sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BENEFÍCIOS DE COMER FRUTAS

Comer frutas diariamente ajuda a manter a boa forma corporal, uma alimentação saudável, entre outros benefícios que só tem a nos favorecer.

As frutas são elementos que possuem importância fundamental na alimentação de qualquer pessoa, pois contribuirá com grande quantidade de nutrientes e proporcionará ao organismo muitos benefícios. É um alimento muito utilizado nos regimes para emagrecer porque contribui com poucas calorias e muitas vitaminas.
Incorpore as frutas em sua dieta para que forneça a seu organismo vitaminas, principalmente a vitamina C, ácidos orgânicos, fibras, minerais, potássio, magnésio, proteínas, provitamina A, água, carboidratos e antioxidantes entre outros elementos.
Alguns componentes e benefícios de comer frutas:
•    Vitamina C: Reforça suas defesas e o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados.
•    Água: Manterá hidratado seu organismo e ajuda a desintoxicá-lo.
•    Antioxidantes: Ajudam a evitar doenças cardiovasculares e do sistema nervoso.
•    Fibras: Ajudam a manter regularizada a função do intestino evitando prisão de ventre, a prevenir doenças como o colesterol, o diabetes e as hemorroidas entre outras.




Fonte: Dicas Agora

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pilates para os homens


Os homens acreditam que precisam submeter os seus corpos a grandes esforços para se tornarem mais fortes e viris.


Mas o que muitos deles ainda não sabem, é que podem conseguir esses dois objetivos praticando o Pilates. Mas com uma grande diferença: preservando as articulações e saúde de seus corpos, desenvolvendo-os com equilíbrio.

Uma das características mais marcantes do método Pilates é a sua capacidade de atender às necessidades dos mais diversos tipos de público.

Para qualquer sexo, idade ou nível de condicionamento físico, existe sempre uma variedade de exercícios e possibilidades de prática, perfeitamente adequada a cada indivíduo.

O pilates ganhou popularidade com às mulheres, mas a técnica foi desenvolvida originalmente por um homem e foi aplicada e difundida, em princípio, para atender as exigências de treinamento do público masculino.

O método desenvolvido por Joseph Pilates pôde ter sua eficiência comprovada durante a primeira guerra mundial, quando ele aplicou seus exercícios aos internos do campo de concentração onde esteve recluso na Inglaterra.

Estes, adquirindo melhor saúde e resistência física, não foram afetados pela epidemia de Influenza que na ocasião acabou com milhares de vidas.

Para os atletas de alto nível técnico, que possuem uma programação de treino intensa e específica, onde a parte muscular deve ser muito bem desenvolvida e os estímulos pesados e leves devem ser alternados para não levar o atleta ao over training, o Pilates se realizaria em dias alternados com os treinos mais pesados e intensos, com um caráter de recuperação, com alongamentos, estabilizações e correções técnicas.

Já para os iniciantes ou os que praticam a corrida ou outros exercícios com o objetivo de bem estar , saúde e estética, o Pilates pode ser praticado de forma mais assídua na semana, com treinos mais intensos e exercícios mais desafiadores para a musculatura mais utilizada na corrida, além de continuar com os princípios de correções técnicas e compensatórias, alongamentos e estabilizações.

O método Pilates tem muito a contribuir na qualidade de vida do homem:

• Preconiza o desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, com movimentos fluidos e precisos, exigindo máximo controle dos músculos.
• A ampliação da capacidade respiratória.
• Melhora da circulação sanguínea.
• Desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada.
• Melhora da qualidade de vida e da performance esportiva.
• Previne lesões e elimina dores, auxiliando na recuperação de problemas músculo-esquelético causados por sobrecarga, tanto pela pratica de esportes como pelas exigências das atividades do dia-a-dia.

Sozinho ou aliado às outras práticas esportivas, o método Pilates já comprovou sua eficiência e ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Se você ainda não experimentou, vale a pena conferir!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pilates é criação da guerra

Criador do método físico era um prisioneiro alemão que, por sua vez, demosntrou ter salvo os prisioneiros de uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas no país onde poupou os praticantes. A crença é que eles se salvaram porque utilizavam o método pilates.

O menino Joseph era frágil. Magro e subnutrido, sofria de bronquite, crises asmáticas e febres reumáticas.
Aos 80 anos, Joseph era um senhor famoso, de saúde e conta bancária invejáveis. Tudo graças a uma série de atividades físicas criadas por ele e batizada com seu sobrenome: Pilates – aquela prática que exercita força e flexibilidade com aparelhos cheios de barras e argolas.

Perto de Düsseldorf, Alemanha, onde morava, Joseph Pilates ajudava desde pequeno um médico em suas consultas e lia muito sobre medicina e civilizações antigas, especialmente a grega. Obcecado com a idéia “corpo são, mente sã”, já adolescente tornou-se um versátil esportista.

Em 1912, aos 32 anos, conhecido na região por seus excêntricos exercícios, viajou com uma companhia de circo para a Inglaterra. Em 1914, quando eclodiu a Primeira Guerra, foi preso por ser de um país inimigo. Para não ficar parado, colocou todo mundo de seu quarto para suar usando o que tinha à mão, como beliches e cadeiras. No fim do conflito, em 1918, uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas no país poupou os protegidos de Pilates, dando fama a seu método. Em 1926, viajou aos Estados Unidos e montou, em Nova York, o Pilates Studio – academia que se espalharia pelo mundo todo.


Saúde é o que interessa
O método Pilates virou febre mundial

Inspiração hindu

Além dos gregos, quem influenciou Pilates foram os hindus. O método tem uma clara referência à ioga. O negócio do pilates é o equilíbrio entre mente e corpo e a busca pelo controle do organismo – também é chamado de contrologia.

Moda sem fronteiras

Nos Estados Unidos, são 10 milhões de praticantes. Entre as celebridades que aderiram ao pilates estão a cantora Madonna e o jogador de golfe Tiger Woods. Aqui no Brasil, Emerson Fittipaldi, Marília Gabriela e dezenas de atores.

À frente do tempo
O método foi trazido ao Brasil pela chilena Inelia Garcia, em 1997. “Pilates desenvolveu exercícios para as mandíbulas que mascam muitos chicletes e os olhos que vêem muita TV. E ele morreu nos anos 60, quando essas coisas não eram comuns”, diz.


Na prisão, ele improvisou
Exercícios eram feitos até em cadeira de rodas

Joseph Pilates não deixou nenhum de seus companheiros de prisão parados, nem os mais debilitados. Se alguém estivesse preso a uma cadeira de rodas, ele a adaptava para seus exercícios. Na cama, usavam-se molas, estrados, barras. Por isso os aparelhos da técnica se assemelham ao móvel.
Graças a seu método, Pilates tinha uma saúde de ferro. Tanto que teria morrido, aos 87 anos e sarado, em um fatídico incêndio em seu estúdio.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Os 10 mandamentos do método Pilates

O Pilates é um método de exercícios criado por Joseph Pilates, que objetiva através do condicionamento físico e mental e do alinhamento da postura, proporcionar bem estar e qualidade de vida.
Qualquer pessoa pode praticá-lo, dos 12 aos 100 anos, desde o sedentário ao atleta, até aqueles que necessitam de reabilitação de patologias. Para as gestantes é uma excelente atividade.

Os benefícios do Pilates são: 
*Condicionamento Físico e Mental
 * Alongamento e controle corporal 
* Correção Postural 
*Aumento de flexibilidade, tônus e força muscular 
Alívio de tensões, stress e dores crônicas 
*Melhora da coordenação motora 
* Maior mobilidade das articulações 
*Facilitação da drenagem linfática e eliminação de toxinas 
* Melhora o funcionamento dos órgãos internos.

Para executar o método Pilates precisamos ter algumas atenções básicas que logo na primeira aula você irá saber! E em todos os exercícios estarão presentes!

Os 10 Mandamentos:
1- Concentração: Focalizar a atenção nos movimentos que se realiza. Movimentar-se com consciência e intenção clara modifica a qualidade do movimento, que se torna melhor, com maior fluência e menos desgaste de energia. Focamos a atenção unicamente no que estamos fazendo.
2- Relaxamento: É importante relaxar antes de começar a se exercitar. Relaxar antes de cada exercício favorece o ajuste na posição correta e a realização dos movimentos corretos, ao desfazer as tensões que possivelmente tenham surgido na realização de exercícios anteriores.
3- Respiração: A respiração deve ser abdominal, inspira pelo nariz e solta pela boca, sendo que os músculos abdominais são músculos expiratórios, devem ser contraídos durante a expiração, sugando o umbigo para dentro durante este período. (na matéria respiração e força abdominal- detalhado a respiração do método Pilates) Respirando desta forma a energia aumenta, a mente se torna mais clara, o ácido lático é eliminado da musculatura, prevenindo cansaço e dores musculares.
4- Centralização: É a BASE DO MÉTODO PILATES que estabelece o centro de gravidade do corpo. Fortalecer o centro do corpo e estabilizar o tronco são as chaves para obter movimentos seguros e saudáveis! Todos os movimentos devem ser iniciados e sustentados pela contração dos músculos abdominais. Com o fortalecimento do centro do corpo, a estrutura óssea passa a suportar melhor o seu peso e fica mais preparada para mover-se e executar suas tarefas diárias.
5- Controle: O controle da mente sobre o corpo é essencial nos exercícios de PILATES. Pois quando não há um controle consciente, os músculos mais fortes do corpo tendem a dominar o movimento, sendo que temos outros, mais fracos e flácidos com pouco ou nenhum uso. Nos exercícios conseguimos focar todos os músculos desde os mais fortes até os mais profundos quase desconhecidos no nosso corpo.
6- Fluência: Refere-se diretamente à qualidade do movimento, ou seja, à leveza e á ausência de trancos. É a habilidade de movimentar-se com continuidade, suavidade e harmonia. A fluência depende também do controle e do equilíbrio, enquanto a pressa e a imprecisão geram tensão e podem provocar lesões.
7- Coordenação: É a capacidade de realizar diferentes movimentos com diferentes partes do corpo ao mesmo tempo. A consciência corporal e a coordenação chegam a aumentar a tal ponto, que é como se cada parte do corpo possuísse uma mente própria. Para que se tenha coordenação é necessário manter-se consciente do corpo e de suas atividades como um todo.
8- Alinhamento postural: Os exercícios de Pilates exigem alinhamento e contribuem para uma boa postura. O corpo está desenhado de tal forma que seu peso passa pelo centro de cada articulação: o peso da cabeça passa pela primeira vertebra, pela segunda, e assim por diante, através da coluna, pelve, joelhos, tornozelo e pés. Quando por qualquer razão a postura se desorganiza, as articulações, ligamentos e ossos sofrem as consequências.
9- Isolamento das estruturas: Quando se movimenta uma parte do corpo evitando que outras se movam junto, promove-se um alongamento dos músculos que vinculam a parte do movimento com as que estabilizam o movimento.
10- Condicionamento: Refere-se à resistência física ou mental. O método busca organizar e fortalecer os músculos posturais tonifica o corpo de dentro para fora, o que resulta na construção de um corpo saudável e uma postura equilibrada, sem esforço ou estresse. Embora os exercícios não sejam aeróbicos a resistência física é aumentada ao longo do programa. 





Fonte: Esporte Mulher

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pilates: Academia x Casa



Exercícios de Pilates

Pilates pode ser simples, você pode praticar apenas 20 minutos de exercícios no solo em sua casa, com o objetivo de manter uma coluna saudável ou uma hora de exercícios realizados de forma exigida em vários equipamentos em um Studio de forma, como condicionar um atleta. A flexibilidade e a adaptabilidade do método Pilates, aplicado por um profissional experiente, faz com que seja a forma de exercício adequado para quase todos.

Como cliente você deve estar ciente da qualidade do ensino que está recebendo, especialmente se você tiver uma lesão da coluna ou esteja preocupado com algum sintoma. Hoje em dia vende-se Pilates de muitas formas. Há comerciais na internet, vídeos, TV ou mesmo em aulas na sua academia, os estúdios especializados, com profissionais da saúde certificados, fisioterapeutas que se especializaram em Pilates como exercícios terapêuticos e professores de educação física que se especializaram em condicionar o físico. A ABP recomenda a todos praticar de 4 a 10 sessões individuais com um profissional certificado antes de praticar em grupo. Isto irá assegurar que você está fazendo os exercícios corretamente e com segurança. Se você tiver preocupações especiais de saúde ou da coluna, procure um profissional da saúde que tem uma plena compreensão da sua condição, para que ele ou ela possa orientá-lo adequadamente, através dos exercícios e criar um programa personalizado para você. Como sempre, consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios.

Promover um estilo de vida saudável:

Sabemos todos os méritos de exercícios aeróbicos regulares para manter o nosso coração e os pulmões em boa forma. Pilates é a forma equivalente do exercício para a saúde da coluna. O foco na flexibilidade, força, equilíbrio, resistência e coordenação ao longo da coluna e corpo todo faz do método Pilates uma forma de exercício que promove um estilo de vida ativo e saudável ao longo da vida.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

De contrologia a Pilates?


          Contrologia é um procedimento de exercícios de alongamento e fortalecimento do músculo que foi desenvolvido por Joseph H. Pilates (1880 – 1967) em meados de 1920, a quase 90 anos. Esse exercício trabalha na sequência de movimentos controlados e precisos com o uso de aparelhos especializados para o uso. Os aparelhos foram criados pelo Próprio Sr. Joseph. O método é originalmente denominado como “contrologia” – por seu criador, mas hoje é conhecido pelo seu sobrenome: Pilates. O nome distinguiu-se por trabalhar de forma intensa a musculatura abdominal enquanto procura fortalecer e alongar a musculatura corporal por meio de atividades com baixo nível de impacto e com pouquíssimas repetições. As atividades são feitas com diferentes posições, podendo ser deitada, sentada, ajoelhada, inclinada em pé etc. Nunca esquecendo que, se tiver impacto, que seja o mínimo possível para não pressionar o músculo, articulações e os tecidos. Assim, evita dores e compensações posturais sendo seguro para todas as pessoas. Os equipamentos utilizados são feitos com qualidade e pureza do método idealizado por Joseph; supervisionado integralmente por professores qualificados e diplomados.


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bosu meia Bola

O Bosu meia Bola é metade de uma bola suíça sobre uma superfície plana de borracha, e ergue-se para ambos os lados e pode-se fazer exercícios sobre a plataforma fixa e também sobre o soft que é uma cúpula moldada ao lado.

Quando se está sobre uma perna em seu centro de gravidade, os músculos do núcleo inferior das costas e quadris  trabalham duro para manter a estabilidade. Quando você praticar exercícios sobre o Bosu, faça-o sobre uma superfície estável, onde há menos desafio para os músculos estabilizadores. Você pode repousar sobre o Bosu com os pés, fazer balanceamentos, o que é realmente difícil, mas pode levar a melhorias no equilíbrio, coordenação, execução de esportes.

Além do equilíbrio e exercícios, você pode fazer tradicionais abdominais e demais exercícios sobre o núcleo Bosu. O Bosu meia Bola pode melhorar seu condicionamento sob várias formas. Ele pode contestar a sua estabilidade, porque tem uma superfície macia e instável, e isso pode aumentar a sua força principal, permitindo que você utilize uma maior amplitude de movimentos quando você executa tradicionais exercícios.


O Bosu meia Bola é uma grande ferramenta para a utilização no seu núcleo de exercícios, ainda é pouco encontrado no Brasil, aos poucos alguns profissionais estão adaptando exercícios de Pilates sobre o bosu. A ABP está promovendo workshop com programa de exercícios de Pilates adaptados sobre o Bosu em um dia para quem já tem formação em Pilates.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pilates pode ajudar pessoas com osteoporose?

Fundamentais para a estrutura do corpo e para o movimento, os ossos são um tecido vivo em constante mutação, remodelando-se constantemente ao longo da vida. Cumprem várias funções, como a de proteger os órgãos vitais do peito, liberarem cálcio e fósforo quando o corpo necessita e o tutano que produz células sanguíneas. Assim como os músculos, podem se fortalecer e enfraquecer, quebrando e se regenerando regularmente, portanto são tecidos altamente ativos.

Atualmente, nosso estilo de vida “confortável e conveniente”, com a utilização da tecnologia que nos permite “economizar” tempo, vem destruindo nossos ossos. As pessoas descobrem, cada vez mais jovens, que sofrem de uma doença silenciosa e traiçoeira chamada osteoporose, logo agora que a expectativa de vida alcançou níveis nunca antes vistos na humanidade.

A osteoporose é a perda gradual e silenciosa do osso, nem sempre resultante de um processo natural de envelhecimento. Muitas vezes algumas doenças, ou até mesmo a ingestão inadequada de nutrientes e calorias, o excesso de treinos sem a devida pausa para recuperação e a utilização de cargas inadequadas, podem provocar a perda irregular de massa óssea, inclusive em pessoas que se exercitam.

Definida como uma doença esquelética sistêmica, caracterizada por baixa massa óssea e deterioração na micro-arquitetura do tecido ósseo, o que aumenta a susceptibilidade à fraturas, seu primeiro estágio é a Osteopenia: redução leve da perda de massa óssea entre 10 a 20 %. E não se iluda, esta não é uma doença de mulheres na fase da menopausa - atinge democraticamente tanto mulheres como homens, em idades ainda mais precoces. Então o que fazer?

É na infância e juventude que começamos a garantir ossos fortes e saudáveis na maturidade. Entre 25 e 30 anos o corpo pára de produzir massa óssea, por isso é vital exercitar-se na infância e adquirir bons hábitos posturais e o gosto pela atividade física. Costumes não saudáveis, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, entre outras práticas, podem colocar em risco o bom desenvolvimento de ossos saudáveis.

A boa notícia é que atividades como a corrida, em que se sustenta o peso do próprio corpo, são altamente recomendadas para manter a saúde dos ossos. A importância dos exercícios, que impõem carga aos ossos, tem sido reforçada por pesquisadores que asseguram: um programa bem orientado é capaz de impedir a progressão da perda óssea, inclusive em indivíduos com comprometimento avançado.

Para você que é ativo, alimenta-se adequadamente, faz exames regulares e treina rigorosamente dentro dos padrões adequados para o seu biotipo e necessidades, não há com que se preocupar, não é? Mas será mesmo que nós todos conseguimos o tempo todo ser assim tão disciplinados, vivendo em um mundo muitas vezes caótico, que nos impõe mais tarefas do que somos “humanamente” capazes de aguentar?

Além da corrida e de outras atividades como a dança e a musculação, o Pilates é recomendado para o ganho de força. Isso porque o método atende tanto aqueles que desejam se manter saudáveis, como aqueles que porventura já apresentaram algum tipo de deficiência na massa óssea.

Neste caso, o método para tornar-se seguro e trazer os resultados desejados deve ser modificado e aplicado segundo os seguintes princípios:

- Dar ênfase a consciência corporal, o alongamento axial da coluna e o alinhamento corporal;
- Fortalecer os abdominais, sem usar, porém, a flexão do tronco, que pode colocar a coluna em risco de fratura, dependendo do estágio da doença;
- Solicitar a manutenção da coluna na posição fisiológica durante a maioria dos exercícios;
- Estimular o praticante a aumentar sua extensão de coluna para prevenir ou reduzir (nos casos indicados) a hipercifose torácica;
- Desenvolver o equilíbrio para a prevenção de quedas

Tanto nos casos de prevenção como num programa de ganho de massa óssea, as aulas de Pilates devem ser realizadas sob orientação de um instrutor que domine não só a técnica, mas também conheça as implicações e contra-indicações de exercícios e sua correspondente e segura aplicação.

Os exercícios de Pilates para osteoporose devem fortalecer a musculatura através da compressão e impacto, utilizando-se para isso cargas controladas de molas e pesos para ajudar a aumentar a densidade mineral óssea. Outra grande aliada nessa busca é a variedade de estímulos, que pode ser explorada em uma infinidade de modificações nos diversos equipamentos do método. Especialistas concordam que o treinamento variado cria melhores condições dos ossos se fortalecerem.

A construção e manutenção da saúde através da atividade física, utilizando a corrida e o Pilates, podem garantir, entre outros benefícios, ossos fortes e uma vida longa e ativa

Fonte: Pesquisas via internet/google.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Origem do Pilates

O pilates foi criado pelo alemão de origem grega Joseph Pilates. Inconformado com sua aparência frágil e debilitada por conseqüência de raquitismo e asma durante sua infância, dedicou-se a desenvolver sua musculatura praticando luta greco-romana, exercícios de trapézio circense, esqui, fisiculturismo e ginástica. Tornou-se instrutor de autodefesa e por conta da I Guerra Mundial trabalhou como auxiliar no tratamento de feridos de guerra.

Durante o período do conflito, usou sua criatividade para adaptar exercícios nas camas hospitalares, no que foi o embrião dos modernos aparelhos conhecidos hoje. Nesse momento, ele teve a percepção de que tinha em mãos uma técnica de condicionamento físico, pois seus “pacientes” passaram ilesos por uma epidemia de gripe. Com o fim da guerra, Joseph decidiu desenvolver seu trabalho e aperfeiçoá-lo ainda mais agregando algumas técnicas da yoga. Emigrou para os EUA por volta de 1926, estabelecendo-se em Nova York, onde criou e desenvolveu seus aparelhos e 600 exercícios, ficando conhecido no meio dos profissionais de dança, denominando seu método de contrologia. Após sua morte, em 1967, sua técnica se manteve viva por meio de seus discípulos.

No Brasil o pilates foi introduzido nos anos 90, tornando-se uma opção de ótima qualidade para as pessoas que não se identificam ou possuem limitações para a prática da musculação ou ginástica localizada, além de ser muito apreciado pelos profissionais de dança. Os praticantes de se beneficiam principalmente da reorganização postural que a técnica exige para ser bem executada, pois a respiração e a ativação dos músculos profundos do abdome trazem benefícios para a coluna vertebral. Além do aumento do tônus muscular, a flexibilidade também é desenvolvida, proporcionando alívio de dores musculares e melhor funcionamento do corpo.

Após uma aula de pilates o aluno sente-se fisicamente revigorado, posturalmente alinhado e mentalmente relaxado, pois durante a aula a necessidade de pensar em todos os detalhes da execução dos exercícios e a respiração correta proporcionam bem-estar. Por não ser uma atividade aeróbica, o pilates não é indicado para a perda de peso. Porém, modela e afina a silhueta principalmente na região abdominal, o que pode ser sentido tão logo o aluno consiga ativar os músculos abdominais juntamente com a respiração. Essa é uma atividade que abrange todas as faixas etárias a partir da puberdade, assim como gestantes liberadas para o exercício físico e pós-parto, especialmente pelo trabalho da musculatura pélvica e abdominal. A técnica consiste em exercícios de solo – mat pilates – e nos aparelhos, com o repertório consistindo nos níveis principiante, intermediário e avançado.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O que Joseph Pilates declarou quando chegou aos Estados Unidos?

 
               O manifesto de viagem e desembarque de Joe e Clara (então conhecida como Anna Clara Zuener) informa que cruzaram o Atlântico em um navio chamado de Westphalia, que saiu da cidade de Hamburgo - Alemanha em 14 de abril de 1926. O navio chegou a Nova York em 27 de abril. Ambos viajaram na segunda classe. Quando desembarcou em New York Joe declarou U$ 500 em dinheiro, uma grande soma para a época. Ao mesmo tempo Clara declarou U$ 35. Joe informou que ia permanecer com seu tio, William Meyer, residente em 112 E. 59th Street, em Manhattan. Clara se dirigia para o Brooklyn para ficar com seu tio Louis Mitschang que residia na Rua 480 Harman.

              Ocorre que Joe também havia atravessado anteriormente o Atlântico para os Estados Unidos  em um navio chamado Albert Ballin em 6 de outubro de 1925, retornando para a Alemanha 60 dias depois. A segunda página do manifesto mostrou que Joe viajou na primeira classe e declarou $ 800 em dinheiro. Ele também declarou como destino final o endereço da 22 Broadway, em New York, onde os escritórios de advogados Marcas e Clerk foram localizados. Marcas foi o mesmo advogado que entrou com a patente para o reformador da Universal, em Berlim, 27 de agosto de 1924, e nos Estados Unidos em 24 de agosto de 1925.



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O potencial do pilates

By Kate Wilson, M.A. – traduzido por Solaine Perinni – Fisioterapeuta e Presidente da ABP

Enquanto Pilates é um exercício poderoso, suas capacidades como ferramenta de reabilitação completa ainda devem ser descobertas.

Pilates está em alta. Para onde quer que olhemos, modelos e celebridades são alvo de marketing dos benefícios deste método de condicionamento corporal. Livros, revistas e sites da Web estão elogiando este programa para exercer a capacidade para melhorar a postura, desenvolver todo o organismo e melhorar a força física, assim como o condicionamento mental. "Studios de Pilates" estão abrindo por todos os lugares, enquanto instrutores de yoga e aeróbica estão acrescentando "O Método Pilates" em seus trabalhos. Os meios de comunicação criaram um novo nível de consciência que apresenta homenagem ao sucesso deste fenômeno do fitness.

O atual momento por qual passa o método Pilates tem negligenciado o objetivo inicial dos exercícios. Joseph Pilates criou os exercícios para ajudar os doentes da reabilitação, combinando elementos de ginástica, ioga e outras disciplinas que ele tinha estudado. Sem o benefício de dispor de materiais apropriados para elaborar equipamentos, ele utilizou os materiais disponíveis enquanto recluso, tais como cadeiras e camas de molas, concebendo exercícios para os doentes hospitalizados. Estes exercícios foram destinados a reforçar a musculatura, melhorar a circulação sanguínea e utilizar uma atenção centrada em uma rotina disciplinada.

Como uma aluna dedicada de Pilates, posso atestar seus múltiplos benefícios como um método de reabilitação. Nos dois últimos anos, Pilates tem sido uma força poderosa e positiva na minha vida. Em 1965, eu era uma passageira em um carro que foi atingido por dois veículos. O resultado foi danos na medula espinal, na T12 e L1, o prognóstico afirmou que nunca iria caminhar novamente. Após vários meses de fisioterapia, foi-me dito para não esperar qualquer progresso adicional, como consequência dos extensos danos na medula espinhal e atrofia muscular. Felizmente, eu provei aos médicos que estavam errados, comecei a caminhar com a ajuda de muletas.

Quando vivia na cidade de Nova York, em 1993, eu sofria de dores debilitantes no joelho, agravada por quedas frequentes. Eu era referida por vários fisioterapeutas, ainda debilitada fora do programa, porque minha dor aumentou e foram limitadas a terapias passivas, tais como: gelo, ultra-som e estimulação elétrica. Vários médicos recomendaram uma substituição total do joelho, mas eu estava determinado a manter o meu joelho e conquistar a melhora. O avanço da Minha reabilitação começou quando um colega da Universidade de Columbia conviveu diariamente com a minha dor e me sugeriu contato com Taaj Jaharah, um treinador desportivo e massagista terapeuta registrado. Durante a minha primeira visita, Jaharah disse: "Vamos trabalhar primeiro com a dor." Sua declaração definiu o tom para o resto de nossas sessões. Ela quebrou o ciclo da dor lentamente, o que permitiu fazer reforço com exercícios diariamente. Por quatro anos, através de consistentes exercícios diários, eu comecei a construir a força e a consciência da minha musculatura. O reencontro da força física ocorreu, até que fiquei, em um Studio de Pilates, em pé, sem auxilio de muletas.

Em 1999, minha carreira levou-me a Cambridge, Massachusetts. Eu ainda andava com duas muletas, e sofria de suportes nos joelhos, nas pernas e consistente dor nos quadris. Eu estava ansiosa para encontrar um outro médico que pudesse ajudar a continuar a desenvolver minha força e atenuar minha dor. Depois de trabalhar rapidamente com vários profissionais de várias disciplinas, contatei Martha Mason, uma profissional de Pilates registrada e certificada. Descrevi meus desafios físicos para ela e ela explicou a filosofia e as práticas do Método Pilates.

Quando eu comecei a praticar Pilates, eu não percebi totalmente a importância de encontrar um profissional registrado e certificado. Pilates é um rigoroso programa que requer mais de 600 horas de trabalho supervisionado, vastos conhecimentos de anatomia, fisiologia e formação sobre o uso do equipamento de Pilates. Eu rapidamente aprendi a apreciar o aprofundamento da formação necessária para ser certificada. Devo trabalhar por dois anos em um programa intensivo de reabilitação com Mason. Ao contrário da fisioterapia, que concentra apenas no meu joelho ferido, nos concentramos em toda a força do organismo. Os exercícios de Pilates não são levantamento de peso, posso executar sem prejudicar meu joelho. Ela mostrou-me que fazer 10 a 12 repetições de um exercício elimina o tédio e mais importante, não trabalha através da dor, impede novas lesões.

Nós adaptamos muitos dos exercícios básicos do Pilates para minhas necessidades. Através da criatividade de Maison e da minha concentração, nós temos aperfeiçoado em conjunto exercícios que permitiram-me reconectar as mensagens entre o meu cérebro e músculos. Tenho aprendido mentalmente a localizar um músculo inativo e reconhecer o menor movimento no mesmo. Além disso, tenho identificado músculos atrofiados e lentamente construído sua força. Através da concentração, tenho aprendido a "abandonar" o mais forte dos músculos e envolver o mais fraco. Por sua vez, o trabalho mais duro foi perder a dor. A circulação foi restabelecida, os músculos e a sensação redesenhados. A cor retornou aos meus pés. Já ganhei uma polegada na minha perna direita atrofiada, meus glúteos e isquiotibiais foram reativados. Além disso, a força do meu tronco, marcha, estabilidade, postura e equilíbrio, tem melhorado.

Tal como uma profissional, Mason traz a cada sessão o seu extenso conhecimento técnico, foca completamente na minha necessidade com habilidade para desafiar-me ainda mais, sem produzir lesões ou frustrações. Como uma estudante, trago a cada sessão o meu empenho total, foco e vontade de ser reabilitada. Juntos, partilhamos a excitação e o sucesso dos nossos esforços mútuos.

Infelizmente, o potencial do Método Pilates como uma forma de reabilitação física ainda tem de ser descoberto. Eu pratico esse processo mentalmente e fisicamente, estou grato pelo gênio criativo de Joseph Pilates, que criou uma abordagem inovadora para reabilitação física. Espero que o atual interesse em Pilates continue, expandindo a maiores alturas.

Kate Wilson, MA, é a Presidente da Wilson Educational Consultants, em Cambridge, Massachusetts. Ela trabalha com faculdades e universidades para melhorar a prestação dos serviços aos estudantes, usando sua experiência adquirida como uma administradora de colégio há 25 anos. Ela é uma apresentadora freqüente em conferencias de ensino superior profissional sobre temas relacionados com serviço de estudantes

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pilates no centro de Reabilitação hospitalar

   A partir do dia 19 de novembro, passa a funcionar o hospital RDOVIVER, localizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O hospital apresenta, dentre os diferenciais, seu Centro de Reabilitação, que trabalha com método Pilates e conta com educadores físicos, fisioterapeutas, fisiatras nutricionistas e cardiologistas para atender aos setores do hospital: pacientes internados, pós-parto, pós-cirúrgicos, provenientes do centro de infusão, pacientes portadores de lesão crônica, doenças cardio-respiratórias, vasculares, reumáticas, ortopédicas, neurológicas, terceira idade e encaminhados de outros serviços, além de um espaço completo para check-ups.  No espaço, oferece ainda a Ergoespirometria, avaliação cardio-vascular e pulmonar completa sob controle médico.
   O Pilates também é opção para tratamento e reabilitação no Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na capital de São Paulo.
O Pilates é atualmente um dos métodos mais procurados em academias por aqueles indivíduos que querem cuidar do corpo, da postura e da própria consciência corporal.
Atento às novas necessidades de seus pacientes, o Einstein já oferece Pilates no tratamento de diversos problemas do corpo e também para pacientes em reabilitação. Na Europa e nos Estados Unidos, a prática do Pilates em tratamentos de saúde é cada vez mais utilizada. Agora, os pacientes também podem contar com o método no Brasil.
O programa oferecido pelo Einstein é excelente para pacientes que necessitam de fortalecimento, flexibilidade e estabilidade da coluna. Vimos que trazia esses benefícios e decidimos implantar no hospital como mais uma prática na busca de saúde e bem-estar”, explica a fisioterapeuta Simone Przewalla, uma das responsáveis pelo programa de Pilates da instituição.
  O Pilates é recomendado para pacientes com alterações posturais, pós-tratamento ortopédico, pacientes com sequelas ou déficits neurológicos (causados por derrames cerebrais e doenças neuromusculares, como distrofias musculares, amiotrofias espinhais, Esclerose Amiotrófica, neuropatias, miastenias etc.), idosos, grávidas, crianças e adolescentes com problemas de postura e indivíduos com necessidade de fortalecimento global.
“Os exercícios de Pilates que praticamos aqui são basicamente os mesmos dos de uma academia. A diferença é que aqui na Reabilitação, o nosso paciente é acompanhado por um fisioterapeuta, profissional apto a lidar com alterações posturais, patologias e dores, condições típicas nos pacientes que buscam nosso serviço. Além de estar mais preparado para lidar com estas situações, o fisioterapeuta conhece a parte técnica em relação ao problema do paciente, visto que já o acompanha durante outras fases de seu tratamento”, explica Simone.
  “Essa orientação sendo realizada por um profissional de saúde é fundamental porque considera as características e as necessidades de cada paciente individualmente. Só vem a contribuir com as práticas já utilizadas na reabilitação e é mais uma opção para os pacientes do Einstein”, afirma.
Fonte: PressReleasesBrasil.com / Einstein.br



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Treine com seu bebê!

    Vocês sabiam que após o 60° dia do nascimento do bebê ele pode tornar-se o seu companheiro de treino?
       Algumas posições podem ser feitas com o baby, desde que ele esteja com o aval médico e protegido com um cobertor infantil quando houver necessidade do cobertor. Esse ato tornar-se uma junção única e especial, onde o filho (a) pode ficar ao lado da mãe/pai e colaborar com o seu treinamento.



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A postura



     A avaliação postural é crucial como ponto de início para criar um programa de pilates abrangente. O processo de avaliação pode adotar uma das seguintes abordagens: 
      Estática - Indica desequilíbrio musculares ou alterações no comprimento do músculo. 
    Dinâmica- É testada durante o movimento em atividades específicas; exercícios dinâmicos ilustrarão qualquer incorreto de movimento, ajudando assim a determinar os exercícios de pilates mais apropriados.

     Postura é a posição que você mantém seu corpo contra a gravidade enquanto está em pé, sentado ou deitado. A boa postura implica treinar o corpo para ficar em pé, andar, sentar e deitar em posições que gerem a menor tensão possível no músculo de suporte e nos ligamentos, seja durante o movimento ou nas atividades de suporte de peso.  A postura correta inclui manter os ossos e articulações no alinhamento ideal, de forma que os músculos sejam usados apropriadamente, o que ajuda a evitar que a coluna se fixe em posição anormais.

      Os fatores que influenciam a postura incluem:

* Condições hereditárias, i.e., sua constituição genética;
* Posições habituais que você assume durante seu trabalho ou durante movimentos repetitivos, ou mudanças de alinhamento postural em resposta à natureza da atividade;
* Fatores patológicos, i.e., associados à presença de uma doença;
* Trauma, resultando em danos em tecidos ou ossos;
* Equilíbrio muscular alterado, i.e., mudanças na interação entre músculos ou grupos musculares diferentes.



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Torne-se um profissional de Pilates

        Os fundamentos do Pilates e o sistema de exercícios padronizados em níveis confere a esse curso os conhecimentos necessários para ensinar aulas como mat pilates e aparelhos. Dividido em níveis, as fases I e II trazem revisão do conteúdo e complementação do aprendizado. Já no terceiro período, a prática engloba a utilização de acessórios como magic circle e pesos. O estágio IV tem o objetivo de aperfeiçoar a técnica em modo avançado.


Segue abaixo uma foto do Joseph Pilates, atuando uma de suas aulas em seus aparelhos que hoje tem um designer atual, porém espelha-se nos aparelhos de Joseph e segue com a mesma função.



Faça Pilates você também !

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Artistas que Praticam Pilates

       As academias estão sendo trocadas por Studios! Como todos devem ter notando, o método Pilates está ganhando com o passar do tempo cada vez mais popularidade.  Não somente por exercitar-se, mas porque esse método garante músculos mais tonificados, equilíbrio e postura melhorada, menos dores, maior satisfação, melhor equilíbrio etc. Ao praticar Pilates você fica com a auto estima elevada, fazendo com que você leve a vida de uma forma mais simples e alegre.

Exemplo de Famosos que praticam Pilates:

Luiz Brunet ,  Iran Malfitano,  Gisele Bundchen,  Bruna Thedy,  Deboorah Secco, Camila Pitanga, Patricia Pilar,  David Beckham,  Daniele Winits, Jennifer Aniston,  Marcos Palmeira,  Brad Pit .




Na foto a empresária, atriz e Modelo Brasileira, Luiza Brunet,  está na aula de Pilates Original que é executado em aparelhos.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Pilates para Gestantes



       Está na hora de acabar com as dores e mal estar para as gestantes. A postura e o andar são alterados durante a gestação e isso ocorre devido ao aumento de peso.
      O corpo da mulher tende a inclinar o dorso para trás gerando a postura que Shakespeare chamou de "pride of pregnancy" (o orgulho da gravidez). A gestante separa os pés, inclinando as pontas para fora, visando aumentar a base de sustentação. A respiração torna-se mais difícil, principalmente no fim da gestação. Tende a melhorar nas últimas semanas antes do parto, quando ocorre o encaixe da cabeça fetal na bacia materna e a diminuição do volume abdominal.