quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Jonatas Faro e Fernanda Souza participam de corrida em São Paulo

Fernanda Souza e Jonatas Faro: correr para manter a forma
O Pilates também é um grande aliado

Os atores Jonatas Faro e Fernanda Souza participaram de uma corrida de rua em São Paulo na manhã deste domingo, 14. Os dois não perderam mais uma etapa do circuito Run Series da Track & Field do Shopping Anália Franco.


Jonatas teve ótimo desempenho, e terminou os 5 mil metros da prova em 25 minutos. “Corro desde os 15 anos e hoje malho três vezes por semana sob a supervisão de um personal trainner. Prefiro praticar atividades físicas ao ar livre como a corrida de hoje,” conta ele, que veio do Rio de Janeiro especialmente para o evento.

Fernanda, a Thaísa na novela "Ti-ti-ti", correu com o namorado, o modelo João Paulo Alcântara. Os dois percorreram o circuito lado a lado em 28 minutos. “Adoro correr, malho todos os dias, mas como sou geminiana, não gosto de repetir os mesmos exercícios, revezo entre pilates, ioga, remo, um treino na areia e ainda quero fazer ballet,” falou a atriz.

Que saúde tem essa dupla!

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1630118-9798,00-JONATAS+FARO+E+FERNANDA+SOUZA+PARTICIPAM+DE+CORRIDA+EM+SAO+PAULO.html

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lagoa do Colosso recebe 3ª e última etapa do Brasileiro de Wakeboard

Contagem regressiva para muita ação e adrenalina na Lagoa do Colosso, um dos maiores points de manobras radicais no Brasil. É lá onde será realizada a 3ª e última etapa de 2010 do Circuito Brasileiro de Wakeboard, quando serão conhecidos os campeões. A prova acontece nos dias 13 e 14 deste mês, e também será válida pela segunda e penúltima etapa do Campeonato Cearense da modalidade. Entre os nomes da casa em destaque, o atual líder do cearense - Rodrigo Frota (Espaço Korper e 30knots). Ele também é o quinto melhor no ranking nacional, e promete dar trabalho com saltos de tirar o fôlego. O evento será realizado pela Associação de Wakeboard Cearense (AWC). A expectativa é que estejam presentes de 50 a 60 dos melhores atletas da modalidade no país.

Rodrigo Frota (Espaço Korper e 30knots) é um dos principais incentivadores do esporte no Ceará. Apaixonado pelo Wakeboard, ele treina duro para manter a liderança em casa, e na busca de um bom resultado no Brasileiro, já que é o quinto no ranking. A prática é diária, inclusive dentro da água. Aliado ás manobras, ele faz sessões de exercícios aeróbicos e funcionais, além de sessões de pilates e academia. "acho que o que mais irá me ajudar é o tempo que dedico à prancha e á cama elástica".

Leia a matéria completa no site:

http://360graus.terra.com.br/wakeboard/default.asp?did=31256&action=news

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

De biquíni, Isis Valverde exibe a boa forma em revista

Adepta da musculação e do pilates, Isis Valverde não tem medo de exibir a silhueta enxuta. Neste mês, ela mostra o corpo sarado na capa da revista Shape e conta alguns de seus segredinhos de beleza.

Para manter a boa forma, por exemplo, a Marcela de Ti-ti-ti lança mão também de uma alimentação balanceada. "Não como nada que tenha farinha de trigo, glúten, centeio ou cevada. Me sinto muito mal. Então, acabei descobrindo outras alternativas, como um pão sem glúten delicioso que uma francesa que mora pertinho de casa faz", afirmou.

Isis, que está noiva de Luís Felipe Reif Pepi, contou à publicação que para estar com a pele sempre hidratada e saudável, ela não dispensa cuidados específicos, como água termal e demaquilante. Para ela, na hora da produção, base, rimel e um bonito batom não podem faltar.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Relaxamento é a chave para um parto tranquilo e com menos dor

Conhecida como a dor mais insuportável do mundo, a sensação dolorosa do parto pode ser minimizada se a gestante conseguir manter a mente tranquila
Na opinião de especialistas, a palavra-chave para diminuir a sensação de dor na hora de dar à luz é o relaxamento.

De acordo com o médico Alessio Calil Mathias, especialista em ginecologia, obstetrícia e reprodução humana do Hospital São Luiz, em São Paulo, a percepção da dor, de modo geral, é relativa, depende de cada pessoa. “Uma mesma queimadura pode não doer tanto para alguns como para outros. E isso está relacionado com a produção de endorfina, o hormônio do bem-estar e do prazer. Se o organismo produz mais endorfina a sensação de dor é menor. Pessoas mais tensas, estressadas, nervosas e ansiosas tendem a liberar menos endorfina e, consequentemente, terão mais dor na hora do parto”, relata o médico.

O medo contribui para o processo da dor. No livro “Correntes da Vida”, o psicoterapeuta inglês David Boadella explica o que acontece: “(...) o útero tenta fazer duas coisas antagônicas ao mesmo tempo: tenta abrir-se, sob a influência do relógio biológico que atua através do hormônio que prepara o caminho para o bebê nascer; e, simultaneamente, tenta manter-se fechado, sob a influência dos nervos simpáticos, trazidos à ação pelo medo. É como se alguém quisesse dobrar e esticar o braço ao mesmo tempo; o braço teria um espasmo, que causaria dor”.

É o conhecido ciclo vicioso da fisiologia da dor: medo-tensão-dor. Quando temos medo ficamos tensos e a tensão causa mais dor.

Para relaxar, vale de tudo, conforme a opinião de Mathias. Desde técnicas alternativas, como acupuntura, pilates, ioga, homeopatia, florais sem álcool ou até dançar, cantar e gritar. “Tudo que puder aliviar o ciclo medo-tensão-dor é útil; claro sempre com orientação de um médico e sem prejuízos para a criança”, ele pondera.

Cada pessoa tem seu jeito de relaxar e isso deve ser incentivado desde o início do parto. O mais importante é a gestante se dedicar ao que ela gosta de fazer, não importando o que seja. A saúde em ordem, física, psíquica e emocional, é mais um fator importante para o relaxamento. Por isso o obstetra costuma recomendar o início do pré-natal três meses antes de a paciente engravidar.

Conforto
Se manter a tranquilidade é o melhor antídoto contra as dores no parto, nada melhor que o ambiente doméstico e o acolhimento de pessoas queridas nesta hora. Fernanda Lopes Martins Pereira teve seu primeiro e único filho com apenas 15 anos de idade. Ela conta que não sentiu muita dor durante o trabalho de parto. Em grande parte, ela atribui isso a ter ficado em casa o maior tempo possível. “A maioria das pessoas já sente dor e vai logo para o médico. Passar esse processo em casa, no conforto do lar, me ajudou muito”, acrescenta Fernanda.

Entre as recomendações do obstetra Mathias está a de que a gestante só deve ir ao hospital com contrações em intervalos de cinco em cinco ou dez minutos a cada hora, daí a garantia é maior de que ela terá a dilatação necessária e o parto será mais tranquilo. “Assim que entra em trabalho de parto, costumo aconselhar à futura mamãe a passear no shopping, fazer algo para se distrair e que dê prazer, atuando na liberação de endorfina. O ambiente hospitalar é muito estressante, tem gente entrando para fazer o toque, outras pacientes gritando...”, pondera.

Renata Dias Gomes tem dois filhos; o segundo parto foi o menos dolorido e aconteceu no aconchego do lar, na banheira. Ela conta que “estar em casa foi uma delícia e tornou o momento mais prazeroso”. Ao lado dela, estavam o obstetra, o marido e uma doula informal, que ajudou com massagens, apoio físico e emocional. Mas vale lembrar que nem todos os médicos são favoráveis ao parto domiciliar.

Informação é fundamental
Na opinião da obstetriz Ana Cristina Duarte, uma das coordenadoras do Gama (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa), metade das garantias para se precaver contra um parto muito dolorido está na busca de informações.

Uma gestante bem informada fica longe de intervenções e práticas perigosas, como a aplicação de ocitocina (que estimula as contrações do útero e a expulsão do bebê). Também evita ficar parada na hora do parto e o rompimento artificial da bolsa. Esses procedimentos podem trazer ainda mais dor e aumentam o risco de cesárea e fórceps. Tomar anestesia cedo demais é outro fator prejudicial.

A obstetriz pondera a necessidade de se procurar profissionais que tenham uma filosofia de atendimento que privilegie o parto normal e as ações que mudem a perspectiva da dor, para que a gestante passe a encará-la de forma positiva. Esses também são fatores que aumentam a confiança e afastam o medo e a insegurança na hora de dar à luz, de acordo com Ana Cristina.

















quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Marília Gabriela faz pilates!

'Cantar é meu hobby de luxo'
Quando não entrevista e não atua, Marília Gabriela canta. E pode provar agora que não é só uma aventureira

"O que você quer saber de mim?", pergunta bem humorada uma Marília Gabriela recém saída do estúdio de gravação de seu programa semanal no GNT (Marília Gabriela Entrevista). Difícil responder. Diante de uma mulher que, aos 62 anos, exibe frescor e uma energia de dar inveja aos mais fiéis praticantes de Pilates (que ela pratica diariamente) e mantém três programas de entrevistas em três emissoras diferentes (além do GNT, o De Frente com Gabi, no SBT, e comanda o Roda Viva, na TV Cultura, desde julho), há muito a se perguntar. Impossível não querer saber como ela ainda encontra tempo e disposição para fazer um show. Gabi estréia no palco do Bourbon Street na próxima quarta e, apesar de ter no currículo três discos, define a música como um ‘hobby luxuoso’. Mas, a julgar pela produção de seus discos e show anteriores, este é um lazer que ela leva a sério.


Leia a matéria na íntegra:


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Idosos marombeiros invadem academias

Terceira idade surpreende e dá banho de disposição na juventude

SUL FLUMINENSE
Um programa da BBC de Londres lançou a pergunta: você está mais em forma que um aposentado? A resposta, que antigamente seria fácil de responder, hoje em dia já não é tão simples para qualquer pessoa. A ideia do “Are you fitter than a pensioner?” é transformar a vida de jovens sedentários através do exemplo de aposentados que praticam atividade física. Duas realidades cada vez mais comuns.

As academias já perceberam esse novo mercado e até investem em programas específicos voltados para tal público. Com isso, um ambiente que antigamente era dominado por jovens passa a ser dividido com senhores e senhoras.

Os cuidados gerais são os mesmos que outros praticantes devem ter, mesmo quando a pessoa está começando a fazer uma atividade física. Deve começar com séries pequenas e ir progredindo de acordo com a evolução do idoso. Realizar sempre um aquecimento prévio e durante os exercícios e manter uma postura adequada para não sobrecarregar as articulações. Interromper a atividade a qualquer sinal de cansaço demasiado, palpitações, sudorese excessiva, fraqueza, cãimbras ou falta de coordenação.

É o que afirma os especialistas da terceira idade, porém, ressaltam que antes de começar qualquer atividade o idoso deve passar por uma avaliação médica para identificar possíveis restrições ou recomendações. Segundo médicos e professores de Educação Física, a musculação vai ajudar no controle da hipertensão, obesidade, osteoporose e na diminuição do risco de doenças, como enfarte e AVC. Mas, pessoas com insuficiência cardíaca, miocardite ativa, taquicardia ventricular, trombo-flebite ou doenças infecciosas aguda, por exemplo, não devem fazer musculação.

A região Sul Fluminense é a prova de que os “velhinhos” estão com mais fôlego e em forma do que muitos adolescentes.

VOLTA REDONDA
Na Cidade do Aço, a prefeitura disponibiliza diversas atividades para as pessoas da melhor idade. A Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) conta com os programas Viva a Melhor Idade – que reúne 28 polos em bairros distintos e cerca de 12 mil idosos a partir de 50 anos – e o Comunidade Ativa, que é composto por uma equipe de professores de Educação Física e fisioterapeutas em bairros da cidade, orientando os participantes em uma caminhada.

A Secretaria de Saúde (SMS) oferece também o Programa de Ação Integral à Saúde do Idoso (Paisi), responsável pela orientação das ações de saúde do idoso no município. O Paisi atua em conjunto com os demais programas e integra ações de saúde do idoso na Atenção Básica, Média e Alta Complexidade. E a Academia da Vida, que funciona no Estádio da Cidadania oferecendo musculação à terceira idade.

De acordo com a professora de Educação Física e proprietária de uma academia na cidade, Rafaella Monteiro da Silva, o esporte mais procurado pelos idosos é a musculação. “Muitos deles vêm procurar com o objetivo de cuidar da saúde ou por indicação médica, por perda de massa óssea e muscular”, explica Rafaella, acrescentando que antes de iniciar uma atividade é necessário que não só o idoso, como todos os praticantes, apresentem atestado médico.

“Com a aprovação do médico, os instrutores desenvolvem um cronograma e a partir daí o aluno passa por um processo de adaptação à atividade física de 20 a 30 dias. Após esse período, o professor desenvolve outra série, com mais exercícios, e vai aumentando de acordo com o objetivo do aluno”, detalha.

De acordo com Rafaella, a musculação ajuda na reestruturação dos músculos e ossos dos idosos. “Esse trabalho ajuda porque nada mais é do que fazer movimentos repetitivos ou isométricos – parado, estático – e assim o idoso ganha resistência muscular e beneficia o fortalecimento dos ossos”, destaca, acrescentando que a atividade física também ajuda em problemas de circulação, cardiovasculares e cardiorespiratórios.

Para Rafaella, as atividades mais recomendadas para idosos acima de 60 anos são: musculação, hidroginástica, alongamento e pilates. “Depende do objetivo de cada um e da recomendação médica, é claro”, indica, sintetizando a importância do acompanhamento de um nutricionista. “É sempre bom fazer atividade física com acompanhamento do nutricionista, porque um não caminha sem o outro para qualquer objetivo, sendo dele a recomendação médica para perda de peso ou ganho de massa muscular”, ressalta Rafaella, se referindo ao trabalho conjunto entre o professor de Educação Física com o nutricionista.

ITATIAIA
Em uma academia conhecida na cidade, que fica na Rua 15, número 44, os idosos preferem fazer suas atividades no período da manhã, e já são 83 pessoas, entre 60 e 80 anos, realizando atividades como hidroginástica, musculação e ginástica localizada. “Sempre temos vagas para a terceira idade, e normalmente recomendamos essas três áreas. Temos um bom número de alunos”, comenta o professor de Educação Física e proprietário da academia, Dilino Jardim.

De forma gratuita, a prefeitura oferece, através da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos (Smasdhh), no Centro de Convivência do Idoso, que fica na Rua Coronel José Mendes Bernardes, 441, Vila Paraíso, atividades físicas e culturais exclusivas para a terceira idade. Entre a dança de salão e a ginásticas, cerca de 250 idosos realizam atividades semanalmente.

Pela Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) são oferecidos pelo Programa Movimenta Comunidade aulas de ginástica comunitária para os moradores, e há vagas para a terceira idade. As atividades são realizadas, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, na quadra do Colégio Professor Pedro de Souza Rangel, na Vila Odete, com aulas ministradas pelas professoras Elisângela Alfredo e Nívea.

RESENDE
Em Resende, o público da Terceira Idade tem buscado através da atividade física aprimorar sua qualidade de vida. Pela manhã, dezenas de pessoas na faixa etária a partir dos 60 anos caminham, correm e até andam de bicicleta. Os pontos de maior concentração são o Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, e a pista de caminhada e ciclovia da Estrada Darci Ribeiro, no trecho entre a Morada da Colina e a entrada do bairro Cidade Alegria.

Como incentivo à atividade física, desde 2009 o Programa Terceira Idade Ativa conta com uma academia de ginástica no interior do Parque das Águas. Gratuitamente, mais de 630 pessoas na faixa etária acima dos 50 anos fazem programas de exercícios físicos e recreação no projeto que tem parceria da Unimed.

Os alunos são supervisionados por profissionais de Educação Física e fisioterapeutas exclusivos do projeto. Em média, são assistidos 40 alunos por hora/aula. “Este conceito se denomina Resende Saudável e tem como objetivo garantir a saúde do nosso povo não apenas melhorando a qualidade do atendimento nas unidades médicas, mas oferecendo-lhes alternativas de lazer, esporte, cultura e inclusão social”, comenta o prefeito José Rechuan (DEM).

Até o fim do ano a meta do governo municipal é atingir 1.350 idosos assistidos, segundo a coordenadora do Programa Terceira Idade Ativa, Bianca Pena. “As pessoas interessadas podem se inscrever no próprio Parque das Águas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas ou das 14 às 17 horas. Os idosos já cadastrados em algum dos 17 núcleos do Programa Terceira Idade Ativa poderão se inscrever nestes próprios locais com os respectivos professores de Educação Física”, comenta.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ex-BBB Cacau revela os truques para ter uma barriga retinha

Aliás, foi a musculação aliada ao pilates que deixaram a ex-BBB com um corpo melhor do que na época do reality show. O EGO descobriu alguns dos segredos do abdomên zero de Cacau e agora conta para você.

Segredo da barriga chapada e da cintura fina
“A cintura fina e o bumbum grande é genética, mas para chapar a barriga procuro uma alimentação mais saudável e malhar regularmente. Também procuro tomar cuidado com roupas que apertam essa região pois podem deformar o corpo, por exemplo as calcinhas de tiras muito finas não podem ser extremamente justas nas laterais.”
 
A malhação
“Faço musculação duas vezes por semana e pilates uma vez na semana. Quando não tenho muito tempo procuro ao menos fazer um exercício aeróbico como correr, pedalar ou apenas caminhar.”
 
Corpo após o BBB
“Estou com o mesmo peso mas acho que meu corpo melhorou, estou comendo melhor e malhando com ajuda de uma personal trainer. No BBB, a ansiedade atrapalhava a controlar a alimentação mas aqui fora a vida agitada e a falta de rotina requer mais atenção pois é fácil cair nas tentações das culinárias regionais ou dos fast-foods.”

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Pilates: dores musculares indicam treino exagerado e sem efeito positivo

Especialista alerta que técnica possibilita bom condicionamento físico sem dor

Dor após uma aula de pilates pode significar lesão muscular decorrente de excesso de treino e não ganho de massa como muitos pensam. Segundo a fisioterapeuta e diretora da FisioCiência, Eliane Coutinho, este é um problema recorrente nas academias.
 
— É cada vez mais frequente alunos saírem das aulas de pilates e no dia seguinte se referirem à dor muscular com satisfação, com frases do tipo: ‘pilates funciona!’. Parece que ainda estamos na era clássica do fisioculturismo, do ‘no pain no gain’, sem dor sem ganho. Aula com dor significa excesso de treino com sobrecarga muscular que não considera os princípios do método pilates que primam por controle e precisão de movimento — alerta.
 
A especialista explica que a dor muscular de um ou dois dias após uma aula de pilates é denominada Dor de Ocorrência Tardia (DOT) ou Dor Muscular de Início Retardado (DMIR). Segundo Eliane, estudos mostram que essa dor pós-exercício não está relacionada diretamente com o ganho de massa muscular e por promover uma queda na produção de força e amplitude de movimento, devido ao quadro inflamatório da lesão, pode acarretar uma queda de intensidade e qualidade em um programa de pilates.
 
— As lesões musculares que podem ocorrer devido ao excesso de exercícios seguindo a filosofia de dor, reduzem o potencial proliferativo das células satélites, organelas responsáveis pela recuperação e hipertrofia muscular. Ou seja, se doer, os resultados vão demorar mais tempo para aparecer — explica.

A especialista, que também é pós-doutoranda em pilates na USP/SP, salienta que ganho de massa muscular (hipertrofia) é totalmente possível sem que exista, necessariamente, quadro de dor muscular.

— Por isso, se houver dor após uma aula de pilates, converse com seu instrutor ou procure academias e estúdios que hipertrofiam sem dor — recomenda.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ao despertar milhares e milhares de células musculares, normalmente dormentes, a Contrologia correspondentemente também ativa milhares de células cerebrais adormecidas, ativando assim novas áreas e estimulando ainda mais o funcionamento da mente. Não é de admirar que tantas pessoas expressam surpresa tão grande após a sua primeira experiência com exercícios de contrologia e a sua realização a sensação resultante da "elevação". Pela primeira vez em muitos anos, suas mentes estão totalmente despertas. O uso continuado de Contrologia aumenta progressivamente o abastecimento normal e natural para fluir o sangue puro e rico a  circular por todo o cérebro com estimulação correspondente às novas áreas do cérebro antes adormecidos. Mais significativamente, desenvolvem-se realmente mais células do cérebro. "Joseph Pilates”

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A respiração

A respiração é o primeiro e último ato da vida. Nossa própria vida depende disso. Como não podemos viver sem respirar, é tragicamente lamentável contemplar os milhões e milhões de pessoas que nunca aprenderam a dominar a arte da respiração correta. Muitas vezes nos surpreendemos quantos milhões de pessoas continuam a viver tanto quanto o fazem com essa desvantagem enorme para a longevidade. Respiração preguiçosa converte os pulmões, figurativamente falando, para o cemitério, para a disposição de doentes, morrendo, bem como fornecer um refúgio ideal para a multiplicação de germes nocivos. Portanto, acima de tudo, deve-se aprender a respirar corretamente. "Espremer" cada átomo de ar de seus pulmões até que esteja quase livre do ar, como um vácuo. Ficar ereto novamente e observar como os pulmões automaticamente enchem-se completamente com ar fresco. O impacto de uma quantidade maior de oxigênio na corrente sanguínea naturalmente resultará em uma leve sensação de "tontura". Semelhante ao efeito que você pode experimentar a primeira vez ao respirar ativamente na atmosfera rarefeita no alto das montanhas. No entanto, após alguns dias esse sentimento vai desaparecer totalmente.



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Resultados da Contrologia

Um dos principais resultados da Contrologia é ganhar o domínio da mente sobre a completa consciência de seu corpo. Como muitos novatos ficam espantados e envergonhados (inclusive atletas) para descobrir como acontecer. Os exercícios da Contrologia são capazes de executar corretamente o domínio da mente e a consciência do corpo! Existe falha no exercício realizado regularmente e corretamente? O seu método de treinamento, não tem ajudado?

Contrologia começa com uma mente consciente e coordenação dos músculos.



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"Através da Contrologia consequentemente você primeiro adquire coordenação completa de seu corpo e, em seguida, através da repetição adequada dos seus exercícios de forma gradual e progressiva você adquire um ritmo natural e coordenação associados a todas as atividades do seu subconsciente. Este verdadeiro ritmo e controle são observados tanto em animais domésticos e animais silvestres - sem exceções conhecidas”.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pilates Original

Enamorado do ideal do homem grego clássico que é igualmente equilibrado no corpo, mente e espírito. Pilates chegou a acreditar que era o nosso estilo de vida moderno, má postura e respiração ineficiente, que foram as raízes de nossa saúde, ele projetou um único conjunto de movimentos (conhecido por método Pilates Original) que ajuda a corrigir os desequilíbrios musculares e melhorar a postura, coordenação, equilíbrio, alongamento e flexibilidade, bem como, para aumentar a capacidade respiratória e a função dos órgãos.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Contrologia "desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente, e eleva o espírito." Joseph Pilates

Contrologia "é a coordenação e completo restabelecimento do corpo físico com a mente consciente com o espírito." Karin Locher

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Fisiologia do exercício

A moderna fisiologia do exercício confirma a sabedoria da abordagem Joseph Pilates: Você não pode eficientemente construir massa muscular e flexibilidade ao mesmo tempo que realiza um treino aeróbico consistente, não funciona. Só aumenta a carga de estresse desnecessária. Essas sessões devem ser realizadas sempre em separado.

Contrologia é o "sistema de aptidão" original do método "saúde total" elaborado por Joseph Pilates (1883-1967), hoje conhecido simplesmente como Pilates.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Será que Joe Pilates morreu em um incêndio?

Joe não morreu em um incêndio. Ele morreu dois anos depois, em 1967, de enfisema avançado de fumar charutos por muitos anos (Pilates começou a fumar charutos por decepção). Houve um incêndio em 1965, no depósito situado no final do andar. O Stúdio e o apartamentos de Pilates e Clara que ficavam na frente do prédio e foram danificados. Bruce King tinha um apartamento perto do depósito. Ele teve que sair devido os grave danos da fumaça. O dia após o incêndio Joe foi para inspecionar a extensão da perda de seus pertences no depósito e um de seus pés caiu em um buraco no chão, lesionando a perna. Essa foi a lesão resultante do incêndio.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Obituário de Pilates no New York Times:

Joseph Pilates
New York Times registra obituário de Joseph, ele morreu no hospital Lenox Hill. Ele teria (nascido em 09 de dezembro de 1883) com 83 anos em sua morte. O obituário lê como um anúncio de Contrologia - muito apropriado, de fato! Ele é descrito assim:

"Um leão branco com olhos azuis de aço (um era de vidro perdido em um acidente de boxe), pele cor de mogno e ágil em seus 80 anos como um adolescente "

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O corpo em busca da felicidade

Para os espiritualistas, a vida física é passageira e nem o próprio corpo levamos daqui. Entretanto, para que este corpo suporte o peso e as mudanças concretas pelas quais passamos, é preciso que se cuide muito bem dele. Afinal, como dizia o criador do Método Pilates, “uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz”.

 Cuidar do corpo para se ter equilíbrio entre força física e mental não é novidade. Juvenal, poeta romano do século I, já dizia em Sátira X que, ao invés de riqueza, poder, ou crianças, os homens deveriam orar por uma mente sã num corpo sadio. Foi com base nesse respeito, e integração plena entre corpo-mente, que o alemão Joseph Pilates desenvolveu uma atividade física norteada em seis princípios fundamentais: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e interação de movimentos.


Modelo: Kaanda Gontijo
O método chegou ao Brasil no início dos anos 90 e foi aplicado inicialmente em aulas de balé. Depois indicado para minimizar doenças degenerativas e circulatórias. Hoje, cada vez mais pessoas buscam a técnica para condicionamento físico, em especial os que não gostam do clima de academia. A falta de atenção individualizada, repetições monótonas de movimentos ou mesmo músicas excessivamente eletrizantes são queixas frequentes entre aqueles que trocaram academias tradicionais por sessões de Pilates.

Segundo a presidente da Academia Brasileira de Pilates, Solaine Perini, o Método Pilates Original e da musculação se diferencia das academias convencionais porque tem filosofias e princípios determinados. A prática promove um reequilíbrio muscular do corpo como um todo, fortalecendo os músculos enfraquecidos e alongando os encurtados (equilíbrio entre a musculatura agonista e antagonista). Também fornece ferramentas necessárias para a educação da consciência corporal, para que a pessoa possa cuidar mais de si mesma e beneficiar-se através da prática dos exercícios.

Os idosos, em particular, estão entre os que se beneficiam na prática de movimentos que respeitem as limitações próprias da idade. Para esta faixa etária, os exercícios de Pilates ajudam a prevenir osteoporose, eliminar ou diminuir o estresse e dores musculares crônicas. O método também é indicado para aliviar sintomas de asma e reduzir a dependência do uso do inalador. A técnica de respiração de Pilates incentiva o movimento ideal das costelas, o que melhora a capacidade dos pulmões de se encherem de ar.

Não só adultos podem se beneficiar do método, esclarece a ABP. Estudos indicam a prática iniciando entre 8 e 15 anos. Segundo especialistas, os movimentos lúdicos e dinâmicos conquistam os jovens e contribuem para melhorar a postura, principalmente de crianças que carregam mochilas pesadas nas costas. Além disso, a técnica trabalha a coordenação motora, promove o alongamento, fortalece músculos e ainda prepara o corpo para o crescimento.

Segundo a fisioterapeuta Solaine Perini, o método Pilates reduz riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer alívio às dores crônicas, em especial àquelas provenientes de problemas de coluna. A técnica abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, buscando fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e, em determinados casos, trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos discos o que gera um estímulo à circulação na região.

Para a médica ortopedista Bianca Guimarães Oliveira, o método Pilates realmente ajuda a fortalecer a coluna vertebral. Entretanto, para pessoas que já tenham algum tipo de comorbidade, como hérnia de disco ou doenças cardiovasculares, a especialista aconselha que se faça uma avaliação médica desses pacientes antes de começar qualquer atividade física. Isso vale tanto para quem optar por Pilates, como para os que preferirem malhar em academias convencionais.

Joseph Pilates deixou uma frase para quem ainda duvida de que exercício físico é necessário em qualquer idade, e marca o seu pensamento em relação ao método: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”.

Por Maria Oliveira

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pilates para os homens: Acabe com o preconceito...

... e com a barriga de chope!! Conheça mais sobre o método e pratique.

Os homens acreditam que precisam submeter os seus corpos a grandes esforços para se tornarem mais fortes e viris.

Mas o que muitos deles ainda não sabem, é que podem conseguir esses dois objetivos praticando o Pilates. Mas com uma grande diferença: preservando as articulações e saúde de seus corpos, desenvolvendo-os com equilíbrio. Uma das características mais marcantes do método Pilates é a sua capacidade de atender às necessidades dos mais diversos tipos de público. Para qualquer sexo, idade ou nível de condicionamento físico, existe sempre uma variedade de exercícios e possibilidades de prática, perfeitamente adequada a cada indivíduo.

O pilates ganhou popularidade com às mulheres, mas a técnica foi desenvolvida originalmente por um homem e foi aplicada e difundida, em princípio, para atender as exigências de treinamento do público masculino. O método desenvolvido por Joseph Pilates pôde ter sua eficiência comprovada durante a primeira guerra mundial, quando ele aplicou seus exercícios aos internos do campo de concentração onde esteve recluso na Inglaterra.

Estes, adquirindo melhor saúde e resistência física, não foram afetados pela epidemia de Influenza que na ocasião acabou com milhares de vidas. Para os atletas de alto nível técnico, que possuem uma programação de treino intensa e específica, onde a parte muscular deve ser muito bem desenvolvida e os estímulos pesados e leves devem ser alternados para não levar o atleta ao over training, o Pilates se realizaria em dias alternados com os treinos mais pesados e intensos, com um caráter de recuperação, com alongamentos, estabilizações e correções técnicas.

Já para os iniciantes ou os que praticam a corrida ou outros exercícios com o objetivo de bem estar , saúde e estética, o Pilates pode ser praticado de forma mais assídua na semana, com treinos mais intensos e exercícios mais desafiadores para a musculatura mais utilizada na corrida, além de continuar com os princípios de correções técnicas e compensatórias, alongamentos e estabilizações.

O método Pilates tem muito a contribuir na qualidade de vida do homem:
• Preconiza o desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, com movimentos fluidos e precisos, exigindo máximo controle dos músculos.
• A ampliação da capacidade respiratória.
• Melhora da circulação sanguínea.
• Desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada.
• Melhora da qualidade de vida e da performance esportiva.
• Previne lesões e elimina dores, auxiliando na recuperação de problemas músculo-esquelético causados por sobrecarga, tanto pela pratica de esportes como pelas exigências das atividades do dia-a-dia.

Sozinho ou aliado às outras práticas esportivas, o método Pilates já comprovou sua eficiência e ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Se você ainda não experimentou, vale a pena conferir!

Fonte: uol.com.br

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Benefícios do Pilates para a 3ª idade

Mais saúde, vitalidade e disposição. E isso é só um pouquinho do que a prática do pilates pode oferecer para os idosos. Vá em frente e saiba por que vale a pena investir nesse método

Mais saúde, vitalidade e disposição. E isso é só um pouquinho do que a prática do pilates pode oferecer para os idosos. Vá em frente e saiba por que vale a pena investir nesse método

Que a prática do pilates proporciona uma bela imensidão de benefícios para pessoas de todas as idades você já deve saber. E talvez já tenha até comprovado por si que ele melhora a consciência corporal, regula a respiração, aumenta a força física, define os músculos, auxilia na postura correta...

Por tudo isso e mais um pouco, o pilates mostra-se um grande aliado, em especial, para os idosos. Com o passar dos anos, é natural que as pessoas percam massa muscular e óssea, diminuam seu equilíbrio, flexibilidade e outros aspectos. Assim, na 3ª idade, os benefícios do pilates agem exatamente sobre esses pontos, trazendo, ainda, a melhora da auto estima, da qualidade de vida e do bem-estar.

Outra questão fundamental é que os exercícios do método não apresentam nenhum tipo de impacto às articulações, e podem ser praticados mesmo por idosos que sofram de artrose, artrite ou osteoporose.

Vale lembrar também que a prática do pilates, assim como qualquer outra atividade física, precisa respeitar o tempo e condições físicas do aluno. Mas, com esse aspecto garantido, é só aproveitar a melhoria global que o método proporciona.