segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pilates em 12 perguntas Mitos e verdades sobre a prática que tem se espalhado pelas academias do país

Mitos e verdades sobre a prática que tem se espalhado pelas academias do país.|

SAÚDE A atriz Regiane Alves num estúdio de pilates, no Rio. Ela diz que seu corpo ficou mais definido e que a prática melhorou sua postura  (Foto: Daryan Dornelles/ÉPOCA)
Tudo o que Madonna faz vira moda. Com o pilates, isso levou mais de dez anos para acontecer. Na década de 1990, quando Madonna começou a mostrar sua incrível flexibilidade nos palcos, o público perguntava qual era a técnica que garantia à cantora movimentos precisos e coluna impecavelmente reta, mesmo nas posições mais bizarras, como de cabeça para baixo e com as pernas abertas em 180 graus. “É uma mistura de ioga e pilates”, dizia ela.
Os benefícios prometidos pela ioga já eram conhecidos. A curiosidade girava em torno do método criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século passado. Baseado no movimento dos animais e de crianças durante suas brincadeiras, Pilates – ou Papa Joe, como ficou conhecido nos Estados Unidos – criou uma série de exercícios com o objetivo de melhorar a própria saúde. Pilates sofreu de raquitismo e asma na infância. Com isso, chegou à idade adulta com um corpo franzino. Aos 32 anos, depois de adotar o método em si mesmo, passou a exibir um corpo de fazer inveja aos atletas mais bem treinados e a disseminar a prática entre amigos e conhecidos. A técnica envolve o fortalecimento da musculatura do abdome, que ele chamava de power house (ou casa de força, na tradução do inglês). A definição dos músculos, principalmente do abdome, a melhora na postura e o aumento da flexibilidade são alguns dos benefícios propagados pelos praticantes.
Karina Arruda na posição side lying, no aparelho de pilates chamado de barril  (Foto: Rogerio Cassimiro/ÉPOCA)

Antes de começar as aulas de pilates, achava normal tomar remédios constantemente"
KARINA ARRUDA 

Estima-se que existam mais de 8 milhões de alunos de pilates nos Estados Unidos, de acordo com os dados da Sporting Goods Manufacturers Association, entidade que reúne os maiores fabricantes de artigos esportivos. No Brasil, são 8 mil estúdios de pilates e, por ano, surgem mais de 200 novas casas. Os números são baseados nas vendas dos maiores fabricantes de aparelhos no país. 
Sérgio Sacchi no solo na posição chamada teaser  (Foto: Rogerio Cassimiro/ÉPOCA)

Sempre fui grande e sempre gostei de me exercitar. Uma das minhas preocupações era não ficar muito musculoso  "
SÉRGIO SACCHI 
A atriz Regiane Alves, de 33 anos, é adepta dos exercícios há cinco anos. Ela conheceu o método durante uma aula de ioga, quando o professor chamou a atenção para sua postura excessivamente curvada. Animada com os resultados, não parou mais. “Melhorou tudo no meu corpo: a postura, meu alongamento e meus músculos, que ficaram mais definidos.” 
Os alunos de pilates exibem uma série de benefícios objetivos da prática. Mas entre os argumentos dos entusiastas há alguns mitos. Há quem diga que o pilates evita crises de hérnia e faz crescer. O fortalecimento da musculatura do abdome pode diminuir o número de crises de hérnia, dependendo do local da lesão. Mas não há como garantir o fim de crises em qualquer pessoa, tampouco o fim de todas as crises. A reeducação postural pode ajudar alguém a recuperar centímetros que já tinha e estavam escondidos sob uma postura curva. Mas ele não adiciona tamanho à estrutura óssea. Entenda essas e outras questões sobre o pilates. 

Qual a diferença entre pilates e ioga?
A ioga é uma prática originada na Índia há mais de 5 mil anos. O pilates é uma técnica ocidental de cerca de 100 anos. Conhecida como um estilo de vida que prega a harmonia entre corpo, mente e espírito, a ioga tem um apelo metafísico. “Os exercícios são uma forma de elevação espiritual”, afirma Shakti Leal, coordenadora do espaço Nirvana no Rio. No pilates, equilíbrio e concentração são questões objetivas. Os movimentos de cada exercício são tão complexos, que é quase impossível executá-los sem uma boa dose de concentração. 
2- Pilates é feito no chão ou em aparelhos?Nos dois. Nos aparelhos, as aulas geralmente são individuais. O aluno tem total supervisão do professor. As molas permitem que cada aparelho se adapte ao corpo e à postura do aluno, sem forçar demais nem machucar. Por esses dois motivos, as aulas com equipamentos são mais indicadas a quem tem algum tipo de lesão.

No chão, é possível fazer aulas em grupos maiores, embora os estúdios normalmente evitem lotar suas sessões. Nas academias, esse número pode chegar a 30 praticantes. Apesar de envolver movimentos livres e sem o auxílio de aparelhos, as aulas no chão, afirmam profissionais da área, não são mais difíceis nem exigem mais esforço. Os exercícios de solo e com aparelhos produzem os mesmos resultados.
3- O pilates tem os mesmos efeitos da musculação? Não. Os exercícios do pilates fortalecem, mas não fazem os músculos crescer tanto quanto a musculação. O pilates trabalha mais com a repetição de movimentos e menos com o aumento das cargas. Além disso, as molas usadas nos aparelhos oferecem um tipo de exercício diferente dos executados na musculação. “As molas produzem resistência constante e movimentos precisos”, diz Isabel Sacco, professora de biomecânica da Universidade de São Paulo (USP). “Na musculação, a eficiência do movimento depende do ângulo correto de cada exercício.” Outra diferença é que os exercícios de pilates feitos no chão trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, enquanto na musculação cada exercício estimula, normalmente, um músculo por vez.

“O pilates me deu um corpo mais definido e menos inchado”, afirma o empresário Sérgio Sacchi, de 44 anos. Depois de descobrir três hérnias de disco, consequência de anos de exercícios sem alongamento adequado, tinha parado com as atividades físicas. Sacchi conheceu o pilates há dez anos. “Foi a alternativa que encontrei para me exercitar, depois dos problemas na coluna.”
4- Pilates cura hérnia e outros problemas na coluna? Não existe cura para hérnia ou outras lesões, mas há meios de atenuá-las e reduzir as dores. Médicos e fisioterapeutas indicam pilates como uma boa opção para quem tem lesões na coluna por causa dos exercícios de baixo impacto, do fortalecimento dos músculos abdominais e da correção de problemas posturais. “Indico a prática a meus pacientes, assim como recomendo a reeducação postural (RPG) e a fisioterapia tradicional”, afirma Jamil Natour, professor de reumatologia da Unifesp.

A designer Karina Arruda, de 42 anos, recorreu ao pilates para cuidar da postura. Depois de sua primeira gravidez, há três anos, Karina começou a sentir dores e descobriu uma hérnia de disco. Por indicação médica, procurou as aulas de pilates e, depois de seis meses, parou com os analgésicos. “Não tomo mais nada”, diz. A dona do estúdio onde Karina treina, Luciana Araújo, diz que muitos alunos chegam por indicação médica.
5- Pilates evita lesões futuras?Não. Para os especialistas, não há como comprovar que o fortalecimento da musculatura do abdome proteja a coluna contra novas lesões. “É uma besteira”, afirma Daniel Feldman, reumatologista da Unifesp. “O fortalecimento desses músculos não evita lesões.”  
  
6- Pilates emagrece?

Não necessariamente. Apesar de alguns exercícios exigirem um grande esforço físico, o objetivo do método não é a perda de peso. Para quem quer emagrecer, atividades aeróbicas são a melhor opção.  

7- Pilates faz crescer?Não. O pilates não acrescenta centímetros mágicos à estrutura óssea de seus praticantes. Mas melhora a postura. Por causa da postura mais ereta, temos a impressão de que crescemos, porque andamos menos curvados. 
8- Quais são as variações do pilates?É um assunto controverso entre os adeptos do método. Ao longo dos anos, os exercícios criados por Pilates foram incorporando novidades e se espalharam pelo mundo. Nas academias, o método ganhou adaptações, como swim pilates (na piscina), jumpilates (que alterna três minutos de pulos com um de pilates), iogilates (pilates e meditação). Os mais puristas afirmam que as variações da técnica criada por Papa Joe não são pilates. Assim, bolas e exercícios na água seriam uma deturpação da prática. “Estão usando o nome de um gênio da forma errada”, afirma Romana Kryzanowska, americana que se considera sucessora de Joseph Pilates. Mas Pilates nunca registrou seu método e Romana não foi sua única discípula.  
 
9- Pilates tem algum perigo? 
Assim como acontece com qualquer exercício, o pilates mal executado pode agravar as lesões de quem procura o método com fins terapêuticos ou mesmo causar novas lesões. “Cuidado com professores que defendam uma coluna completamente reta ou que peçam para o aluno ‘encaixar o quadril’, posição em que o quadril se move para a frente e a curvatura lombar tende a ficar mais reta”, afirma Isabel Sacco. Isabel explica que, ao tentar reverter a curvatura normal da coluna, diminuímos sua capacidade de resistir a cargas e a deixamos mais vulnerável a lesões.  
10- Como saber se a academia de seu bairro é séria?A melhor maneira de se precaver na hora de escolher o estúdio ou a academia é verificar quem são os professores e quantas horas de aulas eles têm em sua formação. As principais instituições que emitem certificados no Brasil são reconhecidas pela Pilates Method Aliance, aliança internacional do método, e exigem um mínimo de 450 horas de aula. Esse número pode ser alterado para 360 horas de aula em cursos de especialização, como previsto pelo MEC. Os dois modelos são confiáveis. “Fuja de professores que tenham um workshop de fim de semana como único treinamento para dar aulas de pilates”, afirma Alice Becker, presidente da Aliança Brasileira de Pilates. 
11- Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa? Não. Crianças abaixo de 6 anos ainda não têm estrutura óssea, dos músculos e ligamentos completamente formados. Pessoas com osteoporose grave ou com lesões graves na coluna também não devem praticar. 
12- Existe algum limite para o número de aulas? Assim como na musculação, especialistas recomendam que os músculos descansem por 48 horas. Como no pilates a musculatura do core é sempre exercitada, o ideal é alternar os dias. Isso dá uma média de três vezes por semana.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bodyboarder pepara ataque

Atleta Maira Viana é destaque no cenário nacional e internacional do bodyboard e nas últimas provas em que competiu alcançou excelentes resultados.

Maira terminou na terceira colocação na primeira e segunda etapa do circuito capixaba 2011 e ficou com o título da última etapa do circuito brasileiro, em Ipanema (RJ).

A surfista ainda conquistou um nono e um quinto lugar nas etapas da Venezuela e Porto Rico do Circuito Mundial Bodyboard.

Ainda este ano, a surfista compete na terceira e decisiva etapa do circuito capixaba, na qual está na quarta colocação com chances de tornar-se campeã e depois parte para a última etapa do circuito mundial em Açores, Portugal.

“Por conta do treinamento que fiz durante o ano com meu técnico Anderson Pinto, a natação com a Terezinha e o Pilates da Arte e Físico, me condicionei para chegar ao final do ano com todo preparo para me manter bem nas competições”, comenta a bodyboarder.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Conheça Alguns dos Benefícios do Pilates:

* Aumenta a resistência física e mental;
* Alongamento e maior controle corporal;
* Correção postural;
* Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
* Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
* Melhora da coordenação motora;
* Maior mobilidade das articulações;
* Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
* Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
* Fortalecimento dos órgãos internos;
* Aumento da concentração;
* Trabalha a respiração;
* Promove relaxamento.

Se você é profissional ou está concluindo a sua formação em Ed.Física, Fisioterapia ou é Terapeuta Ocupacional. Venha conhecer e realizar o curso de Pilates da ABPilates, usufrua e fique sabendo de todos os benefícios do Método!

Informações de cursos: www.abpilates.com.br
contato@abpilates.com.br ou pelo telefone 08006445565 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Veja 11 maneiras simples de aumentar a energia diária

A chegada do calor é desejada nos dias frios, mas quando ele finalmente vem, é comum ouvir reclamações sobre as altas temperaturas e a sensação de falta de energia que ela traz. Dar conta de todos os compromissos da agenda pode ficar ainda mais difícil nessa época. Pois saiba que pequenas atitudes podem ajudar a ganhar mais disposição. O Terraconversou com especialistas sobre o assunto e também reunir dicas publicadas no site Savvy Miss, tiradas do livro 365 Energy Boosters, de Susannah Seton e Sondra Kornblatt. Confira:
Beba muito líquido
Muitas pessoas não bebem líquido o suficiente para equilibrar a perda de suor de atividade física. O corpo precisa de água! É necessário que a pessoa se hidrate o dia inteiro, se possível, diz Lôua Unger, coordenadora técnica do W SPA, no Rio de Janeiro.
Faça pilates
"O pilates aperfeiçoa a respiração e potencializa a capacidade respiratória. A execução de todos os exercícios são sincronizados com a respiração, dando qualidade ao movimento e acalmando o aluno", conta Laura Muniz, professora de pilates do Espaço Lavanda. O exercício pode ser praticado por todas as idades, inclusive grávidas, que podem praticar sem medo. Além do controle da ansiedade, o exercício também ajuda a melhorar a qualidade de vida. "O trabalho do pilates ajuda a controlar a respiração, age com melhorias no sono, cria força, aumenta a flexibilidade, melhora a postura, aumenta a energia, além de ser um exercício que favorece o corpo inteiro, não agindo apenas em um local", completa Laura.
Pense positivo
"Esse é o primeiro passo para abrir a mente e possibilitar que ela se encha de pensamentos bons o que dá disposição imediata para começar a ter mais ânimo e dar mais energia ao corpo", conta Leila Monassa, proprietária do Espaço Lavanda, em São Conrado.
Alterne banhos frios e quentes
É uma técnica conhecida para despertar o corpo rapidamente. Dá um chacoalhão no metabolismo e na circulação sanguínea, aumentando a sensação de energia.
Beba chá verde
Na década passada, muitas pesquisas exploraram os benefícios do chá-verde. Estudos provaram que a bebida tem baixas concentrações de cafeína, apenas um quarto da encontrada no café, e que garante mais disposição física ao corpo. A responsável pela dose extra é a catequina, que estimula os processos químicos no cérebro.
Masque chiclete
Colocar a mandíbula para se movimentar pode ajudar a aumentar a energia. E escolha de preferência as gomas de menta. Estudos apontam que isso estimula a mesma parte do cérebro responsável por fazer uma pessoa despertar pela manhã.
Dê uma boa esfregada no corpo
Esfregar o corpo ajuda a aumentar a circulação, estimulando o fluxo em direção ao cérebro. A dica é fazer isso na região entre a nuca e o pescoço, massageando os músculos longos atrás do pescoço. Faça movimentos para cima e para baixo e depois siga o contorno do crânio até a região das orelhas.
Coma banana
Faça como os jogadores de tênis que fazem da banana sua companheira de quadra, momento em que é necessário repor as energias. Ricas em potássio, também são excelentes fontes de açúcar, ajudando a melhorar a performance por cerca de duas horas. E ainda são fáceis de carregar para qualquer lugar.
Explore sua energia sexual
A prática sexual pode relaxar, energizar, reequilibrar o corpo. Explore seus sentidos para aumentar sua energia.
Sono da realeza
O cansaço e desânimo é sinal de que é preciso recarregar as baterias. "Durma bem, mesmo que seja apenas no seu dia de folga. Para cansaço, nada melhor que descansar de verdade", afirmou Lôua. Durante o sono produzimos o hormônio do crescimento (GH), cuja carência facilita o acúmulo de gordura, deixam os músculos flácidos, os ossos fracos e o corpo sem ânimo.
Não durma demais
É importante descansar, mas isso não significa que vale passar um fim de semana inteiro na cama, a fim de compensar noites mal dormidas. Isso só irá resultar em mais cansaço. Quando o ciclo de sono é alterado em mais de duas horas, os mecanismos de acordar e dormir ficam bagunçados. Tente manter os mesmos horários para ir para a cama e também para sair dela.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Descubra as diferentes modalidades do Pilates

Os exercícios podem ser praticados tanto no solo, quanto em aparelhos e os resultados são semelhantes.
Tanto os exercícios de solo como os de aparelhos estão presentes no repertório originalmente criado por Joseph Pilates. A diferença marcante entre as duas vertentes é a forma de realização dos movimentos. 
Na modalidade de aparelhos utilizam-se grandes equipamentos de madeira e metal com molas, tiras e empunhaduras que em diversos exercícios auxiliam a sua execução. 

No MAT Pilates, como também é conhecido o método realizado no solo, os exercícios exigem um pouco mais do praticante, pois depende unicamente da força do corpo para fazer o movimento. Mas existem acessórios que servem para auxiliar a realização do movimento, bem como modificações no próprio exercício, possibilitando que a modalidade seja praticada também por alunos iniciantes e idosos. 

No MAT pilates diversos grupos musculares são acionados para realizar o movimento e em um mesmo exercício diferentes músculos podem ser alongados e tonificados simultaneamente. Também são trabalhados o equilíbrio, coordenação e concentração, pois vários exercícios são coreografados através de uma junção de movimentos sequenciais. Além disso, é possível desenvolver a consciência corporal, pois exige intenso controle do corpo para a realização correta dos movimentos. 

Ambas as modalidades são exercícios de baixo impacto que respeitam a individualidade de cada aluno. O método proporciona corpos fortes, flexíveis e saudáveis, além de melhora na postura e elegância nos movimentos. 

É preciso ter atenção na hora da escolha do profissional que ministra as aulas, pois para ser um instrutor qualificado no Método Pilates é necessário um longo período de treinamento, além do curso propriamente dito, com várias horas de prática, observação de aulas de instrutores certificados, condução de aulas supervisionadas por instrutores formados e a aprovação em prova de certificação internacional. 



Fonte: Ana Carolina G. Gonçalves - fisioterapeuta (Londrina)
http://www.bonde.com.brVisualizar


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sete atividades físicas para uma gravidez mais saudável

gravidezIoga é uma das atividades mais indicadas para gestantesVeja quais são os exercícios mais indicados por especialistas para melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres no período de gestação.

Se você está grávida e anda reclamando de dores na lombar e falta de disposição, pode estar faltando uma atividade física na sua rotina. Os benefícios de praticar exercícios durante a gestação vão muito além do controle de peso, chegando à melhora da postura e das condições cardiocirculatórias, à prevenção de diabetes gestacional e ao alívio do estresse e tensões. Colocar o corpo em movimento libera mais endorfina e traz sensação de bem-estar para a futura mamãe. “Atividade fisica é superindicada para gestantes, salvo os casos em que a paciente tenha alguma patologia, sangramento, começo de aborto, placenta baixa, hipertensão ou outros problemas”, afirma o ginecologista Aléssio Calil Mathias, do Hospital São Luiz (SP).
Geralmente, a indicação é incluir os exercícios a partir do primeiro trimestre de gravidez, com liberação prévia do obstetra. Entre as modalidades mais recomendadas pelos médicos estão aquelas de baixo impacto, como hidroginástica, ioga e pilates (veja lista de atividades abaixo). “Caminhar meia hora por dia também é ótimo, pois vai melhorar muito a função cardiorrespiratória da gestante”, recomenda o médico.

A ginecologista Cristine Lima Nogueira, dos hospitais Badim e Israelita Albert Sabin (RJ), explica que algumas atividades são contraindicadas. É o caso de esportes de contato, como futebol, vôlei e basquete, por conta do risco de choques contra a barriga. Segundo ela, as grávidas também devem evitar andar de bicicleta, a alteração do centro de gravidade, ocorrida durante a gestação, pode causar quedas. Na lista de proibições constam ainda andar a cavalo e de patins e mergulhar.

Outra recomendação importante antes de iniciar qualquer atividade física é vestir roupas leves, usar um calçado confortável, alimentar-se adequadamente e tomar bastante líquido para hidratar, tanto antes como depois dos exercícios. Também é imprescindível respeitar os limites do corpo. A qualquer alteração ou desconforto, suspenda a prática e consulte o obstetra.

Veja as atividades indicadas pelos especialistas.

1. Musculação

Apesar de parecer incompatível com a gestação, a musculação pode, sim, ser adotada na gravidez, especialmente se a mulher já praticava a modalidade. Mas não é liberada por todos os médicos e é preciso consultar o ginecologista.

“Se bem orientada é uma atividade muito interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postural, mas há sempre a necessidade de realizar ajustes, conforme a individualidade de cada gestante”, informa a educadora física Gizele Monteiro, especialista em exercícios na gravidez e autora do livro “Guia Prático de Exercícios para Gestantes: com Base no Método Mais Vida” (Editora Phorte).

2. Pilates

O pilates é uma das modalidades mais praticadas pelas mulheres grávidas. No entanto, ao contrário do que se pensa, esta não é uma atividade indicada para mulheres sedentárias antes de engravidar, ou que nunca fizeram pilates antes.

A instrutora Gylian Dib, do Núcleo do Corpo (SP), explica que a modalidade ajuda no fortalecimento muscular e na região pélvica – importante para o parto normal –, melhora a distribuição do peso corporal, alivia desconfortos lombares e amplia o ganho de força para tarefas do dia a dia. “Precisamos acompanhar a evolução da gestação para fazer a adequação dos focos do trabalho, bem como conhecer profundamente o repertório de movimentos para adaptá-los com o máximo de rendimento”, diz.

3. Hidroginástica

A hidroginástica ainda é a atividade mais indicada pelos médicos. Seus benefícios para as gestantes, principalmente no último trimestre, são diversos, pois é nesta fase que muitas sofrem com o inchaço nas pernas. No entanto, há de se tomar cuidado com o local escolhido para a prática, pois as aulas devem ser específicas para grávidas.

“A hidro é um exercício físico com intensidade moderada, porém a flutuabilidade da água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto. A sua prática também contribui para amenizar as dores do parto, reduzindo assim a necessidade de anestesia”, explica a ginecologista Cristine Lima Nogueira.

Grávidas também podem fazer natação.

4. Caminhada

Caminhar em esteira ou ao ar livre é um exercício sem impacto, liberado para gestantes que não faziam exercícios. É uma das modalidades mais recomendadas pelos médicos, por ser uma atividade simples, que não requer um nível de aptidão elevado. Além disso, o ritmo regular da prática ajuda a manter a forma física sem sobrecarregar os joelhos. O ideal é caminhar pelo menos meia hora por dia.

5. Ioga

A prática da ioga é ótima para deixar a gestante mais flexível, além de tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação. A modalidade trabalha com técnicas de respiração e relaxamento que podem ser extremamente úteis na hora do parto, além de aliviar o estresse.

“Por ser uma atividade física de baixo impacto, a ioga é bastante indicada para gestantes, mas deve ser sempre bem orientada, preferencialmente com o acompanhamento de um profissional”, explica o personal trainer Beto Fernandes, especializado em exercício físico aplicado a grupos especiais, entre eles as grávidas.

6. Alongamento

Para aumentar a flexibilidade e relaxar os músculos já tão sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez, o alongamento é muito importante para as gestantes. A prática também proporciona maior agilidade e elasticidade do corpo, ajudando a prevenir lesões.

“O alongamento deve fazer parte de todo programa para gestantes, mas também deve haver o cuidado com o excesso, pois os ligamentos e articulações neste período estão mais sensíveis pelos hormônios”, afirma a educadora física Gizele Monteiro.

7. Treinamento funcional

O treinamento funcional é composto por um “combinado” de exercícios com o uso de diversos tipos de equipamento, visando proporcionar maior equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e coordenação. Já há profissionais no mercado que desenvolvem um programa de treinamento funcional específico e adaptado às gestantes – retirando, é claro, exercícios arriscados e de instabilidade.

“Na gravidez, a orientação deve ser sempre a segurança da gestante, não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício”, completa a educadora física Gizele Monteiro.