sexta-feira, 30 de julho de 2010

Método pilates é notícia no Jornal Hoje da Globo

Método pilates ajuda a relaxar, tonificar músculos e esculpir o corpo
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

Fonte: g1.globo.com/jornal-hoje
30/07/2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Método Pilates - Entenda o método que conquistou o planeta

O Pilates é um sistema de exercícios e alongamentos criado no início do século passado e que chegou ao Brasil somente em meados dos anos 90. Aos poucos, foi criando adeptos e conseguindo espaço no meio de tantos outros métodos e opções de atividades físicas existentes no país. Cada vez mais, o Pilates é conhecido e praticado por pessoas ao redor do mundo.
Inicialmente utilizado para reabilitação de dançarinas de balé lesionadas, hoje o Pilates é opção desde quem quer iniciar uma atividade física até atletas de alto rendimento, como triatletas e jogadores de futebol. A fisioterapeuta Solaine Perini, acredita que a eficácia do método é a grande responsável pelo crescimento de adeptos. "A rápida percepção dos resultados tem incentivado um número cada vez maior de praticantes e hoje é o método de condicionamento físico que mais ganha adeptos no Brasil e no mundo", declara. Com possibilidade de ser praticada desde crianças até a terceira idade, a modalidade atrai praticantes pelos benefícios à saúde em geral.
Para a fisioterapeuta Cãmila Valentim Deluca, o motivo do grande crescimento é que os exercícios, além de trabalhar a força muscular, a definição corporal, aumentar a flexibilidade, o equilíbrio e melhorar a postura, trazem grandes benefícios ao dia-a-dia dos praticantes. "Diminuição de dores ao longo do dia, alívio das articulações que sofrem maiores sobrecargas, como coluna lombar, além de evitar lesões musculares e até mesmo articulares. Mas também podemos observar que o pilates promove uma sensação de bem-estar, melhora do sono e proporciona uma leveza para os que praticam, fatores que também favorecem a procura pelo método", defende.

Condicionamento físico completo
O que diferencia esta das demais modalidades é a busca pelo equilíbrio, sem sobrecarregar nem esquecer qualquer parte do corpo. "O Método Pilates trabalha 100% corpo e mente, ou seja, é uma atividade física que trabalha de forma global, diferente das atividades tradicionais", explica Solaine.
Os exercícios do Pilates atuam em áreas que os treinos comuns de musculação e outros diversos tipos de atividades físicas muitas vezes não atingem. Para o Wellington da Silva, que fazia musculação 3 vezes por semana e que, por causa de uma crise de hepatite, teve que parar com os treinos normais, optou pelo Pilates e notou diferenças em seu corpo: "Maior alongamento, tinha menos dores nas pernas por ficar horas sentado, ou mesmo quando ficava muito tempo em pé. À noite, na hora de dormir, não sentia as costumeiras dores nas costas". O condicionamento físico de Joaquim também foi beneficiado pela nova atividade. "Senti mais firmeza nos músculos, maior definição. É como se os exercícios fossem mais profundos. Assim, quando eventualmente ficava sem aulas, não sentia tanta perda muscular como quando só fazia musculação", conta.

Postado por em 14/07/2010
02:07h
Portal Endorfina - http://www.revistaendorfina.com.br/p/buscarCol.php?l=2&p=153