Por isso, não há exercicios com impacto", acrescenta Leonardo Buzzatto, proprietário do Pilates Studio Leonardo Mazzer e instrutor do método.
De acordo com a professora Carla Priscilla de Almeida, é muito comum pais de adolescentes procurarem o Pilates devido a má postura de seus filhos. "Muito tempo em frente ao computador ocasiona vícios de postura e um dos objetivos do método é ajudar também na reeducação postural", complementa a profissioprofissional do Studio Vera Scatena.
A jovem Victoria Guimarães de Oliveira, de 14 anos, reconhece que a sua postura melhorou depois que começou a praticar os exercícios, mas assume que não foi esse o motivo para procurar as aulas. "A minha curiosidade foi despertada porque várias pessoas famosas fazem Pilates. Quis conhecer e adorei", conta a praticante, que faz aulas há um ano e meio. Acompanhando a estudante, a instrutora Carla ressalta que quanto mai s exercícios aeróbicos o atleta agrupar, mais rápido será o resultado. Para isso, Victoria faz junto com Pilates caminhada na esteira. Atleta assídua, a adolescente diz que sente-se bem praticando exercícios e percebe a falta que eles fazem quando ela não pode ir à aula.
Outro benefício proporcionado pela prática é a melhoria da concentração. "Os exercícios têm intensidade e é necessário prestar atenção em cada movimento. Por isso, o Pilates desenvolve a paciência, a tranquilidade e a concentração", declara Leonardo. Para Michelle, o mais interessante das aulas são os desafios. "O exercício fica mais intenso conforme vou dominando. Assim, cada aula é uma surpresa", conclui.

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS
O Pilates é um método de condicionamento físico e mental, desenvolvido no início do século XX, por Joseph Pilates. Trata-se de um programa de exercícios direcionado aos músculos essenciais para a postura, ajudando a manter o corpo equilibrado. Os exercícios do Pilates ensinam a consciência da respiração, o alinhamento da espinha e o fortalecimento dos músculos.
A técnica tem como principal componente a associação do trabalho concêntrico, excêntrico e controle neuromuscular, o que permite o melhor ganho de força, flexibilidade e estabilização dinâmica, favorecendo, dessa forma, uma grande eficácia na reorganização musculoesquelética.





quarta-feira, 8 de julho de 2009

Semana SIPAT BANRISUL


As fisioterapeutas Bárbara Schaefer e Solaine Perini representaram a Associação Brasileira de Pilates no evento da Semana da Saúde do Banrisul 2009. Foi proferida a palestra sobre O Método Original Pilates e logo após os funcionários tiveram a oportunidade de praticar os exercícios.

Confira as fotos abaixo: