sábado, 5 de julho de 2008

Newsletter Edição Julho - 2008

Os Caminhantes beneficiam-se do Método Pilates


O que é Pilates?
É um sistema de exercícios com objetivo de fortalecer e alongar o corpo, reeducar a postura, melhorar a flexibilidade, a coordenação motora e aumentar a força e o equilíbrio. São movimentos dinâmicos, precisos e controlados.
Os locais que oferecem serviços de Pilates para promover a saúde dos indivíduios, devem oferecer profissionais com formação em fisioterapia e em educação física.
Também, oferecer uma abordagem completa sobre lesões, prevenção, reabilitação e condicionado físico. (A meta do Pilates é condicionado a recrutar eficazmente a musculatura do tronco e, depois, aprender a controlar a posição da coluna vertebral alinhada durante os movimentos).
Mais de 70 milhões de americanos são caminhantes. Dos leitores da revista americana Walk, cerca de metade são entusiastas do Método Pilates. Porque há tantos caminhantes que realizam Pilates? Alongamento, alongamento e alongamento. Andar a pé contrai os isquiotibiais, quadríceps, entre outros músculos, apenas para citar algumas áreas que necessitam de alongamento. Quando os músculos resultam em demasia contraídos, podem provocar desequilíbrios no sistema esquelético criando uma caminhada ineficiente além de dor.
Pilates visa trabalhar as áreas essenciais através da conscientização, educação e do alongamento. Ao testemunhar a nossa própria marcha, podemos observar os desequilíbrios no sistema muscular e esquelético, que afeta não só os nossos pés, joelhos e quadris, como todo o corpo. Olhe para o fundo dos seus sapatos - O que é o desgaste padrão? É um lado mais desgastado e depois os outros? Os calcanhares são os mais desgastados? Todos estes são indicadores do pé em marcha. Em Pilates nós não apenas incidimos sobre alongamento e núcleo de fortalecimento, mas também corrigimos a postura. Esta postura inadequada afeta a marcha (caminhada).
São 3 as posturas típicas: hiperlordose, hipercifose e escoliose.
Caminhantes que apresentam hiperlordose devem alongar a musculatura da coluna lombar e os isquiostibiais antes de andar a pé. Ativar o "Power House" e deixar os membros inferiores trabalhar livremente nas articulações do quadril durante a caminhada.
Caminhantes com hipercifose devem centrar-se na respiração profunda e abrir o seu peito antes de andar a pé, e concentrar-se em manter os seus ombros para trás e para baixo.
Caminhantes com escoliose devem concentrar-se em manter os músculos abdominais contraídos, as costelas flutuantes deprimidas e o alinhamento da cintura pélvica. A maior parte das pessoas não tem apenas um tipo de postura, mas uma combinação de duas ou mais.
Aqui estão alguns detalhes para complementar a sua caminhada. Esta é apenas uma amostra de exrecícios para alongamento. Esperamos que você use-os para tornar a sua experiência de caminhada livre de dor e agradável. Talvez Pilates pode fornecer algumas novas extensões para que você possa usar, tão importantes que possam ajudar você, ao mesmo tempo que, andar a pé, manter-se em alinhamento e garantindo que todo seu corpo funcione de forma harmoniosa e eficiente.


Por Solaine Perini - Fisioterapeuta - Presidente da ABP