terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Newsletter Edição Fevereiro - 2009

A Civilização do Enfraquecimento da Boa Forma Física
Para que sejamos felizes necessitamos da verdadeira boa forma física; temos então que obter e manter corpos que sejam desenvolvidos de maneira uniforme para desempenhar de forma natural todas as nossas várias tarefas diárias de modo fácil e satisfatório. Devemos para tanto desenvolver constantemente nossas mentes até o limite de nossas habilidades e nos esforçar, dentro de nossas capacidades, para termos corpos fortes e conseguirmos executar todas as tarefas as que nos propomos com grande eficiência pois. O mundo de hoje nos compele cada vez mais a isto por ser demasiadamente competitivo e devemos estar cada vez mais alertas para que tenhamos êxito.
Boa forma física não pode ser adquirida por desejo nem pode ser comprada. Entretanto, pode ser obtida através da realização diária de exercícios concebidos com este propósito pelo fundador da Contrologia, cujo método original produz este desejado resultado através da neutralização das condições prejudiciais associados ao modo de vida moderno.
Esta técnica nos permite que mantenhamos nossos corpos fortes, flexíveis de maneira equilibrada suportando o stress e as tensões diárias. Verdade seja dita, ultimamente ninguém dá a devida atenção e o cuidado que nosso bem estar merece. Deveríamos ter mais disciplina em nossa atividade física e fazer além disso uma atividade que fosse prazerosa e prazerosa. Trabalhar nossos corpos e mentes de forma integral.
A Contrologia desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas erradas, restabelece a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito. Se você executar fielmente os seus exercícios de contrologia regularmente apenas quatro vezes por semana, durante apenas três meses, você vai encontrar o seu desenvolvimento corporal se aproximando do ideal, acompanhado de renovado vigor mental e espiritual.
A Contrologia é projetada para lhe dar flexibilidade, graça e habilidades que serão sem dúvida percebidas na forma como você anda, na maneira como você lida e na forma como você trabalha. Um dos principais resultados da contrologia é ganhar habilidade completa da sua mente através do controle completo de seu corpo. Ela não deve ser um sistema fadigante ou chato, mas deve ser realizado com persistência e de maneira correta e precisa, começando a aumentar gradualmente o tempo e o esforço dos exercícios respirando sempre de forma correta. Os exercícios de 'enrolar ' e 'desenrolar' a coluna, aqui muito presentes, ajuda a retirar o ar velho dos pulmões melhorando nossa oxigenação e nos afastando de fadigas. Faz também com que restaure a posição de cada vértebra da coluna.
Se a sua coluna vertebral é inflexivelmente rígida aos 30, você é velho e, se é completamente flexível aos 60, você é jovem. Devemos ainda cuidar de nossa alimentação e sono.
A contrologia resulta em boa postura, gestos precisos e graciosos. Seu aprendizado deve ser levado também para seu dia a dia, mantendo-se ereto e com postura correta em todas suas atividades. A autoconfiança, equilíbrio, a consciência de possuir o poder de concretizar os nossos desejos, com animado e renovado interesse na vida é o resultado natural da prática da Contrologia.

Francine Lucie Suzanne de Groote
Fisioterapeuta CREFITO 3/SP 26920-F

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Praia ABP x SESC




O Estação Verão Sesc promoveu aulas de pilates na beira da praia, no litoral norte do estado. A ação, em circuito, foi uma parceria com a Associação Brasileira de Pilates e visou popularizar a modalidade e informar à população sobre seus benefícios para a saúde. As aulas, gratuitas, aconteceram nas Casas do Estação Verão Sesc. Torres foi a primeira praia a receber a atividade, seguida de Tramandaí e Capão da Canoa. O pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, que focou seus estudos no controle do centro do corpo, denominado "contrologia". O principal objetivo da técnica é o condicionamento físico e mental, além de aumentar o controle muscular e respiratório. Pela prática do pilates, a pessoa passa a compreender mais seu corpo. Entre seus benefícios, pode-se destacar o alívio do estresse, a limpeza do organismo, a melhora da postura e a tonificação dos músculos. O pilates é recomendado para pessoas de todas as idades, inclusive para grávidas, idosos, pessoas sedentárias, crianças e atletas.

Confira algumas fotos do evento: