quinta-feira, 26 de maio de 2011

Palestra ABP na Universidade Estácio de Sá.

A Associação Brasileira de Pilates palestrou na Universidade Estácio de Sá, nesta última terça-feira, dia 24 de maio de 2011, na cidade de Ourinhos/SP.

Neste evento, a ABP ofereceu uma palestra de 02 horas sobre o método Pilates Original. A palestra foi proferida pela fisioterapeuta Bárbara Freiberger Schaefer, instrutora ABPilates, e contou com a presença de mais de 150 ouvintes. 

Agradecemos a coordenação do curso pelo convite, organização e receptividade ofertados, e ao o fisioterapeuta  Vinícius Arantes Coelho, que viabilizou a logística da palestra e permitiu que os acadêmicos da Universidade Estácio de Sá desfrutassem destes novos conhecimentos e de uma interessante possibilidade de atuação profissional.

Pilates está em alta e pode ser praticado sem restrição

Atividade traz inúmeros benefícios, que vão desde a postura até maior qualidade de vida.


O pilates está tomando conta do mercado da saúde e da estética. A maioria dos amantes do corpo perfeito já sabe os benefícios da prática desse exercício. A procura pelo método do pilates está aumentando porque as pessoas estão preocupadas em buscar saúde, bem-estar, maior qualidade de vida e boa postura.

O estresse pode ser combatido com o pilates, já que o indivíduo começa a entender o seu corpo e como ele funciona. Assim, fica bem mais fácil liberar a tensão, relaxar e combater o estresse do dia a dia.

Para quem quer fazer o pilates, deve saber que não há restrição e qualquer um pode praticar. O exercício é muito bom para quem quer melhorar a aptidão física geral, a aparência e a postura, sem contar que o praticante pode adaptar os exercícios às suas necessidades cotidianas e até semanais.

Para os idosos, o pilates traz também muitos benefícios, entre eles: maior percepção dos movimentos, alívio da dor, equilíbrio, fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, entre outros.



Fonte:http://www.educacaofisicahoje.com.br/

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Palestra ABPilates no III Simpósio de Fisioterapia da FMU

A  Associação Brasileira de Pilates participou,  nesta última quinta-feira, dia 19 de maio de 2011, do III Simpósio de Fisioterapia da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), na cidade de São Paulo/SP.Neste evento a ABP ofereceu uma palestra sobre o método Pilates Original, abrindo o simpósio no turno da noite.

 A palestra contou com a presença de 721 ouvintes.

A ABP deu continuidade no seu trabalho de oferta de conhecimento sobre o método Pilates, dos seus princípios de atuação, aplicabilidade e pesquisas científicas que vem sendo desenvolvidas neste sentido.


Agradecemos a comissão organizadora do evento, assim como a coordenação do curso, pelo convite, organização e receptividade ofertadas, permitindo que os seus acadêmicos desfrutem destes novos conhecimentos e de uma interessante possibilidade de atuação profissional.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pippa Middleton revela segredo da sua boa forma: pilates

Segundo jornal, irmã da princesa faz aulas em uma pequeno estúdio de Londres e descreve a atividade como uma 'necessidade semanal'

O jornal "Daily Mail" revelou o segredo da boa forma de Pippa Middleton: aulas de pilates. Segundo a publicação, a irmã da princesa se exercita em um pequno estúdio de Londres. Em um depoimento para o site da academia, ela diz que o pilates melhorou sua postura e estabilidade e disse ser uma "necessidade semanal".

"Como alguém que está sempre correndo, o pilates foi maravilhoso para me ajudar a fugir da vida estressante de Londres", comentou completando que o exercício ajuda a relaxar.

"Não importa se são 7h da manhã ou 7h da noite, me sinto sempre calma, renovada, revigorada. Nos últimos meses, me senti muito mais alongada e melhorei a postura. Graças às técnicas de respiração, tonificação dos músculos, flexibilidade e relaxamento, minhas aulas de pilates se tornaram uma necessidade semanal que me deixam em forma, feliz e energizada", descreveu no depoimento. As informações são do Ego.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Método Pilates Começa a Ganhar Adesão das Crianças

Subir em árvores, brincar de pega-pega, andar de bicicleta. Brincadeiras que são a cara das crianças ficam cada vez mais raras em meio ao corre-corre da vida moderna. Perdem espaço para jogos eletrônicos e internet.

A atividade física é fundamental no crescimento, mas muitos pais não sabem como encontrar alternativas para driblar o sedentarismo dos filhos. Técnica que alia flexibilidade e fortalecimento do corpo, o método Pilates deixa de ser atrativo apenas aos adultos e começa a conquistar os baixinhos. “O Pilates ajuda a criança a perceber o seu corpo, criando uma consciência corporal e evitando a ocorrência de futuras lesões”, destaca a fisioterapeuta Claudia de Marco Valsechi, que trabalha o método com crianças. Ela fez especialização no ano passado nos Estados Unidos, onde o Pilates é bastante difundido nas escolas. O método é indicado para crianças a partir dos 5 anos. Por ser dinâmico e apresentar uma variedade de exercícios, o Pilates convida a criança a movimentar o corpo como em uma brincadeira. “O fundamental na infância é o trabalho de coordenação motora, alongamento, postura e preparo para a fase de crescimento”, diz a fisioterapeuta.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tratamento de alterações posturais, através da técnica de pilates

Pilates é uma técnica de exercícios terapêuticos, desenvolvido por Joseph Pilates em 1923, que tem como objetivo o condicionamento físico e mental, buscando a harmonia corporal, através da reorganização neuromuscular, corrigindo desequilíbrios e fraquezas do sistema locomotor.Sua filosofia integra como princípios básicos a respiração, concentração, controle, precisão, fluidez de movimento e ativação do centro de força (complexo lombo-pelve-quadril, centro de estabilidade do corpo). A técnica permite uma abordagem funcional ampla, sistemática e integrada, desenvolvendo forças de aceleração, desaceleração e estabilização dinâmica, na cadeia cinética de forma suave, coordenada e eficiente. O método foi criado com base no que Pilates denominou a ARTE DA CONTROLOGIA, que é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

É uma prática terapêutica que pode ser utilizada na reabilitação de alterações posturais. De acordo com Shouchard, 1996, a estrutura musculoesquelética é a carcaça do nosso corpo. Ela determina sua forma, influencia as funções, condiciona os movimentos e pode alterar o psiquismo. Sua deformação é dispendiosa em energia e pertuba obrigatoriamente a sensibilidade.

A postura envolve uma relação dinâmica na qual as partes do corpo, principalmente os músculos esqueléticos se adaptam em respostas a estímulos recebidos. Muitas alterações posturais, em especial aquelas relacionadas com a coluna vertebral, têm sua origem no período de crescimento e desenvolvimento corporais, ou seja, na infância e na adolescência. Durante essas fases, os indivíduos estão sujeitos a situações de riscos para a coluna, principalmente aqueles relacionados à utilização de mochilas e à postura sentada (para assistir televisão e utilizar o computador, por exemplo).

Há uma alta prevalência de alterações posturais de coluna entre crianças e adolescentes. Um estudo com escolares de 7 a 14 anos demonstrou que 84,9% das crianças apresentavam protrusão de ombros e hipercifose dorsal 14. Em um outro estudo envolvendo escolares de 6 a 17 anos de idade apresentou hipercifose em 20,9%, com predominância no sexo masculino 15.

O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de um caso de alterações posturais em um adolescente de 15 anos tratado pelo método de Pilates.

APRESENTAÇÃO DO CASO

Idetificação:
JPM, sexo masculino, brasileiro, solteiro, 15 anos, estudante, destro.

História da Doença Atual:
Paciente com queixa de dor em região posterior de joelho bilateral e dor esporádica em região dorsal ao ficar muito tempo sentado na frente do computador ou na escola. Relata que sente essa dor há aproximadamente 2 anos.

Antecedentes:
Nega cardiopatia, hipertensão arterial, diabetes mellitus e tabagismo. Refere que nunca fez atividade física anteriormente, com exceção das aulas de educação física na escola.

Exame do Paciente:
Foi realizado uma avaliação postural no paciente JPM antes de dar início ao tratamento com a técnica de Pilates. Ele apresentava na vista anterior cabeça lateralizada para direita e rodada para esquerda; ombro enrolados e deprimidos e o direito mais baixo, espinha ilíaca antero-superior direita mais alta; rotação externa de fêmur principalmente a esquerda; pés levemente pronados. Na vista lateral, cabeça anteriorizada; hiperextensão cervical; hipercifose dorsal; hiperlordose lombar; retroversão pélvica; joelhos levemente flexos. Na vista posterior; escápulas aladas com a direita mais baixa; cintura direita mais cava; espinha ilíaca postero-superior direita mais alta. Na flexão anterior apresentou 15cm de distância ao solo.

Exames Complementares:
Paciente não realizou nenhum exame completar durante o tratamento

Tratamento:
O tratamento teve início em maio de 2007 até novembro de 2007. O acompanhamento foi realizado 2 vezes por semana com duração de 1h pela própria autora. A reabilitação foi realizada através de um programa que visou o ganho de flexibilidade, força muscular de uma forma global, e mobilidade de coluna. Posteriormente foi acrescentado exercícios de maior controle neuromuscular, buscando um melhor grau funcional e equilíbrio musculoesquelético.

Evolução:
Após 6 meses de tratamento com a técnica de Pilates, o paciente obteve uma melhora de força e equilíbrio muscular de forma global, diminuição da anteriorização da cabeça e da hiperlordose cervical, dos ombros enrolados, da hipercifose dorsal. Na flexão anterio apresenta 7 cm de distância ao solo.

CONCLUSÃO:
O paciente JPM apresentou uma evolução bastante significativa com a técnica de Pilates, obtendo melhora da dor e da postura. O Pilates é uma técnica que permite uma abordagem funcional e integrada, favorecendo uma melhor eficácia no processo de reabilitação.

Antigamente, o processo de reabilitação concentrava-se na restauração da força e resistência muscular e da flexibilidade sem levar em conta a função do mecanismo neuromuscular, resultando muitas vezes, em restauração incompleta da capacidade da articulação6. A técnica do Pilates tem como principal componente a associação do trabalho concêntrico, excêntrico e controle neuromuscular, o que permite o melhor ganho de força, flexibilidade e estabilização dinâmica, favorecendo dessa forma uma grande eficácia na reorganização musculoesquelética estabelecida pelo quadro anterior do paciente.

Enfim,o Pilates é uma técnica nova, ainda pouco utilizada na área de reabilitação, mas que teve um excelente resultado no tratamento de alterações posturais em adolescentes. Outros estudos devem ser realizados para maior divulgação e aprimoramento da técnica de Pilates, tendo em vista uma melhor aplicabilidade da mesma na área de reabilitação.

http://www.bahiaemfoco.com/noticia/2618/tratamento-de-alteracoes-posturais-atraves-da-tecnica-de-pilates


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pilates: Uma nova postura em sua vida

Solaine Perini, fisioterapeuta, diretora técnica da Original Pilates Studios e presidente da ABP divulgou o método Pilates Original para a revista Jeito de Viver, ADJ, 2011.
Os equipamentos da Original Pilates Aparelhos (OPA) são o destaque dessa matéria exclusiva.

Saiba mais:






segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pilates é praticado no hospital Israelita Albert Einstein sob orientação de fisioterapeutas

Prática cultuada por esportistas é utilizada no Hospital Israelita Albert Einstein sob orientação de fisioterapeutas.

A fisioterapeuta Simone Przewalla aplica exercício de força e flexibilidade durante a sessão. O Pilates é atualmente um dos métodos mais procurados em academias por aqueles indivíduos que querem cuidar do corpo, da postura e da própria consciência corporal. Atento às novas necessidades de seus pacientes, o Einstein já oferece Pilates no tratamento de diversos problemas do corpo e também para pacientes em reabilitação. Na Europa e nos Estados Unidos, a prática do Pilates em tratamentos de saúde é cada vez mais utilizada. Agora, os pacientes do também podem contar com o método no Brasil.

“O programa oferecido pelo Einstein é excelente para pacientes que necessitam de fortalecimento, flexibilidade e estabilidade da coluna. Vimos que trazia esses benefícios e decidimos implantar no hospital como mais uma prática na busca de saúde e bem-estar”, explica a fisioterapeuta Simone Przewalla, uma das responsáveis pelo programa de Pilates da instituição.

O método une técnicas de ioga com aparelhos, acessórios e exercícios de fisioterapia. O Pilates é recomendado para pacientes com alterações posturais, pós-tratamento ortopédico, pacientes com sequelas ou déficits neurológicos (causados por derrames cerebrais e doenças neuromusculares, como distrofias musculares, amiotrofias espinhais, Esclerose Amiotrófica, neuropatias, miastenias etc.), idosos, grávidas, crianças e adolescentes com problemas de postura e indivíduos com necessidade de fortalecimento global.

“Os exercícios de Pilates que praticamos aqui são basicamente os mesmos dos de uma academia. A diferença é que aqui na Reabilitação, o nosso paciente é acompanhado por um fisioterapeuta, profissional apto a lidar com alterações posturais, patologias e dores, condições típicas nos pacientes que buscam nosso serviço. Além de estar mais preparado para lidar com estas situações, o fisioterapeuta conhece a parte técnica em relação ao problema do paciente, visto que já o acompanha durante outras fases de seu tratamento”, explica Simone.

“Essa orientação sendo realizada por um profissional de saúde é fundamental porque considera as características e as necessidades de cada paciente individualmente. Só vem a contribuir com as práticas já utilizadas na reabilitação e é mais uma opção para os pacientes do Einstein”, afirma.

O método Pilates
Criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, o método une práticas de ioga, zen budismo e artes marciais às práticas de exercícios ocidentais. Muitas vezes com a utilização de aparelhos, os exercícios utilizam sempre o peso do próprio corpo do paciente na sua execução. É baseado em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.Além do trabalho físico, o grande objetivo é unir corpo e mente em harmonia.

Principais benefícios do Pilates:
Fortalecimento

Reequilíbrio muscular

Alongamento

Consciência corporal

Controle do movimento

Postura

Concentração

Definição muscular

Condicionamento físico

Respiração

Bem-estar voltado para saúde.

Os pacientes do podem iniciar o programa de Pilates por orientação médica – seja de neurologista, ortopedista, fisiatra ou de ginecologista, por exemplo. A prática também poderá ser utilizada pelos pacientes que já estão em tratamento na reabilitação, desde que seu médico ache importante esta prática como uma técnica adicional. O Pilates tem sessões de 50 minutos e o tempo do tratamento depende da necessidade do paciente. Para resultados palpáveis, o ideal é praticá-lo por, pelo menos, três meses.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Pilates

Método criado por Joseph Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar.Pilates é um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20. Os exercícios físicos condicionam e energizam. O método promove harmonia e balanço muscular para todas as idades e níveis de condicionamento físico, já que a atividade é direcionada às necessidades individuais da pessoa.

A aula pode ser individual ou em pequenos grupos, sendo supervisionada por um professor. Os exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa, desde aquelas que já possuem bastante treino ao sedentário, do idoso ao adolescente e das gestantes aos pacientes em estágio de reabilitação.

O método foi desenvolvido por Joseph H. Pilates. A prática do mesmo pode ser tanto nos aparelhos por ele inventados (estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro), como nos movimentos realizados no chão (técnica conhecida por mat pilates).

Joseph Humbertus Pilates nasceu em 1880, na Alemanha, e passou por vários problemas de saúde durante sua infância. Buscou superá-los através da atividade física, além de ter estudado anatomia, fisiologia e medicina. Durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph trabalhou como enfermeiro. Nesse período, usou sua técnica para reabilitar os feridos em combate.

Ao final do combate, mudou-se para Nova York, nos Estados Unidos, e passou a propagar o seu método.

O pilates tem a utilidade de combinar a respiração com os movimentos do corpo. Os exercícios desenvolvem os músculos mais profundos do abdômen e das costas, proporcionando uma postura melhor. Além disso, estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e coordenação motora.

Por Patrícia Lopes

http://www.brasilescola.com/saude/pilates.htm