quarta-feira, 5 de março de 2008

Newsletter Edição Março - 2008

Entrevista Viva Saúde

1) O Pilates é indicado para crianças?
O Método Pilates é uma das atividades mais indicadas para as crianças, uma vez que é dinâmico, e possui uma grande variabilidade de exercícios e aparelhos, conquistando-as de imediato. Por ser lúdico, relaxante e principalmente, trabalhar de forma globalizada toda a musculatura corporal, inclusive promovendo a reeducação corporal, é utilizado para corrigir as alterações posturais tão frequentes nesta fase da vida infantil.
Os maus hábitos posturais adquiridos, no dia-a-dia, decorrentes do peso excessivo das mochilas escolares, da postura relaxada em frente à televisão ou ao computador e até mesmo a cadeira escolar, podem ser trabalhados através da prática dos exercícios do Método Pilates, proporcionando o fortalecimento e o alongamento muscular, além da conscientização corporal, com resultados rápidos e duradouros.

2) Quando?
Segundo os ensinamentos originais do Método Pilates, o trabalho com a criança deveria iniciar por volta dos 12 anos de idade. A fisioterapeuta Solaine Perini, Presidente da Associação Brasileira de Pilates, relata que a criança por volta dos 10/12 anos pode praticar o Pilates, desde que se tenha o devido cuidado com as epífises de crescimento (estirão de crescimento), pois as articulações ainda não estão bem formadas.
Já uma educadora de Pilates de Belo Horizonte, lançou a idéia de que com as crianças na faixa de 4 anos de idade, sob uma forte orientação, também podem praticar o Método. Ela sugere exercícios tais como: o " rolando como uma bola", o "quadrúpede", o "serrote" e a "sereia". Diz ainda, que não pode ser uma coisa rígida, devendo ser "preciso começar pelo possível". Começar a prática do Pilates desde cedo, poderá evitar ocorrência de lesões no futuro, completa a Fisioterapeuta Patrícia Padrão Holman dos Santos.

3) É o mesmo exercício feito pelo adulto?
O Método Pilates não tem contra-indicação por si só, ou seja, todas as pessoas podem praticá-lo, respeitando-se as individualidades e limitações de cada um. Sendo assim, trabalha-se com a criança com os mesmos exercícios realizados pelo adulto, devendo tomar os cuidados necessários para não utilizar cargas excessivas, não promover um alongamento em demasia, caso contrário, provocaríamos lesões desnecesssárias. Os exercícios do Método Pilates podem ser adaptados ou modificados para a adequada realização pelas crianças.

4) Como é adaptado?
A prática do Pilates nesta idade não deve ser levado com muito rigor, sempre buscando que a criança, ou mesmo o adolescente, sinta prazer ao realizar os exercícios. As vezes pode-se incluir um exercício, as vezes não. O importante é que as crianças sintam-se conectadas à prática e ao professor, ao universo de informações que o Método oferece e aos movimentos pensantes e seus benefícios. Os exercícios devem ser introduzidos de forma lúdica e dinâmica. Como o próprio Joseph Pilates se inspirou nas posturas e movimentos dos animais, podemos utilizar determinados exercícios, tais como o "cat", o "monkey", dentre outros para atrair a atenção dos pequenos e obtendo a flexibilidade tão presente nestes animais.

5) Que crianças devem fazer o Pilates?
As crianças de hoje, devido à modernidade, deixaram de brincar de subir em árvores, andar de bicicleta, brincar de correr, e isto faz com que deixem, também, de ter o seu crescimento natural, com o devido desenvolvimento muscular, o alongamento necessário e evitando a obesidade infantil decorrente dos períodos longos em frente ao computador, video-games, ou TV.
Todas as crianças, de um modo geral, podem praticar e se beneficiar com o Método Pilates. Existem algumas situações em que o Método Pilates contribuiria eficazmente, como no caso das crianças hiperativas, uma vez que seria beneficiadas com o ganho de atenção pela concentração e controle, e pelo relaxamento. Já nas crianças com desvios posturais, estas seriam beneficiadas com a reeducação postural e conscientização corporal, por estarem fortalecendo e alongando as musculaturas responsáveis pelo bom alinhamento corporal.


6) Quando e onde o Pilates começou a ser indicado para crianças?
O Método Pilates começou a ser indicado para as crianças, a partir de uma campanha desenvolvida pelos profissionais e instituições ligadas ao Pilates, em 2006. Os profissionais do Método Pilates promovem a divulgação e introdução do mesmo, nas escolas públicas dos Estados Unidos da América.
7) Porque?
Nos Estados Unidos, as crianças estão sendo levadas aos consultórios médicos em virtude de diabetes do tipo 2, hipertensão arterial, obesidade infantil, desvios posturais graves, dores articulares precoces, etc. Outro fato relevante é a redução do tempo de educação física na grade escolar.
No mundo inteiro, a campanha tem sido divulgada via internet, com o objetivo de fazer crescer o conhecimento da técnica e dos benefícios por ela proporcionados, para o adequado desenvolvimento das crianças. O projeto "Pilates nas Escolas" está em implantação nos Estados Unidos, sob a promoção do PMA, Pilates Method Alliance. Este Projeto pretende promover a saúde corporal desde cedo e faz uma homenagem ao Joseph Hubertus Pilates buscando realizar o sonho do criador do Método.

8) Quando e onde no Brasil o Pilates começou a ser indicado para crianças?
Ainda a passos lentos, mesmo nos EUA, aqui no Brasil muitos profissionais da área, pretendem estender o Método Pilates às crianças, alcançando as escolas públicas e privadas.
A Associação Baiana de Pilates, presidida por Alice Becker, planeja firmar parceiria com o PMA, buscando a adequada implantação da campanha no Brasil.  Em Belo Horizonte, uma educadora da Physio Pilates, lançou uma primeira idéia na escola de seu filho, sob o apoio da direção, implantando a idéia de que deve começar pelo primeiro período, com crianças na faixa de 4 anos de idade. Sugeriu alguns exercícios, que devem ser inseridos diariamente pelo professor, em algum momento das atividades do dia. A instrutora dá aula de Pilates para os professores, na própria escola. É uma forma de envolvê-los na idéia e torná-los aptos na observação de seus alunos, diz a mesma. A Associação Brasileira de Pilates, em nome de sua Presidente, Dra. Solaine Perine, apóia integralmente tal ação, e, já através de sua newsletter,palestras, como também do site da entidade, contribui de forma a divulgar o excepcional trabalho dos profissionais de Pilates, nesta campanha. A busca constante de atualização, e do engajamento dos profissionais na área o Pilates, é uma constante da Associação Brasileira do Pilates.
 

9) O que os pais devem saber sobre o Pilates para crianças?
Com a prática do Pilates, as crianças começarão a perceber o seu corpo, desenvolvendo uma conscientização corporal melhor, distinguindo o que pode evitar futuros problemas.
O trabalho deve abordar a prevenção de futuros problemas de saúde, que envolvem a má postura, o mal alinhamento e consequências da falta de exercício físico.


10) Que cuidados de vem ser tomados?
Os pais devem procurar profissionais de fisioterapia, com formação em Pilates, para evitar de cairem nas mãos inescrupulosas e desqualificadas de alguns profissionais, pois poderiam prejudicar a saúde dos pequenos, adverte Dra. Solaine Perini. A reeducação postural é de competência do Fisioterapeuta, desde a técnica do RPG - Reeducação Postural Globa, até a técnica do Pilates. Através da mídia, hoje, já se consegue saber dos benefícios alcançados pela prática do Pilates. Além disso, os pais devem contribuir com o profissional, mantendo as orientações e recomendações dadas pelos profissionais, incentivando as crianças a praticarem a correta manutenção da postura, também em casa, recomenda a fisioterapeuta Patrícia Padrão.

11) Como surgiu o Pilates? Qual a sua história?
O Método Pilates leva o nome do seu criador, Joseph Hubertus Pilates. Alemão, nascido em Dusseldorf, em 1880. Criança raquítica, fraca, asmática, dedicou-se à melhora de sua condição física, praticando mergulho, esqui, esgrima, boxe. Aos 14 anos de idade, com uma musculatura bem definida, servia de modelo para anatomistas da época. Autodidata, aprofundou seus conhecimentos em fisiologia, anatomia e medicina tradicional. Duas influências foram bem marcantes durante a criação de sua técnica, os princípios da yoga e artes marciais, e o estudo do movimento dos animais.
Em 1912, já como boxeador profissional, mudou-se para a Inglaterra, quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, tendo sido considerado estrangeiro inimigo e, em 1914, foi preso em um campo de concentração em Lancaster junto com outros estrangeiros. Lá atuou de forma a praticar seus exercícios com os companheiros de reclusão. Trabalhou, como voluntário, ajudando na recuperação dos feridos de guerra, com os exercícios que já havia criado, contudo utilizando, a partir de então, as molas das camas hospitalares para iniciar a tonificação dos músculos dos pacientes, mesmo antes de se levantarem.
Seu trabalho começou a ser reconhecido a partir de 1918, quando houve uma epidemia de Influenza (gripe espanhola) que dizimou milhares de pessoas, embora nenhum sintoma fora sentido pelos prisioneiros do campo de concentração praticantes de seu Método.
Após a guerra, retornou para a Alemanha, para treinar a polícia da cidade de Hamburgo. Não aceitando o convite, decidiu partir para os Estados Unidos, de navio, ocasião em que conheceu sua futura esposa
Clara. Em 1926, Joseph Pilates abriu seu primeiro estúdio de Pilates, na cidade de Nova York, atraindo, principalmentee, os bailarinos e os profissionais de circo.
Joseph Pilates afirmava que estava pelo menos cinquenta anos à frente de sua época, pois ainda não havia a fisioterapia, e a medicina tradicional apresentou resistência, ainda que o método tenha provado sua eficiência, reabilitando pessoas. Pilates praticava o que pregava, e tornou-se exemplo de saúde, totalmente recuperado de seus problemas da infância.
Joseph Pilates faleceu aos 87 anos de idade, em consequência de um incêndio em seu estúdio, quando, na tentativa de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de fumaça tóxica.
Após sua morte, sua esposa Clara, continuou sozinha todo o trabalho e, por volta dos 70 anos, sabia que a sobrevivência do Método dependia de seus discípulos, como Romana Kryzanowska, Carolla Trier, Ron Fletcher, Eve Gentry, dentre outros.

12) Como e quando o Pilates chegou ao Brasil?
No nosso país, Alice Becker Denovaro apresentou-se como pioneira, sendo a primeira brasileira a certificar-se no Método Pilates, pela Polestar Education. Graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia, retornou ao Brasil em 1991 e iniciou, em Salvador, o primeiro estúdio brasileiro de Pilates. Outras pessoas também trouxeram o método para o nosso país, como a dançarina Ruth Rachou, que em 1993, introduziu a técnica no Espaço de Dança Ruth Racou, em São Paulo. Maria Cristina Rossi Abrami, professora de Educação Física, após sua certificação na técnica de Pilates pelo Physicalmind Institute , Novo México, inciou, em 1994, suas atividades no Centro de Ginástica Postural Angélica (CGPA), em São Paulo. Em 1996, Inélia Garcia, professora de Educação Física, recebeu sua certificação pelo The Pilates Studio, de Nova York e iniciou, em Outubro de 1998, em São Paulo, o primeiro curso de certificação no Brasil, ministrado por Romana Kryzanowska. Em 1997, Elaine de Markondes, licenciada e representante do Physicalmind Institute, iniciou cursos de formação de professores em Curitiba.
No ano de 2005, a Power Pilates Inc., de Nova York, estabeleceu o seu primeiro Centro de Certificação no Brasil, em Piracicaba, interior de São Paulo, sob a direção de Cecília Panelli.
Hoje, existem no Brasil, diversas linhas do método, contudo muito dos "pilates" da atualidade seriam irreconhecíveis para o alemão, criador do Método Pilates, afirma a Presidente da Associação Brasileira de Pilates,Solaine Perini.
Muitos cursos de Formação do método não possui ministrantes devidamente qualificados para passar adiante os ensinamentos de Joseph Pilates, complementa a Fisioterapeuta Patrícia Padrão.
Para defender e preservar o Método Pilates, atua de maneira bem firme a Associação Brasileira de Pilates, com sede em Canoas, RS, aqui no Brasil. No exterior, a PMA - Pilates Method Alliance atua da mesma maneira, ao redor do mundo.

13) Preciso de um resumo da História da Associação Brasileira de Pilates.
Como o Pilates chegou ao Brasil e estabeleceu-se de forma desorganzada, pois qualquer profissional da saúde poderia trabalhar com Pilates, A ABP foi fundada em julho de 2006 com o objetivo de identificar a técnica aos profissionais da área da ciência do movimento, (fisioterapeia e educação física) que tem a cinesiologia como base de sua formação, procurando com dar segurança para o usuário, para que o método seja realizado na forma correta, realizar pesquisas e fornecer os subsídios técnico científico aos profissionais, bem como informações para a população.