terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Newsletter Edição Dezembro - 2008

Pilates e o Powerhouse – II

Um poderoso powerhouse (ativação do centro de força) criará uma estabilização central que produzirá uma força de tração, que movimentará os músculos em direção ao centro, pois o sistema muscular preconiza que quando um músculo se contrai, puxa a sua inserção em direção a origem, podendo ocorrer o movimento inverso, porém, para isso é preciso que a origem esteja fixada ou estabilizada.
Um ativo powerhouse melhora a saúde corporal, uma vez que promove o fortalecimento das curvaturas desestabilizadas e frágeis, evitando uma degeneração precoce. Os exercícios de Pilates possuem um fator em comum que é o trabalho realizado constantemente focalizado na ativação do powerhouse.
Outras teorias falam para focar a mente no movimento que se está realizando, concentrando-se no isolamento de determinado grupo muscular, porém, isso produzirá a perda de outros músculos que também estarão sendo trabalhados, para a estabilização, como os músculos do powerhouse do Pilates, músculos chave para a centralização do corpo e conseqüentemente para a saúde e estabilidade corporal.
Quando se avalia a extensão dos exercícios no método Pilates, podemos visualizar dois propósitos:

1. exercícios cujo propósito único é a ativação e criação da postura powerhouse em Pilates através da conscientização e trabalho dos músculos do powerhouse e;

2. inclui os exercícios que focalizam outra parte do corpo quando acontece o direcionamento do movimento, porém, o foco básico na contração dos músculos para a estabilização.

Na categoria 1, geralmente estão inclusos, exercícios de contração excêntrica, concêntrica e isométrica dos músculos do powerhouse, enquanto nos exercícios da categoria 2 inclui-se exercícios cuja contração isométrica dos músculos do powerhouse é mantida enquanto a contração excêntrica e concêntrica e ocasionalmente isométrica está ocorrendo em outra região do corpo.
Todo descuido com a execução dos exercícios e na atenção do instrutor de Pilates para com a postura do powerhouse do cliente produzirão um desvio do objetivo e o exercício será executado sem a participação do centro de força. Por isso, Joseph Pilates considera a precisão na execução muito importante, pois será ela que manterá a postura powerhouse do Pilates ativada. Essa precisão requer do cliente uma grande concentração para precisamente controlar a musculatura do powerhouse durante todo tempo da execução dos exercícios, o que garantirá a irrigação dos tecidos com nutrientes e drenagem dos resíduos metabólicos.
Pensando na mistura de exercícios que focalizam o direcionamento para o centro do corpo durante a continua contração isométrica, os exercícios do método Pilates produzem um condicionamento do corpo que pode ser visto através da flexibilidade, força e alongamento da coluna tanto na postura estática quanto na dinâmica.



Patricia de Sousa Barbosa
Fisioterapeuta Crefito 3 -29869 LTF