segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Exercícios com travesseiro ajudam a prevenir lesões

Exercícios fortes como a corrida ou o spinning podem deixar dor e inchaço nas pernas. Mas exercícios fáceis e simples, que podem ser feitos em casa, com a ajuda de travesseiros, aliviam esses problemas.
Bastam apenas de 5 a 15 minutos de alongamento antes de dormir.
Veja quais são os exercícios que podem ser feitos para não só aliviar as dores musculares, como também para prepararem o corpo para uma ótima noite de sono:
Agachamento
Sentada em cima do travesseiro, fique agachado e mantenha os pés afastados a uma distância maior que a largura dos quadris. As mãos devem ficar na altura do peito.
Abraçado ao travesseiro
Ajoelhe o corpo e mantenha os joelhos separados. Abrace o travesseiro contra o corpo.
Tronco torcido
Deite de lado e encoste a cabeça abraçado ao travesseiro que deve estar na vertical. Repita o mesmo movimento para o outro lado depois de contar até 30 vezes.
Pernas na parede
Deite com o tronco em cima do travesseiro, levante as pernas e as encoste na parede.
Costas
Separe três travesseiros, deite com as costas neles em sentido vertical e relaxe.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Curso Pilates Evolution em Canoas!


Aproveite as férias para aprimorar seus conhecimentos!
Curso Pilates Evolution- bola e faixa elástica
Canoas/RS



* Clique para ampliar a imagem.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cursos Pilates ORIGINAL em Porto Alegre e São Paulo!


Imperdível!

O curso Pilates ORIGINAL Básico e Intermediário acontecerá em Porto Alegre e São Paulo no mês de Março!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Exercícios ajudam adolescentes a abandonar o cigarro

Um estudo da Universidade West Virginia, nos Estados Unidos, descobriu que a prática de exercícios é a melhor solução para ajudar os adolescentes fumantes a abandonarem o vício.

Os estudiosos chegaram a essa conclusão quando começaram a reparar que aqueles adolescentes que fumavam eram justamente os sedentários. Já os que praticavam esportes não tinham o hábito do fumo.

Os cientistas passaram seis meses analisando 233 estudantes da West Virginia com idades entre 16 e 19 anos.

A maioria começou a fumar aos 11 anos de idade. O grupo foi dividido em três. O primeiro foi submetido a uma sessão acompanhada por um psicólogo especializado em livrar os fumantes do cigarro. O segundo grupo passou a frequentar uma associação especializada no combate ao fumo e o terceiro foi submetido a um programa de atividades físicas combinado com um programa de dez semanas de aconselhamento para parar de fumar.

Eles tiveram todo o seu progresso físico acompanhado. Depois de três meses, 14% dos adolescentes que praticaram esportes abandonaram o cigarro. Dos que apenas frequentaram o grupo de ajuda, menos de 5% largaram o vício.

Os cientistas chegaram a conclusão que foram os benefícios proporcionados pelo esporte que ajudaram os adolescentes a trocarem o cigarro pela atividade física. Devido ao sucesso do estudo, ele será aplicado no combate ao vício do cigarro não somente a adolescentes, mas também será estendido a adultos.


Fonte: Agência Estado com R7.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pilates com bola: controle sua ansiedade

A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo.


Os benefícios do Pilates, associados aos exercícios com a bola, tornam a aula ainda mais divertida e os resultados são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo.
No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz. 


A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes "roubem" o direcionamento da força.


Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições.

Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o grau de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento.


A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Traz benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.


Fonte:Site Vila Mulher

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dicas de Alimentação para Auxiliar nos resultados junto a Prática do Pilates e Exercícios Físicos.

Comer bem garante funcionalidade do organismo e longevidade

A saúde é um dos bens mais importantes da nossa vida. Por isso, é importante adquirir hábitos saudáveis para ficarmos longe de problemas que possam afetar a imunidade e o desempenho de nossas atividades.

Um dos segredos de uma vida saudável está relacionado a uma alimentação equilibrada e adequada, pois ela tem relação direta com o fortalecimento das defesas do nosso corpo.

Confira algumas dicas para manter hábitos mais saudáveis:

Probióticos: classificados como organismos vivos, eles beneficiam o funcionamento do corpo humano porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias, além de ajudar a reduzir o risco de câncer. Podemos encontrá-lo mais facilmente em leites fermentados e iogurtes e é importante que a ingestão desses alimentos seja diária e constante, para que o organismo tenha quantidade significativa, pois os microorganismos necessitam atravessar todos os órgãos gastrointestinais em números consideráveis para manter uma espécie de ritual de ingestão diária para que os efeitos benéficos no trato intestinal ocorram.

Vitaminas e Minerais: as vitaminas A, C, E, o ácido fólico e os minerais zinco e selênio ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O zinco colabora para a diminuição de resfriados, gripes e outras doenças comuns do inverno. Por isso, é fundamental o consumo de abacate, abacaxi, ameixa, abóbora, acelga, alface, agrião, arroz integral, soja, aveia, dentre outros alimentos ricos desse nutriente. 

Fibras alimentares: são importantes porque mantêm o intestino regulado e também desempenham um papel vital na ativação do sistema imune, evitando doenças como o câncer de intestino.

Peixes: Salmão e sardinha contêm ômega 3, que ajuda na diminuição do risco cardiovascular.

Aveia e cereais integrais: O consumo desses alimentos auxilia na diminuição do colesterol LDL, que é nocivo ao organismo.

Fonte: M de Mulher

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Os segredos do Pilates.

Quer ter mais flexibilidade, estimular a circulação, perder peso, aumentar a energia, melhorar a aptidão física, postura e aparência, eliminar o estresse ou fortalecer os músculos? Então o pilates é o exercício mais indicado para você.

Desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, na década de 1920, ele tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo por meio da concentração, controle e respiração.

Outro ponto interessante? A atividade é bem democrática, ou seja, qualquer pessoa pode praticá-la, sejam jovens, pessoas mais velhas, esportistas que ficaram parados há algum tempo, sedentários ou quem sofre de alguma dor muscular.

Segundo a fisioterapeura Marcela Toyokawa, o pilates pode ser praticado de várias maneiras. Em algumas academias, por exemplo, a atividade é realizada por meio do método tradicional com a ajuda de mesas de inversão. Ele pode ser feito ainda no solo, com a utilização de acessórios como bola, ring, elástico, alças, entre outros, que o torna mais eficiente.

A especialista também explica que a técnica pode ser realizada individualmente ou em grupo. "Se você já possui alguma experiência não tem problema em fazê-la em casa, contudo, é aconselhável procurar uma orientação profissional, já que o uso correto de cada parte do corpo, da respiração e execução precisa dos movimentos é muito importante nesse trabalho", afirma.

Erros mais comuns
Com tantas vantagens, não é a toa que o número de adeptos ao pilates cresça cada vez mais. Porém, alguns descuidos cometidos pelos praticantes podem trazer sérias conseqüências como fadiga, lesões musculares, sobrecarga na coluna, entre outras.

Para evitar tais problemas a doutora Eliane Coutinho, diretora de um dos principais centro de certificação em pilates científico no Brasil, a FisioCiência, enumerou alguns erros que não devem ser feitos durante às aulas. Veja quais são eles:

- conversar durante os exercícios não é uma boa conduta. Os resultados levam mais tempo para aparecer, uma vez que o método exige concentração.

- respirar de maneira errada pode gerar sobrecarga e dores nas costas. Inspire, então, na preparação de um movimento e expire enquanto trabalha os músculos e se movimenta. Depois inspire novamente para se recuperar.

- fique atenta às séries dos exercícios. Diferente da musculação, cada um deve ser repetido no máximo 10 vezes. O exagero nas repetições pode promover fadiga e lesão muscular.

- procure não deixar a coluna totalmente ereta. O correto é manter a posição natural da coluna com suas curvas preservadas. A ausência dessa curvatura aumenta a sobrecarga nas estruturas da coluna vertebral.

Fonte:
http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/noticias/os-segredos-do-pilates-243532-1.asp