PILATES PARA ENFERMEIROS
Recentes estatísticas do governo Norte-Americano relatam que, 30% da população está acima do peso, ou com padrões de obesidade. Devido a este índice, os enfermeiros acabam sobrecarregando a coluna lombar, pescoço e ombros.
Para prevenir estas lesões, pode-se utilizar o método pilates, pois além de tal prevenção, tonifica, alonga a musculatura e acaba por fortalecer abdominais, para-vertebrais, entre outros músculos.
Pilates é nomeado por Jospeh H. Pilates, que desenvolveu e refinou seu método de exercícios corpo-mente por volta de 1900. Os exercícios de Pilates são designados para fortalecer os músculos abdominais (retos, oblíquos e transversos), músculos para-vertebrais, quadrado lombar, membros inferiores e superiores.
Exercícios de pilates são executados em tapete ou em equipamentos, como, “reformer”, “cadilac”, “cadeira” e “barril”. A maior parte dos exercícios será executada, com o aluno sentado, em supino, prono e decúbitos, o que diminui a sobrecarga nas articulações.
Para enfermeiras que se recuperam de lesões e cirurgias, ou com quadro de doenças crônicas o método é ideal.
Equipamentos pequenos, como bolas de estabilidade, bandas de resistência e círculos de boa forma, podem complementar o pilates.
Durante a aula, procure focar sua atenção na respiração e na execução apropriada dos exercícios, não fique desmotivado se não conseguir executar algum exercício, pois com o tempo, você ganha força, flexibilidade e resistência.
Quando for necessário, o instrutor modificará seus exercícios para que você obtenha um melhor aproveitamento.
Caso sinta dor, desconforto, ou outro problema durante a aula, pare o exercício e relate ao seu instrutor.
Durante e depois da aula, analise seu corpo, deve sentir-se relaxado e não exausto.
Exercícios de pilates são proveitosos e executáveis, incorpore-os a sua rotina.
Manter seu corpo forte, é uma maneira de prevenir lesões e promover saúde.
LUIZA RODRIGUES WEIMAR
Fisioterapeuta