terça-feira, 29 de maio de 2012

Aprecie o nhoque da fortuna no dia 29 sem afetar a balança

Conhecido por todos que apreciam a gastronomia italiana, o nhoque é famoso não só por seu sabor e versatilidade. Presença garantida em almoços de domingo, o prato ficou ainda mais popular no Brasil em função das superstições que o cercam.

Todo dia 29 do mês é o dia do nhoque da fortuna. Diz a lenda que num certo dia 29 de dezembro, na Itália, São Pantaleão bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era bem pobre, mas apesar disso, não se importou em dividir o seu nhoque com o andarilho. Ao recolherem os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Segundo a tradição, antes de se deliciar com o prato, coloca-se uma nota de dinheiro embaixo dele e faz-se um pedido. Para garantir o bolso cheio o ano inteiro, a nota deve ser guardada até o próximo dia 29 do mês. 



Também é possível tornar este prato mais leve sem perder o sabor para não atrapalhar a dieta. Para a nutricionista Ana Flávia Pinheiro, o nhoque é um dos pratos mais versáteis que existem por permitir substituições tanto no molho quanto na própria massa: "Você pode substituir parte da batata da massa por beterraba, berinjela, abobrinha, abóbora e muitos outros legumes, tornando-o super nutritivo. Além disso, um molho simples e leve já dá um sabor especial ao prato", explica.




Dicas e substituições que fazem a diferença

  • Já que os componentes da massa do nhoque tradicional são basicamente batata e farinha de trigo, o ideal é não exagerar na quantidade de farinha ao preparar a massa, pois, quando em excesso, o ingrediente deixará a massa mais pesada e menos saborosa. Outra opção é usar trigo integral para tornar a receita mais saudável e rica em fibras.
  • É possível substituir a batata por outros ingredientes como: berinjela, ricota, pão light, beterraba, abobrinha e até banana. "O sabor fica diferenciado, conforme o ingrediente, mas em geral, as substituições por legumes e vegetais resultam em menos calorias na hora de pesar na balança", explica a nutricionista.
  • Outra sugestão é saber escolher o molho que acompanhará o nhoque: "para emagrecer o prato, o melhor é deixar de lado os molhos brancos ou à base de queijos amarelos e investir nos molhos de tomate, de ricota, espinafre ou manjericão, que são bem menos calóricos e nem por isso menos saborosos", sugere Ana Flávia.
  • Comece sempre por uma salada. "Se você vai comer uma massa como nhoque, que por mais leve que seja a receita, acaba pesando um pouco, comece a refeição com uma boa salada para moderar seu apetite e evitar que exagere na quantidade da massa a ser consumida", explica a especialista.
  • Cuide para comer devagar e saborear a massa. O hábito evitará que você repita a porção desnecessariamente. Mas, se por acaso sentir que descuidou e comeu além da conta o melhor é segurar a quantidade de carboidratos que consumirá no restante do dia. "Se exagerou na massa, prefira, para as próximas refeições, uma alimentação mais leve, dando prioridade para as frutas, vegetais e grelhados magros", finaliza.

Versões leves e nutritivas do prato

Nhoque Integral Maravilha

Ingredientes

-750 g de batatas
-1 ovo
-½ colher de sopa de manteiga
- Sal a gosto
-Farinha de trigo integral 

Modo de Preparar

Cozinhe as batatas com as cascas, descasque-as e passe no espremedor. Junte as batatas ainda quentes à manteiga, ovo, sal e vá juntando a farinha de trigo até poder enrolar, mas sem deixar que a massa fique dura. Faça rolinhos compridos de massa de batata sobre o mármore enfarinhado.

Corte-os com uma faca em pedacinhos. Cozinhe os nhoques em bastante água fervente com sal. Quando subirem à tona de água, estarão cozidos.

Tire-os com uma espumadeira, deixe escorrer. Arrume-os numa travessa, cubra-os com molho de tomate e bastante queijo parmesão. 
Nhoque de beterraba

Ingredientes

- 1 ovo
- 1 copo (tipo americano) de leite
- 2 colheres (café) de sal
- 150 g de batata cozida
- 150 g de beterraba cozida
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 copo (tipo americano) de farinha de trigo

Para o Molho de Sálvia
- 100 g de manteiga
- 4 folhas de sálvia fresca
- sal e pimenta-do-reino branca moída

Para o Molho Branco
- 2 colheres (sopa) de manteiga light
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 1 ramo de alecrim picado
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 500 ml de leite desnatado
-pimenta-do-reino moída, pimenta calabresa, noz-moscada moída e sal a gosto
Modo de preparo
Num liquidificador coloque o ovo, o leite, o sal, a batata e a beterraba. Bata bem até a mistura ficar homogênea. Reserve. Numa panela em fogo médio aqueça a manteiga e depois incorpore o creme batido (do liquidificador). Misture bem e espere o creme aquecer.

Assim que o creme aquecer, coloque de uma vez a farinha de trigo e mexa constantemente até que a mistura desgrude da panela, +/- 3 a 5 minutos. No início parece que o creme vai empelotar, mas mexa continuamente como massa de coxinha, até que desprenda da panela.

Transfira a massa para um refratário e espere esfriar. Assim que a massa esfriar, enrole-a formando tiras e depois corte no formato de nhoques. Coloque o nhoque direto no molho quente (escolha um de sua preferência) e sirva a seguir. Essa massa pode ser aquecida em microondas ou armazenada em geladeira por 1 semana. Você pode trocar a beterraba por cenoura, espinafre ou mandioquinha.

Molho de Sálvia 
Numa frigideira em fogo médio derreta a manteiga. Adicione as folhas de sálvia fresca, sal e pimenta-do-reino branca moída e deixe cozinhando de 2 a 3 minutos.

Molho Branco
Numa panela em fogo brando, derreta a manteiga e refogue o alho, a cebola e o alecrim. Junte a farinha de trigo e mexa bem. Acrescente o leite, a pimenta-do-reino, a pimenta calabresa, a noz-moscada moída. Acerte o sal e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo.
Nhoque de Abóbora

Ingredientes

-2 quilos de abóbora cozida
-1 ovo
-farinha de trigo até dar o ponto
-sal a gosto
-1/2 quilo de carne seca desfiada
-1 colher de manteiga
-1 cebola picada
-cebolinha
-queijo ralado (a gosto)

Modo de preparo
Cozinhe a abóbora, passe no espremedor, misture os ovos, sal e farinha. Quando estiver no ponto, enrole, corte e cozinhe até subir na água.

Coloque a carne seca desfiada sem o sal, para refogar com manteiga, cebola e tempero de seu gosto. Misture o nhoque à mistura e salpique cebolinha e queijo ralado a gosto. 
Nhoque de ricota

Ingredientes

- 1 ovo
-1 colher (café) de noz-moscada ralada
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo ?
-675 g de ricota
-Sal (o mínimo)

Molho
-1 cebola média ralada
- 12 dentes de alho amassados
- 400 g de polpa de tomate
- 250 g de purê de tomate
- 1 copo de leite desnatado
-algumas folhas de manjericão
- 1 cenoura picada

Preparo da Receita
Passe a ricota por uma peneira fina e misture com o ovo, a noz-moscada e o sal. Junte a farinha aos poucos, amassando com as mãos até obter uma mistura firme. Pegue pequenas porções de massa, forme cordões e corte-os em pedacinhos.

Amasse-os ligeiramente com um garfo e vá colocando-os sobre uma superfície enfarinhada ou um pano. Ferva 4 litros de água. Vá colocando os nhoques aos poucos. Quando subirem à tona, retire-os com uma escumadeira e coloque-os num escorredor.

Passe-os imediatamente por água fria em abundância; escorra-os. Coloque-os numa travessa, cubra com o molho e sirva.

Molho: Numa panela antiaderente dê uma ligeira fritada na cebola e no alho. Junte a polpa e o purê de tomate, a cenoura, o leite e as folhas de manjericão.

Mexa bem e cozinhe em fogo brando por 1h30min com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Se necessário, vá colocando água aos poucos. Quando o molho estiver bem apurado, retire-o do fogo e passe-o por uma peneira. 
Fonte: Minha Vida




sexta-feira, 25 de maio de 2012

Exercícios com pilates melhoram o desempenho sexual


Na hora de pensar em uma atividade física associamos a ela nossa saúde e auto estima, sempre focados no físico. Mas, além desses benefícios, os exercícios podem ser a ajuda para apimentar a relação a dois. O pilates é um ótimo aliado para melhorar o desempenho sexual. Por trabalhar especialmente os músculos da região pélvica (ou do quadril), os exercícios tendem a deixar os praticantes com mais disposição para o sexo. 
Diversos fatores contribuem para isso: o desenvolvimento da capacidade respiratória, uma vez que os exercícios são realizados com uma respiração correta e suave; maior capacidade de concentração; aumento da resistência, da força e da flexibilidade corporal; e redução de dores, como as das costas, por exemplo. 

 “A força que o pilates dará aos músculos da região abdominal e da pelve, muito usados durante a relação sexual, ajuda na sustentação e na durabilidade do ato sexual", afirmam fisioterapeutas . 

Algumas mulheres sofrem com o relaxamento da musculatura pélvica após a gravidez ou no período da menopausa, o que pode reduzir o prazer durante a relação. Esse problema pode ser facilmente corrigido com exercícios de pilates focados no fortalecimento dessa região. O resultado é um maior conforto e prazer durante o ato sexual. Além disso, com a liberação da serotonina (substância liberada ao praticar atividade física e que está ligada ao humor e ao prazer) há uma diminuição do estresse, que pode ser o maior inimigo na hora H. 





Os movimentos de abrir e fechar a perna e o de empurrar e encaixar os quadris feitos no pilates trabalha com o períneo e os adutores, os mesmos usados nas posições sexuais. Fortalecer essa musculatura só pode ajudar a melhorar a desempenho na da relação a dois. 

"Há certas posições sexuais exigem sustentabilidade dos músculos abdominais e dos braços, tanto para mulheres, quanto para os homens. A força proporcionada pelos exercícios do pilates evita, inclusive, as dores no dia seguinte"

terça-feira, 22 de maio de 2012

Receitas saudáveis para atravessar o inverno sem ganhar peso



Com esse tempo friozinho, comer um pouquinho a mais passa a ser bastante convidativo e é o que a maioria das pessoas faz. Além disso, vem junto aquela preguiça em fazer atividade física.

Mas temos que ter cuidado, porque é nesse período que os ponteiros da balanças costumam subir com mais facilidade, justamente por conta das preparações quase sempre cheinhas de queijo, creme de leite, torradinhas... e o vinho tão apreciado no frio.


Mas é possível passar pelo inverno sem tantos prejuízos. Temos que ficar atentos ao que consumimos. As sopas são ótimas aliadas, mas nada de colheradas de creme de leite e queijo, prefira as sopas de legumes e utilize bastante tempero como orégano, alecrim, manjericão... que aquecem ainda mais. E a salada verde tão festejada no verão e esquecida no inverno pode ganhar cara nova sendo rapidamente colocada no vapor ou refogada ou até mesmo na própria sopa. 



Que tal uma couve picada bem fininha com uma sopinha de abóbora? Fica uma delícia!

Outro exemplo é o chocolate quente que pode ser feito com leite de soja e chocolate sem açúcar, por exemplo e fica tão delicioso quanto. Ah e não se esqueça do chá, ele aquece e ajuda na aumentar a ingestão de líquidos e falando nisso, a água é um item que também não pode ser esquecido, lembre de colocar a garrafinha na mesa do escritório ou leve na bolsa. Depois das dicas, dá para ver que existe sim, inverno saudável, aproveite!


Sopa de abóbora com couve

Ingredientes:
3 xícaras de chá de abóbora japonesa cozida
150 gramas de couve manteiga em tiras
1 cebola em cubos pequenos
1 litro de caldo de legumes natural
1 dente de alho
1 colher de sopa de óleo de canola
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta do reino branca

Modo de fazer:

1- Cozinhe a abóbora no caldo de legumes;

2- A seguir, bata no liquidificador e reserve.

3- Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. A seguir, acrescente o creme de abóbora (caso queira a sopa mais rala coloque água a gosto) e corrija o sal. Cozinhe por uns 15 minutos e junte as folhas de couve cortadas em tiras. Ferva por mais 10 minutos, acrescente a pimenta a gosto e está pronta.

Sopa de alho-poró temperada

Ingredientes:
¾ xícara de chá de alho-poró (talo) picado em tiras fininhas
2 colheres de sopa de cebola roxa picada
½ dente de alho espremido
1 colher de sopa de óleo de canola
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
500 ml de caldo de legumes
Sal a gosto
Salsinha picada

Modo de fazer:

1-Refogue a cebola ralada com o alho. Acrescente o alho poró e deixe dourar mais um pouco;
2- Em seguida coloque o caldo de legumes, a folha de louro e deixe cozinhar em fogo brando por 15 minutos. Adicione a noz-moscada e acerte o sal. Retire a folha de louro. Acrescente a salsinha picada no prato e sirva em seguida.

Caldo verde light

Ingredientes:

½ couve-flor
2 folhas médias de couve-manteiga
½ cebola ralada
1 colher de sopa de óleo de canola
Sal a gosto

Modo de fazer:

1-Lave bem e pique a couve-flor, refogue na cebola até a couve começar a dourar;
2-Salgue a gosto e cozinhe com pouca água;
3-Bata no liquidificador com água suficiente para deixar o caldo grossinho, pois a couve-flor não engrossa muito;
4-Leve ao fogo e coloque a couve manteiga picada (não fatiada à mineira);
5-Ferva por 5 minutos para a couve ficar verdinha. Sirva em seguida. 

Fonte: Uol

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os riscos de fazer atividade sem orientação médica





Por Juliana Falcão

Fazer exercícios físicos, seja na academia, em casa ou ao ar livre, faz muito bem à saúde. Mas quando não se tem a devida orientação de um profissional de educação física, os riscos de se ter lesões e até potencializar alguns problemas de saúde são enormes.

E o número de pessoas que decidem largar o sedentarismo por conta própria não é pequeno. Segundo dados de uma pesquisa recente encabeçada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a Celafiscs - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, um em cada sete paulistas praticam atividade física sem orientação de um profissional especializado.

A professora Alessandra Dianin, da academia Bio Ritmo, alerta que qualquer exercício realizado sem orientação pode acarretar em algum tipo de problema. "Normalmente quem sofre primeiro são as articulações. Sem falar em problemas mais extremos, como cardíacos e de pressão arterial."

Entre os outros problemas enumerados pela professora estão tendinites, dores de cabeça (se a alimentação não for adequada), cansaço excessivo, falta de sono e estresse por conta do overtraining. Para evitar estes e tantos outros problemas, o aluno deve procurar um médico antes de começar as atividades físicas, para que o especialista possa saber o estado físico e as condições de cada um.

"O mínimo que o médico deve fazer é verificar a pressão e os batimentos cardíacos. A partir daí, ele saberá um pouco do perfil do aluno. E numa simples conversa, ele pode ou não pedir mais exames, como colesterol, triglicérides, entre outros. Tudo vai depender da análise do profissional", explica a professora.

Exercícios aeróbicos e musculação precisam de prescrição. Por isso, é obrigação também do professor conversar com o aluno e conhecer bem as necessidades dele. Alessandra explica que o personal, antes de definir as séries de exercícios, deve levar em conta os objetivos do aluno - se ele quer emagrecer, ganhar massa muscular, definir musculatura ou terminar alguma prova de running ou bike.

Quando a atividade é bem orientada, pode inclusive prevenir doenças. "Quem tem distúrbios hormonais, por exemplo, podem procurar um bom profissional e fazer uso de exercícios físicos que ajudem a controlar as consequências deste problema", diz.

Alessandra finaliza dando outras orientações: "O aluno não pode deixar de se aquecer antes de iniciar as atividades e de fazer um trabalho de alongamento/flexibilidade pelo menos uma por semana. Isso vai ajudá-lo a manter a postura e a saúde dos músculos."

Fonte: Vila Mulher.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Yoga na infância: exercício pode ajudar crianças hiperativas



Os benefícios são similares ao dos adultos, porém, além de trabalhar o equilíbrio e musculatura, o foco maior é na concentração, fator essencial para o dia a dia e o desenvolvimento sadio.
Segundo a especialista e professora de Yoga no Maha Studio do Corpo, Laila Gadel, “trabalhamos os princípios de certo e errado, melhorando a consciência, o controle corporal e o aprendizado. Além de ajudar no equilíbrio de crianças hiperativas, a prática da yoga melhora o relacionamento entre colegas e professores em classe”.
Para completar, Laila destaca que “tão importantes durante a infância, os exercícios também fortalecem o aparelho respiratório e a postura, melhoram a formação muscular e a sustentação do próprio corpo.” Para as crianças mais novas as aulas acontecem com período reduzido, com menos tempo de permanência, já que precisam se familiarizar com a prática do Yoga.

Fonte: O Debate.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hábitos saudáveis evitam aparecimento de rugas





Por Cristina Veronez


Com o passar dos anos as mulheres dão maior importância ao aparecimento das chamadas marcas de expressão e rugas  no rosto. A verdade é que muitas delas se submetem a tratamentos na esperança de saírem da sala de procedimentos completamente renovadas. A procura por resultados imediatos a partir de produtos anti-idade é grande, mas é preciso entender que mudar hábitos é essencial na busca por uma pele saudável e rejuvenescida.


A cosmetóloga da Bel Col Nancy Viveiros disse, em entrevista ao SRZD, que existem algumas dicas básicas que devem ser adotadas por quem pretende ter uma pele sempre saudável: "Use sempre protetor solar e não durma de maquiagem em nenhuma hipótese. Na verdade, o ideal é usar maquiagem o menor tempo possível".

A dieta também influencia bastante no aparecimento ou não de rugas. De acordo com a especialista, alimentos ricos em lipídios, sacarose, sódio e carboidratos devem ser incluídos na alimentação com parcimônia. 

Nancy explica que a clientela para produtos anti-idade inclui mulheres de todas as idades. "É um mercado muito flexível", conta. Desde jovens de 17 anos até senhoras de 80: não existe idade para querer melhorar a aparência e cuidar da pele. "Vai da necessidade de cada um", diz.

Apesar da grande disponibilidade de produtos com resultados rápidos, a cosmetóloga ressalta: "Temos que ter cuidados diários e fazer a manutenção dos tratamentos de clínica em casa também. O resultado gradativo é muito importante".



Fonte: SRZD.



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cantora Paula Toller faz Pilates para manter a forma




A vocalista do Kid Abelha, Paula Toller, é assunto nas redes sociais toda vez que aparece na televisão pelo fato de ter 49 anos e não aparentar ter essa idade. As pessoas afirmam que ela não envelhece, que tem o mesmo rosto de quando tinha 20 anos na década de 80. Foi revelado pela cantora que ela mantém a forma a partir de exercícios e é claro, o pilates está incluso.
Em entrevista à revista QUEM, a cantora afirma que é maravilhoso ser considerada musa aos 49 anos de idade, que sempre foi esportiva e nada fresca, nada mulherzinha e que gosta de moda, estilo, mas sempre foi ligada em ter saúde. Que escolheria ser atleta quando garota.
Para manter-se bonita e saudável Paula faz sacrifícios. Ela faz pilates, joga tênis, corre e tem uma alimentação bem controlada, sem doces. A cantora ficou diabética há três anos. Também tenta se exercitar pelo menos seis vezes por semana. Depois da descoberta da doença ela teve que se preocupar ainda mais com a questão de saúde. Hoje em dia não tem sintomas do diabetes, mas procura controlar, porque é uma doença silenciosa.
Confira a forma de Paula Toller no show de 30 anos da banda Kid Abelha: