segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pilates no pós-parto.Com exercícios que fortalecem a musculatura, você pode começar a malhar um mês após o parto!

Durante a gestação, a mulher sofre uma série de mudanças em todo o sistema corporal, inclusive na postura. Para manter a boa forma e a postura nesse período, uma das orientações é a prática regular de atividades físicas. Mas e depois? Quando a mais nova mamãe poderá voltar a malhar? “Vai depender se o parto foi cesária ou normal e, claro, de acordo com a liberação médica. Mas geralmente, logo no primeiro mês já é possível voltar a fazer atividades físicas. Só será contraindicado se houver complicações obstétricas.”, afirma a médica e fisioterapeuta Elaine de Markondes, sócia e instrutora de pilates e gyrotonic (método parecido com pilates) do Núcleo do Corpo, em Curitiba.
Só que estar liberada para os exercícios não significa que você possa voltar a malhar com a mesma frequência e intensidade de antes. O retorno deve ser progressivo e é muito importante que você tenha um profissional orientando. A médica menciona duas modalidades de exercícios como os mais indicados no período pós-parto: o gyrotonic e o pilates. “Ambos os métodos priorizam exercícios de percepção corporal e alongamento muscular de baixo impacto, fazendo com que a coluna possa ser ajustada rapidamente. O estímulo da percepção corporal também ajuda a mulher a recuperar a boa forma”, explica Elaine.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A aula de pilates da Atriz Nathalia Rodrigues

A atriz Nathália Rodrigues conta com o método pilates e a corrida para ganhar postura, disposição e força muscular.

Para preparar o corpo para a corrida de 8 km diários, além das competições que participa, a atriz Nathalia Rodrigues, 30 anos, optou pelo pilates. "A corrida reforçou a necessidade de ter força muscular e postura. Então, o pilates surgiu como uma alternativa mais interessante que os tradicionais pesinhos. Adorei o resultado", diz. É só dar uma olhada nas formas torneadas da atriz para perceber que seu treino, elaborado por Fabrício Durço, fisioterapeuta e professor do Studio Pilates (SP), é mesmo poderoso. "Meu corpo está mais definido, forte e flexível. Pilates, para mim, é sinônimo de saúde", conta Nathalia, que treina três vezes por semana. Veja a aula que a atriz faz!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Paloma Bernardi mantém a boa forma com pilates

Graças à personagem Alice, de Insensato Coração, Paloma Bernardi teve a grata surpresa de conhecer (e adorar!) o pilates. O método esculpiu as curvas e enrijeceu o corpão da atriz. Confira a série de exercícios

Rosto angelical e curvas de mulherão: é esta combinação poderosa que caracteriza Paloma Bernardi. Mas não pense que ela é do tipo que não consegue viver sem uma academia por perto. Na verdade, a malhação é uma aliada recente na vida da morena. “Danço desde pequenininha, mas puxar ferro nunca foi a minha praia. Tive de entrar nesse universo recentemente, por causa de um papel”, conta a bela. “Comecei a fazer musculação para compor apersonagem Alice, da novela Insensato Coração, e meuprofessor Magno de Marco Junior (SP) sugeriu que eu experimentasse o pilates. Na hora vi que tinha encontrado um substituto para os pesinhos”, revela. Os resultados foram aparecendo e reforçaram a predileção. “Ganhei um corpo firme, mas ao mesmo tempo, feminino”, conta ela, que está em turnê pelo Brasil com a peça O Grande Amor da Minha Vida.