segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Newsletter Edição Agosto - 2008

O Método Pilates ameniza a Fibromialgia?

 
Dor crônica músculo-esquelética, mal estar rotineiro e cansaço o tempo todo podem ser sintomas da Síndrome de Fibromialgia (SFM). Estes sintomas são muito facilmente confundido pelos médicos que muitas vezes diagnosticam o paciente como “somatizador” ou “deprimido”. A Fibromialgia afeta até 1 em cada 50 pessoas que na sua maioria são mulheres, porém, homens e crianças também podem ter essa desordem, mas a maioria das pessoas é diagnosticada durante a meia idade.
Em 1987 a Síndrome da Fibromialgia (SFM) foi reconhecida como uma síndrome distinta pela American Medical Association (Starlanyl e Copeland) embora não tivessem um conhecimento detalhado da definição atual.
A (SFM) tem muito em comum com a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) e também assemelha-se superficialmente com a Síndrome da Dor Miofacial (SDM).
Mas como é possível detectar a SFM e SFC? Não há uma causa única, ou cura total para seus sintomas, mas é detectada sob muitos fatores, bioquímicos, biomecânicos, psicossociais e etiológicos. Em alguns casos, traumas óbvios como chicote cervical, por exemplo, pode desencadear fibromialgia. Mas o que pode ser afirmado com certeza é que é uma dolorosa condição reumática não deformante dos tecidos moles que atingem múltiplos pontos sensíveis e é detectada após o paciente relatar 11 dos 18 pontos submetidos a 4k de pressão digital
Localização dos pontos de dor:
 
- bilateralmente nas inserções suboccipitais;
- espaço inter-transversos entre C5 e C7;
- no ponto médio da borda superior do músculo trapézio superior;
- nas origens do músculo supraespinhal, sobre a espinha escapular;
- na segunda junção costocondal, na superfície superior, ligeiramente ao lado das junções;
- 2 centímetros distalmente dos epicôndilos laterais dos cotovelos;
- nos quadrantes superiores externos das nádegas na prega anterior do glúteo médio;
- posterior à proeminência do grande trocanter (inserção do pirirforme;
- no aspecto médio dos joelhos, no coxim gorduroso próximo à linha articular.
 
Para amenizar a (SFM) podemos utilizar o conjunto de exercícios do Método Pilates, que é uma abordagem completa para o desenvolvimento de consciência corporal e trata-se de um programa de condicionamento com exercícios projetados para liberar a tensão, estender e fortalecer os músculos e articulações, tornando-os fortes e alinhadas as musculaturas do corpo, estabilizando assim os sintomas da (SFM).
Para os Fibromiálgicos, que estão em uma condição mais sensível, os exercícios de Pilates irão fortalecer o corpo como um todo, e este resultado é atingido ao longo do tempo como parte de uma evolução natural, em vez de exercer outros programas que forçam resultados.
Praticando Pilates estas pessoas se tornarão mais consciente do seu corpo como uma unidade integrada obtendo consciência corporal. Durante as sessôes ou aulas aprendemos como conseguir uma adequada respiração, e vemos o quanto o corpo se torna mais alinhado, você desenvolve uma maior eficiência do movimento, resultando em um aumento de sentido da sensibilização.
Os benefícios da versatilidade e aplicabilidade do Método Pilates, serão comprovados com a diminuição da dor proporcionada pela (SFM), a melhora da flexibilidade, da força, mais energia e menos sono, controle do peso mais eficiente, melhora da condição cardiovascular, auto-estima e a sensação de bem estar. Um programa de alongamento e fortalecimento regulares e supervisionado é a chave de um gerenciamento de sucesso da fibromialgia.
Também se diferencia da terapia convencional, uma vez que objetiva abordar o corpo de maneira sistêmica, fortalecendo e estabilizando o tronco sem prejudicar as partes a ele conectadas. Isto vem a desencadear um realinhamento postural em função de melhoras na relação entre diferentes grupamentos musculares, dando destaque aos mais internos, estando o corpo em alinhamento correto.
Embora ainda não tenha sido descoberta cura para a fibromialgia, há casos em que os sintomas retrocedem quase totalmente. Como os médicos ainda sabemo com precisão o que causa a fibromialgia, fica difícil pesquisar como curá-la. O que os cientistas sabem de concreto é que os fibromiálgicos têm menos serotonina (neuro-transmissor que regula a sensação de dor) do que as pessoas normais e que apresentam um distúrbio que encurta a fase de sono profundo e impede que o corpo descanse, provocando fadiga e hipersensibilidade. Falta descobrir por que isso ocorre, mas pesquisadores da Universidade do Texas (EUA), descobriram no ano passado que os portadores de fibromialgia têm de duas a três vezes menos substância P (também envolvida no controle da dor) do que o normal. A descoberta vai ajudar a diagnosticar com mais precisão a doença.


Autor: Lise Stefani (Profissional da Educação Física)