quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pilates trabalha 100% corpo e mente .


Solaine Perini é fisioterapeuta (Crefito 5 94.026-F), presidente da Associação Brasileira de Pilates (ABP), diretora técnica e ministrante dos cursos Original Pilates (OPS), especialista em Fisiologia do Exercício: Prescrição do Exercício - UGF. Mestranda em Reabilitação e Inclusão pelo - IPA. Coordenadora de pós-graduação em Pilates. Nesta entrevista ela fala da atividade com Pilates e de bem-estar.

Como descreveria ou qualificaria os movimentos do Pilates que provocam efeito de alongamento? São mais voltados para determinadas regiões/músculos do corpo, requerem força, que sensação provoca?

Solaine Perini - O Método Pilates trabalha 100% corpo e mente, ou seja, é uma atividade física que trabalha de forma global, baseado em um sistema de exercícios que se focaliza na melhora da flexibilidade e força total do corpo, diferente das atividades tradicionais. “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um corpo novo” Joseph Pilates.

É importante salientar que o Método Pilates possui características específicas: Tipos de exercícios, velocidade de execução, tipos de sobrecarga e intervalos de recuperação. De uma maneira geral não há uma especificidade da técnica para o desenvolvimento de qualidades físicas isoladas, podendo-se afirmar assim que não há exercícios isolados para o desenvolvimento da flexibilidade.

Joseph Pilates, o criador do método dizia que “Uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz”.

O método Pilates é de grande abrangência no âmbito da melhora do corpo como um todo. As pessoas que experimentam o método se apaixonam, pois os resultados são adquiridos de forma rápida e notados tanto por quem o pratica quanto pelas pessoas que convivem com os praticantes.
Os principais benefícios do método são:
*Fornecer um maior controle muscular;

*Integrar o trabalho entre CORPO e MENTE;

*Auxiliar na prevenção de lesões;

*Favorecer a melhora da postura;

*Auxiliar no alívio de dores musculares;

*Aumentar a autoestima;

*Melhorar a elasticidade e força muscular;

*Ajudar na reestruturação do corpo como um todo;

*Beneficiar o ganho de coordenação e equilíbrio do corpo;

*Tonificar, definir e alongar a musculatura;

*Melhorar o desempenho sexual;

*Auxiliar na aquisição da consciência corporal;

*Aliviar o stress e auxiliar na diminuição da fadiga e tensão;

*Melhorar o condicionamento físico e mental;

*Auxiliar na melhora dos movimentos do dia-a-dia;

*Manter a mente alerta;

*Ofertar maior condicionamento e auxílio na prática esportiva;

*Auxiliar nos processos de reabilitação e pós-reabilitação.

Os exercícios criados por Joseph Pilates podem ser extraordinariamente benéficos para os indivíduos que apresentam fraquezas físicas. No entanto, os exercícios são mais eficazes quando são orientados por profissionais que tenham estudado as instruções da técnica, os aspectos psicológicos e biomecânicos fundamentais do corpo, que são analiticamente coordenados com os exercícios.

Qualquer pessoa pode realizar esses movimentos, mesmo que não tenha prática ou experiência em Pilates?

SP - Joseph Pilates criou exercícios dinâmicos de fortalecimento e alongamento, que pode funcionar bem praticamente para todos. No entanto, é necessário utilizar dicas apropriadas no momento apropriado para melhorar os níveis de saúde e boa forma dos indivíduos.

Os exercícios de Pilates podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar seu desempenho físico. O método é indicado por profissionais da área da saúde para tratar diversos tipos de patologias e lesões. Pode servir como uma atividade para condicionar o corpo de forma isolada ou associado a outras atividades.

Por favor, descreva alguns movimentos do Pilates que são bons exercícios para alongamento.

SP – A seguir, três exemplos:

SPINE STRETCH FORWARD

Foco muscular:
Abdominais inferiores. Isquiotibiais. Extensores da coluna. Flexores do quadril

Objetivos do exercício:
- Alongamento dos extensores da coluna e nas costas.
 SAW

Foco muscular:
Isquiotibiais. Adutores. Extensores coluna. Quadrado lombar. Rotadores da coluna vertebral e Flexores laterais (eretores da espinha).

Objetivos do exercício:- Melhorar o alongamento dos isquiotibiais e adutores;
- Desenvolver a força dos extensores da coluna vertebral;
- Aumentar o controle para os músculos oblíquos abdominais e;
- Ajudar a treinar rotação vertebral.

OPEN LEG ROCKER

Foco muscular:
Abdominais. Extensores da coluna. Iliopsoas.

Objetivos do exercício:- Melhorar a mobilidade da coluna vertebral;
- Melhorar o equilíbrio;
- Melhorar a estabilidade do tronco e;
- Alongar os tendões e coluna vertebral.
 


Fonte: http://www.jornaldosite.com.br/materias/corpo&cuca/anteriores/edicao168/corpocuca168_01.htm

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mariana Rios revela como mantém a forma

Tratamento  estético e pilates. São esses os truques de Mariana Rios para se manter bela e em forma, como a atriz vai mostrar na participa, Nina, se envolverá com Rodrigo, personagem que caberá a Rafael Cardoso.

"Farei a Nina, é uma participação em apenas cinco capítulos. A personagem integra um triângulo amoroso com o Rodrigo (Rafael 
ção especial que fará em A Vida da Gente, novela de Lícia Manzo que será exibida na faixa das seis, da Globo, que estreia em outubro no lugar de Cordel Encantado.

Sua personagemCardoso) e a Fernanda Vasconcellos", disse
.


Fonte:http://ofuxico.terra.com.br/

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Toda ciência e arte do Pilates

Indicada para tratar várias patologias e lesões, essa prática é também reconhecida como um tipo de condicionamento que beneficia mente e corpo.


Imagine um enfermeiro preocupado em reabilitar pacientes feridos em um hospital para combatentes da I Guerra Mundial. Usando a imaginação, e com o auxílio de camas hospitalares, Joseph Pilates, idealizou um programa de exercícios capazes de alongar e flexibilizar o corpo. Passado quase um século desse evento, o método Pilates hoje é considerado uma prática corporal capaz de promover equilíbrio físico e mental, pois tem como base a respiração, o controle, a concentração, a precisão e a fluidez. Os benefícios são o alinhamento da postura, maior equilíbrio e coordenação, redução do estresse, alívio de dores crônicas, fortalecimento e flexibilidade dos músculos, entre outros. A fisioterapeuta Solaine Perini, presidente da Associação Brasileira de Pilates (ABP), afirma que a técnica pode ser praticada por todos, incluídos idosos e crianças, porque uma de suas características é o impacto zero. Embora não existam contra indicações, há casos que exigem avaliação do instrutor, que deve ser qualificado. O técnico precisa ser criterioso e muitas vezes trabalhar em conjunto com um médico, especialmente quando as pessoas estão em fase pós operatória ou nos primeiros meses de uma gestação. Essas são contra indicações relativas que não devem ser desprezadas. “A saúde do paciente deve ser a prioridade de ambos”, diz a especialista. “Como dizia Pilates, não existe exercício errado nessa prática. Existe a pessoa errada para um determinado exercício”, conclui.


Os diferentes tipos de Pilates 
Método Pilates original, clássico ou ortodoxo
Aplica todos os ensinamentos transmitidos pelo idealizador da técnica. Nos exercícios de solo (Mat) e em certos equipamentos, as sequências devem repetir as respectivas fases de transições, interligando um exercício ao outro, sem mudar a postura, trabalhando o corpo como um todo. Nos equipamentos em que não são exigidas sequências, aplicamse exercícios em séries, que se caracterizam pelo uso de determinado grupo muscular, de acordo com o objetivo primário do praticante, que pode necessitar de reabilitação ou condicionamento físico.
Método Pilates evolution ou moderno
 
Nessa modalidade, se agregam ao método clássico outras técnicas. Por isso o uso de diversos meios é admitido, e eles podem ser aplicados durante uma mesma sessão, sem sequências pré determinadas, assim como de forma aleatória ou até fragmentada.



“O método original se baseia em um sistema de condicionamento físico que consiste em um número exato de exercícios, com uma ordem específica e um número de repetições. Nada é aleatório”, Joseph Pilates, idealizador da técnica


5 motivos para começar a fazer Pilates
1. Maior conhecimento do próprio corpo: os exercícios requerem atenção em cada movimento, e região corporal. A consequência é a percepção de si.
2. Aprimoramento da qualidade respiratória: respiração correta, controlada e coordenada estimulam a resistência pulmonar. Para quem vive em meio a poluição, essas práticas ajudam a previnir doenças respiratórias em geral.
3. Fortalecimento e alongamento simultâneo: o método fortalece os músculos, o que promove a melhora dos desalinhamentos físicos. O corpo se torna funcional e passa a realizar as tarefas diárias com menor gasto energético.
4. Diminuição do estresse e aumento da atenção: a concentração na execução de cada movimento, aos comandos do instrutor e ao tempo de cada prática, leva à chamada automatização - a série de exercícios passa a ser feita de forma natural e sem compensações, garantia de relaxamento. O todo passa a integrar a vida do praticante, que alcança perfeito equilíbrio entre mente, corpo e espírito.
5. Prática variada: o método tem mais de 500 exercícios em sete aparelhos diferentes, além das práticas de solo (Mat), o que permite execuções diferenciadas para cada nível existente na prática.



Pilates é uma forma de alongamento?
Sim. Segundo a fisioterapeuta Solaine Perini, o alongamento se caracteriza pela prática de exercícios físicos com o fim de manter e/ou desenvolver a flexibilidade. Essa, por sua vez, é a máxima amplitude voluntária de uma ou mais articulações, sem risco de lesão. A todo o momento o alongamento é priorizado no Pilates, direta ou indiretamente. E a flexibilidade, aqui, é sempre a do tipo ativa: “busca-se dar condições de obtenção da maior extensão possível de movimento que um determinado indivíduo seja capaz de realizar. Por isso, para cada praticante, deve ser adaptado o melhor tipo de exercício”, explica Perini.



Fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Pilates para adolescentes


Pilates é altamente recomendado aos adolescentes por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso o que ocasiona desajustes posturais e desequilíbrios musculares que freqüentemente são acompanhados de dores musculares.
A postura envolve uma relação dinâmica na qual as partes do corpo, principalmente os músculos esqueléticos se adaptam em respostas a estímulos recebidos.
Muitas alterações posturais, em especial aquelas relacionadas com a coluna vertebral, têm sua origem no período de crescimento e desenvolvimento corporais, ou seja, na infância e na adolescência.
Durante essa fase, as pessoas estão sujeitas a situações de riscos para a coluna, principalmente aqueles relacionados à utilização de mochilas e à postura sentada (para assistir televisão e utilizar o computador, por exemplo).
A prática do Pilates neste período exerce um excelente papel preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses muito comuns nesta idade.
Além disso, na medida em que melhora o alongamento e a força muscular de forma geral, aumenta a consciência corporal e com isso auto-estima do jovem que pratica Pilates.
Tais ganhos deixam o adolescente mais preparado para enfrentar os desafios característicos desta etapa da vida com mais equilíbrio e menos dores.
Fonte:
http://clubedopilates.blogspot.com/2011/05/pilates-para-adolescentes.html

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Regiane Alves faz dieta, musculação e pilates para papel em novela

Atriz contou a revista que está empenhada para interpretar uma personal trainer na novela 'A Vida da Gente'.



Regiane Alves está caprichando na alimentação e nas atividades físicas para interpretar uma personal trainer na nova novela das seis, "A Vida da Gente".

A atriz contou a revista "Corpo a Corpo" que tem feito a dieta da proteína, três aulas semanais de musculação e Pilates.





Fonte: http://ego.globo.com/