quarta-feira, 30 de março de 2011

Homens de verdade praticam pilates!

O estigma de que o Pilates é somente para as mulheres foi quebrado. Uma vez que o Pilates é o exercício favorito das celebridades: Madonna, Julia Roberts, Sharon Stone e uma interminável lista de atrizes e supermodelos. Atletas do sexo masculino como Tiger Woods, por exemplo, descobriram como se livrar das dores indesejáveis e usufruir dos benefícios obtidos através do método Pilates.

Os atletas que praticam Pilates, já perceberam os benefícios de uma maior flexibilidade, equilíbrio, coordenação, resistência, velocidade e agilidade. Além disso, um vasto número de atletas em uma grande variedade de esportes perceberam a eficácia do Pilates para tudo, desde prevenção de lesões para a recuperação, até o fortalecimento de seu corpo.
Todo esporte tem seus próprios padrões distintos de movimentação. Alguns esportes utilizam alguns músculos específicos enquanto praticamente ignora os outros, criando assim um risco de um desequilíbrio físico. O tênis, por exemplo, envolve movimentos unilaterais. Esportes de forte impacto como o rugby e o futebol americano exigem um elevado nível de condicionamento físico e uma boa variedade de movimento em torno de certas articulações. A quantidade de adeptos do Pilates nesses esportes cresce constantemente em função dos seus benefícios.

Comum a todos os esportes é a necessidade de construir músculos longos e flexíveis, para ativar os músculos abdominais profundos, criando assim um centro de força (core) devidamente forte. O Pilates aborda esses quesitos, além de ser um complemento ideal para outros métodos de treinamento.

Se o seu corpo é sua casa, então a sua fundação é o seu core. Há provas irrefutáveis de que um core forte é importante, pois fornece a base para os membros se movimentarem durante a prática esportiva. Não apenas isso, um “core” forte é fundamental, pois é dele que vem todo o seu poder e energia durante os exercícios físicos. Além de melhorar o desempenho, ele vai ajudar a reduzir o risco de lesões e acelerar a reabilitação e recuperação. Além disso, o Pilates irá adicionar o equilíbrio e a flexibilidade ao seu corpo.
A procura crescente pelo Pilates nos esportes popularmente masculinos é de senso comum. Portanto, se você pensou que o Pilates é uma moda feminina, pense novamente. Pilates é para todos. Se você faz da atividade esportiva um hobby, pratica esportes para perder peso, ou qualquer outra finalidade. o Pilates é para você! Se você é um atleta profissional ou de final de semana, um maratonista buscando melhorar seu tempo de corrida, um jogador de tênis que deseja adicionar o poder em seu balanço, e assim por diante, adicione Pilates ao seu treino. Se você procura por um atleta de ponta ou por um corpo saudável, você procura por Pilates.

sexta-feira, 25 de março de 2011

A ABP na revista Dia

A presidente da ABP Solaine Perini, divulgou o método Pilates Original em matéria especial sobre "A ginástica das celebridades", para a revista Dia - Nº21 - 2011.
Veja a matéria abaixo:









Confira todas as matérias da revista Dia:

segunda-feira, 14 de março de 2011

Fernanda Paes Leme mostra o corpão e diz: 'Não passo fome

No ar em "Insensato coração", Fernanda Paes Leme posou para a capa da próxima edição da revista "Boa forma". Na entrevista, ela conta que mantém a silhueta com aulas de pilates e sessões de boxe.
- Por mais que possa parecer uma modalidade calma e tranquila, a aula de pilates é puxada. E as professoras são muito divertidas. Eu vou com vontade. Já as aulas de boxe funcionam como diversão. Os socos tiram minha tensão, são ótimos para desestressar.

Aos 27 anos, Fernanda diz também que prefere comer alimentos grelhados e saladas. Mas que não resiste a um chocolate nem é a favor de passar fome:

- Faço um prato de gente normal, de quem não vai sentir fome assim que levantar da mesa. Se tem um purê de batata, por exemplo, eu ponho um pouco, não vou me proibir. Não passo vontade, mas também não exagero.  


sexta-feira, 4 de março de 2011

Pilates para Crianças Sim Senhor!

Você deve estar se perguntando, Pilates para crianças? Sim, as crianças também podem praticar o método, desde que respeite seus limites, sua faixa etária e o seu desenvolvimento motor.

A partir do momento que a criança começa a frequentar a escola, percebe-se que ela começa mudar sua postura, pois muda a rotina. Ela ficará mais tempo sentada, às vezes com uma postura não correta, seja para estudar, ficar no computador, desenhar, comer ou ver TV. 

A criança passa a carregar mochila nas costas e com tantos afazeres a coluna que ainda está em fase de desenvolvimento vai moldando de uma maneira que a deixará com dores nas costas e uma sensação de cansaço corporal.

Os exercícios de Pilates são ensinados de uma maneira lúdica e desafiadora, fazendo a criança trabalhar sua consciência corporal, sentindo a necessidade de um bem estar desde agora e para sempre... Os aparelhos são adaptados de forma com que eles consigam alcançar para a realização dos exercícios, e são usados  acessórios como bolas de vários tamanhos, fitas elásticas, rolos de espuma, meia lua, entre outros materiais, para tornar as aulas bem divertidas, além de estimular e desafiar as crianças. Os benefícios do Pilates para crianças:

-Proteção do sistema locomotor;

-Melhora da postura;

-Sono tranquilo;

-Alongamento;

-Fortalecimento muscular;

É preciso estabelecer identidade e conexões nas aulas de Pilates e o universo no qual as crianças estão inseridas para que elas consigam perceber os benefícios da postura, concentração e da respiração correta.


quarta-feira, 2 de março de 2011

Verdades sobre a questão Pilates x Escoliose

O Pilates como recurso terapêutico do portador de escoliose é sim viável e traz grandes benefícios

Quem garante é a professora de Pilates Rúbia Rodrigues da Costa. A especialista adverte porém, que o praticante deve-se respeitar o grau dos desvios posturais para saber se há ou não indicação deste método para cada paciente.

A escoliose é uma condição que envolve curvatura lateral e rotacional complexa e deformidade na espinha. Geralmente a escoliose é classificada como congênita, juvenil, adolescente, adulta ou neuromuscular.

O portador, de acordo com a professora Rúbia pode até não queixar-se de sintomas e apenas perceber alteração na sua postura, mas é muito comum dores localizadas e de sintomas associados como dormências, queimação, marcha alterada, que podem sim evoluir para sintomas mais intensos e mais difíceis de serem tratados.

“O Pilates tem a capacidade de oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionando melhor alinhamento vertebral, reduzindo as tensões musculares e compressões discais devido a maior flexibilidade adquirida pelo corpo”, disse. A restrição que se faz a prática do pilates como método de reabilitação dos portadores de escoliose, continua ela, baseia-se no grau da lesão, na intensidade dos sintomas, nos fatores adicionais a esta lesão (como osteoporose, por exemplo) e na capacidade de execução dos exercícios pelo paciente, sem que haja sobrecarga ou dor.

“Se ao final da primeira aula ele se sente bem, está apto a continuar no programa, respeitando sempre os limites principalmente dolorosos deste indivíduo. Os benefícios adquiridos com o Pilates sem dúvida serão muito gratificantes”, arrematou. 

Fonte:http://www.jornalaraxa.com.br