segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Newsletter Edição Janeiro - 2009

PILATES NA ATUALIDADE: Os benefícios do método frente às dores e patologias da sociedade mundial.


A evolução científica, industrial e tecnológica vivenciada nas últimas décadas permitiu um avanço nunca visto no cenário mundial. Contudo, a evolução nos processos de produção e a informatização pela qual estão expostos indivíduos de todas as idades e ambos os gêneros traz consigo malefícios crônicos a saúde de um número cada vez maior de pessoas. Paralelamente ao desenvolvimento tecnológico, o sedentarismo avança gradativamente na sociedade moderna, assim como aumentam os casos de doenças cardiovasculares, tendinites e tendinoses, doenças reumatológicas e os fatores de risco de inúmeras alterações corporais.
Considerando o acúmulo de evidências em torno da atividade física, é indiscutível a importância de um estilo de vida ativo a promoção de saúde e de melhor qualidade de vida para a população mundial. Para tal, salienta-se a importância dos exercícios contínuos para a promoção de saúde. Entretanto, nos últimos anos tem sido também demonstrada a necessidade do treinamento contra-resistência para proporcionar efeitos benéficos sobre a aptidão muscular, metabolismo, função cardiovascular, fatores de risco e bem estar (POLLOCK et al., 2000).
Dentre as formas de treinamento capazes de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças, o método Pilates surge como forma de condicionamento físico particularmente interessado em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo, sendo assim capaz de proporcionar força, flexibilidade, boa postura, controle, consciência e percepção do movimento (BLUM, 2002). O método Pilates, desenvolvido por Jopeph Pilates no início da década de 1920 tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.
Assim, o método Pilates se baseia em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, e é compreendido em seis princípios, os quais permitem aos praticantes desta atividade o desenvolvimento de aptidões físicas capazes de minimizar gradativamente os sinais e sintomas das mais freqüentes doenças degenerativas, osteomusculares observadas atualmente.
A partir dos princípios: Concentração, controle, precisão, centralização, respiração e movimento fluido os praticantes desenvolvem seu condicionamento físico nas três fases do método: Básico, intermediário e avançado. Desta forma, além de proporcionar bem-estar e delineamento da musculatura, o método Pilates se apresenta como uma alternativa particularmente diferenciada para sociedade de modo geral na busca de um padrão de vida mais saudável e com um menor risco para o desenvolvimento das enumeras patologias e dores que acometem a população no século XXI.
Referências:
- BLUM, C.L. Chiropractic and Pilates Therapy for the Treatment of Adult Scoliosis. Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics. 25(4), 2002.

- POLLOCK, M.L.; FRANKLIN, B.A.; BALADY, G.J. et al. Resistance exercise in individuals with and without cardiovascular disease. Circulation. 101:828-833, 2000.

- Kolyniak, et al. Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método pilates. Ver Brás Méd e Esporte - Vol. 10. Nº 6 - Nov/Dez. 2004.

Eduardo Freitas da Rosa: Fisioterapeuta formado pela UNISINOS;
Pós-graduando em Fisioterapia do Trabalho no CBES;




Pilates na revista "Jeito de Viver"
 
Saiu na revista "Jeito de viver", da Editora On Line, matérias sobre o Método Pilates e a saúde. Nesta revista, há matérias em que alguns profissionais em Pilates formados pela ABP, citam a importância do método para a saúde e o bem-estar. Abaixo postamos uma das matérias da revista onde há um trecho declarado por Ligia Cornacchioni formada pela ABP.

Diga adeus à dor nas costas

Não há quem nunca tenha sentido um desconforto na coluna. Profissionais da área de saúde corporal garantem que grande parte dos desvios posturais que causam dores ou incómodos se devem a posicionamentos inadequados que adotamos nas atividades cotidianas. "A ampla gama de movimentos executados ao longo do dia causa o desequilíbrio, ou seja, a fuga do eixo central de nossa coluna, repercutindo no comprimento de grande parte dos músculos responsáveis pelo movimento e pela estabilização da postura em pé", explica o professor de pilates Frederico Dagnese.

Segundo ele, nosso corpo se adapta a essas posturas erradas e prejudiciais, da mesma forma que pode retomar a posição correta com técnicas de massagem, alongamento e, atualmente, a prática de pilates. "O método, com base em seus princípios, busca a perfeita simetria postural e muscular do corpo humano e a otimização da interação de todos os músculos do corpo", resume o professor Elisandro de Assis Martins. Ele explica que com o fortalecimento dos músculos abdominais, chamados por Joseph Pilates de powerhouse, ou casa de força, é possível reestruturar as demais cadeias musculares e torná-las equilibradas.

De acordo com os profissionais, o alívio da tensão, o alongamento das musculaturas encurtadas e a diminuição do comprimento das alongadas permitem a volta do padrão postural. "O método possui muitos exercícios que abordam a mobilização da coluna, muitos deles inspirados em movimentos dos animais, dificilmente executados nas modalidades mais tradicionais de exercícios físicos, embora sejam os mais indicados para tornar a coluna mais flexível, o que diminui a dor e gera a sensação de relaxamento e bem-estar em todo o corpo", cita Dagnese.

Também instrutora do método, Nicia Luiza Volonakis Gontier acrescenta que a melhora postural só ocorre se o trabalho for bem direcionado e voltado às particularidades de cada aluno. "Com um olhar contemporâneo, observamos a importância de conscientizar o indivíduo da necessidade de ele buscar as suas curvas fisiológicas. Ou seja, é preciso recuperar as curvas da coluna que se perderam ao longo do tempo."

Já a professora Lígia Cornacchioni acrescenta que a execução da maioria dos exercícios de pilates exige do praticante uma boa dose de consciência corporal. "Não é tarefa simples manter a posição neutra da pelve, perceber o próprio corpo, relaxar determinadas partes e manter a tensão em outras. O treino deve ser supervisionado para 'feedbacks' constantes." Segundo ela, ao perceber o que a sua coluna está fazendo, o aluno conseguirá estabilizar os músculos e melhorar a postura.





Revista Jeito de Viver. Página 40, Ano 4 Nº2. Editora On Line